Publicidade
21/04/2018
Login
Entrar

DMEP - Cegueira das Organizações

29/12/2017

Criação de conselho alavanca o Pró-Município em Janaúba

Assessoria de Comunicação da Federaminas
Email
A-   A+
Como resultado de oito meses de articulações e trabalho em torno da implantação do projeto Pró-Município, Janaúba celebrou a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem) em reunião no auditório da Associação Comercial de Janaúba (Acijan), em 20 de dezembro, com a presença de autoridades e lideranças do município. Na ocasião, foi eleita a Mesa Diretora para o primeiro mandato do Codem, que tem Antônio Gilberto Teixeira Alves Júnior como presidente, Walace Geraldo de Almeida Filho como vice-presidente e Dênio Pinheiro de Carvalho como secretário.

O Codem tem formação triparte, composta por 18 conselheiros, sendo seis representantes do Poder Público municipal, seis da sociedade civil, seis dos setores produtivos e pelo prefeito. O objetivo do órgão é formular e fazer executar as políticas de desenvolvimento de Janaúba, promovendo o crescimento econômico sustentável mediante a articulação da sociedade organizada e dos poderes constituídos.

A criação do Codem é o ponto central do Pró-Município, programa realizado pela Federaminas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e inspirado em projetos semelhantes executados nas cidades de Essen, na Alemanha, e Medelín, na Colômbia. Ele direciona-se ao levantamento das necessidades e objetivos da sociedade para a formulação de um amplo planejamento que deverá balizar as ações dos gestores públicos, de modo que a alternância no Executivo e outros fatores políticos não desviem o município da rota de desenvolvimento traçada pelo conselho.

Voltado para o desenvolvimento local, o Pró-Município contempla quase 30 cidades no Estado e foi apresentado à Acijan pelo presidente da Federaminas, Emílio Parolini, por ocasião das festividades dos 30 anos da entidade, quando foi acolhido pelo Executivo e o Legislativo e toda a sociedade civil organizada, que se empenharam para tornar o projeto uma realidade em Janaúba. De imediato, a Acijan começou a organizar a implantação do programa, e logo vieram as primeiras reuniões de mobilização, consultorias, levantamento de dados para o diagnóstico do município e várias outras ações que foram realizadas até a aprovação da Lei nº 2.239/17, que criou o Codem.
Durante esse período, o presidente da Acijan, Wilhiam Sérgio - juntamente com alguns conselheiros da entidade, o prefeito Isaildon Mendes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Zacarias Nascimento, o presidente da Câmara Municipal, Adauri Cordeiro, e demais lideranças -, realizou visita técnica à cidade de Maringá, no Paraná, modelo de gestão participativa no Brasil, além de comparecer ao 1º Fórum Internacional do Pró-Município, realizado pela Federaminas em Araxá.

“Demos um passo importante para o progresso de Janaúba. O desa?o é muito grande a partir de agora, mas há expectativa enorme na atuação do Codem, uma vez que nos municípios onde foi implantado órgão semelhante os resultados foram surpreendentes. Precisamos da participação e do entusiasmo de toda a sociedade”, disse o vice-presidente Walace Geraldo de Almeida Filho.

Na visão do presidente do Codem, Antônio Gilberto Teixeira Alves Júnior, Janaúba será outra após o Codem.

Para o presidente da Acijan, Wilhiam Sérgio, trata-se de acontecimento importante e que, certamente, é o maior em nível de participação civil junto ao Executivo da história de Janaúba. “Onde o conselho é instalado e funciona bem, a cidade se transforma. Daqui a 30 anos, as gerações futuras vão saber que Janaúba avançou porque um prefeito permitiu, abrindo as portas de sua gestão, e um grupo de empresários iniciou o projeto para implantação desse órgão”, disse ele, para arrematar:

“A Acijan agradece à Federaminas por ter incluído Janaúba no Pró-Município, ao prefeito Isaildon Mendes por sua adesão ao programa, ao secretário Zacarias Nascimento pelo empenho, à Câmara Municipal pelo apoio e incentivo, aos organismos da sociedade civil pela participação decisiva, e a todos que de alguma forma estão envolvidos neste projeto tão importante para o desenvolvimento da cidade.”

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

18/04/2018
O custo do não planejamento de oportunidades de mercado, produto e negócio
Desenvolver a oportunidade nova é uma jornada fascinante. É, ao mesmo tempo, prazerosa e arriscada. Quem já participou de um processo de desenvolvimento de produto, mercado ou...
10/04/2018
Análise de dados auxilia transformação de negócios de Educação
Já não é nenhuma novidade falarmos que a Educação precisa e está se transformando. É comum lermos ou nos depararmos com algum exemplo de...
03/04/2018
A minha empresa vende ou é comprada?
A questão apresentada no título desse ensaio talvez possa parecer não fazer muito sentido, porém existem diferenças importantes entre esses dois atos....
27/03/2018
De olho nos relacionamentos
Os relacionamentos são tudo nos negócios. Empreendedores de sucesso muitas vezes agradecem aos seus parceiros - sua rede de apoiantes externos, que inclui investidores, mentores,...
20/03/2018
Como vender a minha empresa? - Parte 6
Nas edições anteriores desta série de ensaios sobre “Como vender a minha empresa”, iniciada em julho de 2017, foram abordados passos importantes quando estamos...
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.