Publicidade

FEDERAMINAS - Negócios em Foco

06/12/2016

Criatividade:destaque no congresso da Federaminas

Assessoria de Comunicação Federaminas
Email
A-   A+
Cerca de 400 empresários de todas as regiões do Estado participaram do XIX Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, que a Federaminas realizou no Actuall Convention Hotel, em Contagem, no período de 10 a 13 de novembro. Com o tema geral “Criar é preciso!”, o evento registrou o número recorde de 88 entidades reunidas e teve a programação constituída de palestras de figuras de destaque no cenário nacional, treinamentos e apresentações artísticas, recebendo aprovação unânime dos congressistas.

Os trabalhos foram abertos com apresentação do ilusionista Henry Vargas que, ao focalizar a criatividade, sustentou que o grande desafio do momento atual é o de se exercitar o potencial criativo.

Em saudação, o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, assinalou que o tema do XIX Congresso das ACEs – “Criar é preciso!” - visava propor aos participantes uma nova postura, seja à frente das empresas ou das associações comerciais.

Na primeira palestra, “Como a inovação e a criatividade acontecem no cérebro”, o prof. Luiz Almeida Marins avaliou as recentes teorias científicas a respeito e afirmou que, ao contrário do conceito da brainstorming, é preciso preencher o cérebro com informação para se absorver coisas novas. Recomendou, também, o relaxamento mental como fonte de coisas criativas.

Na palestra “Improviso e criatividade”, o artista Márcio Ballas lembrou que o ser humano nasce espontâneo e criativo, mas reduz essas qualidades ao crescer e assimilar os padrões de comportamento da sociedade.

Painel sobre o Empreender reuniu coordenadores do programa em Minas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Alagoas com o coordenador nacional Carlos Rezende, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), para uma avaliação do programa. Foi ressaltada, na ocasião, a importância do projeto como instrumento fortalecedor do associativismo.

As perspectivas de trabalho do Conselho Estadual de Jovens Empresários (Ceje) foram expostas pelo seu presidente Bruno França Pádua Coelho. Já o leadercoach Rodrigo Cardoso fez a palestra “Ultrapassando limites”, em que indicou ferramentas para o equilíbrio na vida profissional e pessoal. Dado Schneider, doutor em comunicação e criador do termo digiriatria, fez a palestra “O mundo mudou.bem na minha vez!”,apontando a necessidade de se digitalizar.

O congresso contou, ainda, com o 4º Encontro da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora (Ceme).

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

25/02/2017
Convênio Acid/Caixa aloca crédito para os associados
Convênio assinado pela Associação Comercial de Divinópolis (Acid) com a Caixa Econômica Federal disponibiliza recursos da ordem de R$ 40 milhões para...
25/02/2017
AC de Ponte Nova promove feira para ativar o comércio
Com o objetivo de incentivar o movimento de vendas do setor lojista, a Associação Comercial de Ponte Nova (Acip) promove a 3ª Feira Liquida Verão 2017, no período...
24/02/2017
Empresários e PM discutem a segurança em Patrocínio
Diante de aumento da criminalidade no município, afetando principalmente o comércio, a Associação Comercial de Patrocínio (Acip) reuniu empresários e...
18/02/2017
Federaminas vê como possível retomar crescimento neste ano
A elevada queda nas vendas do comércio varejista do País no ano passado, da ordem de 6,2%, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve...
18/02/2017
Federadas renovam suas diretorias para triênio 2017/19
As associações comerciais de Coromandel e Ponte Nova (dia 17) e Três Marias, em 22 de fevereiro, realizam solenidades para dar posse às diretorias eleitas para o...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.