Publicidade
21/04/2018
Login
Entrar

DC Turismo

03/03/2018

Consulta pública visa fomentar gastronomia

Daniela Maciel
Email
A-   A+
Está aberta a consulta pública sobre o Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia de Minas Gerais (PEDG-MG). O plano visa ordenar, integrar e aperfeiçoar o planejamento de iniciativas privadas, públicas e sociais em prol do setor gastronômico mineiro com o intuito de gerar resultados sustentáveis e positivos, e tem duração de quatro anos, de 2018 a 2021.

As sugestões enviadas na consulta pública serão consolidadas e discutidas pelo grupo coordenador para consolidação da versão final do PEDG, que será publicada em maio. De acordo com o secretário interino de Estado de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais, o plano define as linhas de ação, estratégias e projetos de curto, médio e longo prazo de todas as entidades públicas e privadas que integram o grupo coordenador do programa +Gastronomia.

“A gastronomia em Minas Gerais não é só comer bem. Pesquisas mostram que as pessoas lembram do Estado através da gastronomia. Então foi desenvolvida uma política para gerenciar e fazer a governança disso, desde quem planta até quem serve o prato. Estamos colocando em consulta porque isso é mercado, não é uma política que se faz do gabinete. A consulta é para termos um programa que funcione”, explica Arrais
O plano considerou também as contribuições da sociedade civil apresentadas nos Fóruns Regionais de Governo, realizados nos 17 Territórios Regionais de Desenvolvimento, e também as propostas encaminhadas diretamente aos órgãos governamentais por entidades representativas do setor de gastronomia.

Desde a publicação do decreto 47.192 de 2017, várias ações já foram realizadas em busca dos objetivos, como participação em feiras e eventos, realização de campanhas de sensibilização e promoção dos produtos gastronômicos e reuniões com setores estratégicos para entender suas demandas.

Mineiraria - Casa da Gastronomia, equipamento cultural/turístico que celebrará a gastronomia mineira, promovendo ações de exposição, atividades culturais, cursos e palestras, entre outros, é considerada a mais destacada ação dessa nova política. Ela será um espaço de visitação, aprendizado e promoção da cadeia produtiva. Também com caráter itinerante, o projeto, sediado no Centro Cultural Presidente Itamar Franco, no Barro Preto (região Centro-Sul), promove a circulação de conteúdo, produtos e valores da gastronomia mineira.

Os interessados em participar da consulta pública devem responder o formulário no site www.planodegastronomia.mg.gov.br até 12 de abril. “É fundamental que todos participem, colaborem. Se não fizerem, não adianta reclamar quando o documento estiver pronto, que não foram lembrados”, conclama o secretário.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

21/04/2018
Circuito das grutas terá o primeiro salão de turismo em maio
Evento visa promover a capacitação de gestores da região
21/04/2018
Cidades mineiras mantêm política para o setor
Informação é de diagnóstico feito no ano passado e divulgado pela Secretaria de Estado de Turismo
21/04/2018
Turismo avança em reservas indígenas
As datas comemorativas são uma ótima inspiração para a definição de roteiros de viagem. O Dia do Índio, comemorado na última quinta-feira, 19...
21/04/2018
Brasil terá campanaha de marketing na Copa de 2018
O Brasil realizará uma campanha de marketing para divulgar os destinos turísticos do País durante a Copa do Mundo da Rússia em junho. O ministro interino do Turismo,...
21/04/2018
Região também guarda tesouros históricos
As grutas são, realmente, os atrativos mais conhecidos do Circuito das Grutas. As principais são: Lapinha (Lagoa Santa), Maquiné (Cordisburgo) e Rei do Mato (Sete Lagoas). Elas...
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.