Publicidade
20/01/2018
Login
Entrar

DMEP - Cegueira das Organizações

29/12/2017

Criação de conselho alavanca o Pró-Município em Janaúba

Assessoria de Comunicação da Federaminas
Email
A-   A+
Como resultado de oito meses de articulações e trabalho em torno da implantação do projeto Pró-Município, Janaúba celebrou a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem) em reunião no auditório da Associação Comercial de Janaúba (Acijan), em 20 de dezembro, com a presença de autoridades e lideranças do município. Na ocasião, foi eleita a Mesa Diretora para o primeiro mandato do Codem, que tem Antônio Gilberto Teixeira Alves Júnior como presidente, Walace Geraldo de Almeida Filho como vice-presidente e Dênio Pinheiro de Carvalho como secretário.

O Codem tem formação triparte, composta por 18 conselheiros, sendo seis representantes do Poder Público municipal, seis da sociedade civil, seis dos setores produtivos e pelo prefeito. O objetivo do órgão é formular e fazer executar as políticas de desenvolvimento de Janaúba, promovendo o crescimento econômico sustentável mediante a articulação da sociedade organizada e dos poderes constituídos.

A criação do Codem é o ponto central do Pró-Município, programa realizado pela Federaminas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e inspirado em projetos semelhantes executados nas cidades de Essen, na Alemanha, e Medelín, na Colômbia. Ele direciona-se ao levantamento das necessidades e objetivos da sociedade para a formulação de um amplo planejamento que deverá balizar as ações dos gestores públicos, de modo que a alternância no Executivo e outros fatores políticos não desviem o município da rota de desenvolvimento traçada pelo conselho.

Voltado para o desenvolvimento local, o Pró-Município contempla quase 30 cidades no Estado e foi apresentado à Acijan pelo presidente da Federaminas, Emílio Parolini, por ocasião das festividades dos 30 anos da entidade, quando foi acolhido pelo Executivo e o Legislativo e toda a sociedade civil organizada, que se empenharam para tornar o projeto uma realidade em Janaúba. De imediato, a Acijan começou a organizar a implantação do programa, e logo vieram as primeiras reuniões de mobilização, consultorias, levantamento de dados para o diagnóstico do município e várias outras ações que foram realizadas até a aprovação da Lei nº 2.239/17, que criou o Codem.
Durante esse período, o presidente da Acijan, Wilhiam Sérgio - juntamente com alguns conselheiros da entidade, o prefeito Isaildon Mendes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Zacarias Nascimento, o presidente da Câmara Municipal, Adauri Cordeiro, e demais lideranças -, realizou visita técnica à cidade de Maringá, no Paraná, modelo de gestão participativa no Brasil, além de comparecer ao 1º Fórum Internacional do Pró-Município, realizado pela Federaminas em Araxá.

“Demos um passo importante para o progresso de Janaúba. O desa?o é muito grande a partir de agora, mas há expectativa enorme na atuação do Codem, uma vez que nos municípios onde foi implantado órgão semelhante os resultados foram surpreendentes. Precisamos da participação e do entusiasmo de toda a sociedade”, disse o vice-presidente Walace Geraldo de Almeida Filho.

Na visão do presidente do Codem, Antônio Gilberto Teixeira Alves Júnior, Janaúba será outra após o Codem.

Para o presidente da Acijan, Wilhiam Sérgio, trata-se de acontecimento importante e que, certamente, é o maior em nível de participação civil junto ao Executivo da história de Janaúba. “Onde o conselho é instalado e funciona bem, a cidade se transforma. Daqui a 30 anos, as gerações futuras vão saber que Janaúba avançou porque um prefeito permitiu, abrindo as portas de sua gestão, e um grupo de empresários iniciou o projeto para implantação desse órgão”, disse ele, para arrematar:

“A Acijan agradece à Federaminas por ter incluído Janaúba no Pró-Município, ao prefeito Isaildon Mendes por sua adesão ao programa, ao secretário Zacarias Nascimento pelo empenho, à Câmara Municipal pelo apoio e incentivo, aos organismos da sociedade civil pela participação decisiva, e a todos que de alguma forma estão envolvidos neste projeto tão importante para o desenvolvimento da cidade.”

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

16/01/2018
Matriz Ansoff: posicionamento estratégico guiado pelos vetores mercado e produto
Investigar o êxito de empreendimentos especiais e definir modelos que explicam seu sucesso são desafios enfrentados por empreendedores e cientistas organizacionais há anos....
09/01/2018
Desvendando o BSC - Parte 1: gerar valor ou estruturar competências?
O método BSC ou Balanced Scorecard é bastante difundido e utilizado pelas empresas para conduzir seu planejamento estratégico. Mas nossa experiência junto a diferentes...
27/12/2017
Cadeia de suprimentos e posicionamento estratégico
A cadeia de suprimentos é um tema da administração e da gestão de organizações que visa reconhecer os diversos agentes e elos de um mercado, setor ou...
19/12/2017
O que é data driven e por que isso é importante?
Data Driven é uma metodologia de análise e tomada de decisões orientada por dados. Basicamente, são soluções baseadas em algoritmos que a partir de um...
12/12/2017
A razão do insight
Recentemente, relendo um interessante livro do psicólogo Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2002 por seu pioneirismo nos estudos sobre os processos de tomada de...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.