Publicidade
22/05/2018
Login
Entrar

DMEP - Cegueira das Organizações

15/05/2018

Curiosidade para tratamento de miopia

Email
A-   A+
A miopia ou “dificuldade em ver o longe” ou “ver mal de longe”, como a maioria de nós diria, é um problema que se caracteriza por uma visão perfeita dos objetos próximos, mas que desfoca tudo que está mais afastado de nós. Quando pensamos nas organizações, que precisam de ter uma visão clara do ambiente e traçar estratégias que as capacite ao atendimento de objetivos de curto,médio e longo prazos, uma condição de miopia na visão do negócio e seu ambiente pode ser desastrosa.

Curiosamente, reforcei este diagnóstico metafórico e a indicação para sua “cura” lendo um interessante livro, “Mentes Curiosas”, do produtor cinematográfico Brian Grazer, famoso em Hollywood por filmes como “Splash – uma sereia em minha vida” e “Uma mente brilhante”. O livro se baseia na atitude que ele desenvolveu ainda como courier em Los Angeles, de realizar “conversas de curiosidade” com gente que ele julga interessante e talentosa – de espiões internacionais e ganhadores do Prêmio Nobel a artistas e CEOs — e em como esta atitude se tornou importante no desenrolar desta carreira de sucesso em um mundo super concorrido, que vive de velhas novas histórias, de realidade e de magia.

Fazendo um paralelo desta atitude de Brian com o que vejo em vários empreendedores de sucesso ou, na minha opinião, de grande potencial, que tive e tenho a boa sorte de acompanhar, é realmente de se admirar como a curiosidade está presente e as faz ver o mundo de forma mais abrangente, distante. Quando penso nos meus amigos que criaram uma startup mineira de destaque no mundo após serem curiosos em relação às funcionalidades dos aparelhos celulares que comercializavam, ou do médico que após abrir uma clínica popular se viu em um oceano vermelho e resolveu estudar business, marketing de relacionamento, finanças, para conceituar um serviço agora sim inovador, ou na minha colega que, advogada, estuda design e já começou a desenvolver suas próprias conversas por curiosidadedeste novo mundo para ela, emuitos outros colegas, clientes, amigos, sócios, que constantemente buscam conhecer novas ciências e desenvolver lados pessoais dos mais variados, tenho que concordar com Brian. A curiosidade não se trata apenas de um objeto de estudo, mas é um modo notável para sermos audaciosos, prestarmos atenção em todos os detalhes erealidades possíveis. São nossas curiosidades que nos tornam capazes de buscarmos melhores condições e resultados, de sairmos da nossa caixa míope e inovarmos. A curiosidade gera criatividade assertiva.

Neste ensaio, tentei chamar sua atenção com um título que despertasse sua curiosidade. Se está aqui é porque deu certo. Atingi meu objetivo defazê-lo ler e refletir sobre sua atuação profissional e até pessoal. Quero fechar com um convite para que continue curioso. Brian, eu e diversos empreendedores de sucesso acreditamos que estamos vivendo a era de ouro da curiosidade. Temos acesso, temos liberdade e temos tecnologia para fazer qualquer pergunta e obter novas respostas, que ampliam nossa visão e abrem um mundo de criatividade e inovação.

*Sócio-diretor da DMEP

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

22/05/2018
Adaptação e seleção organizacional: fatores que afetam a estrutura e o caminho do crescimento das empresas
O tema central desse ensaio diz respeito à análise de duas questões que afetam as organizações empresariais, em termos das decisões quanto ao seu...
08/05/2018
Será que devo investir nesta startup? (Parte 2)
Em ensaio anterior falamos sobre o processo de tomada de decisão de investimento em uma startup. Destacamos que os investimentos neste tipo de negócio, em suas diferentes modalidades,...
24/04/2018
Desvendando o BSC - parte final: Como organizar a empresa para finalmente conduzir o plano?
Nesta série já elucidamos a organização de objetivos estratégicos voltados para a geração de valor e estruturação de...
18/04/2018
O custo do não planejamento de oportunidades de mercado, produto e negócio
Desenvolver a oportunidade nova é uma jornada fascinante. É, ao mesmo tempo, prazerosa e arriscada. Quem já participou de um processo de desenvolvimento de produto, mercado ou...
10/04/2018
Análise de dados auxilia transformação de negócios de Educação
Já não é nenhuma novidade falarmos que a Educação precisa e está se transformando. É comum lermos ou nos depararmos com algum exemplo de...
› últimas notícias
Preços inviabilizam transporte de cargas
Confiança do empresário avança 1,2 ponto
PIB tem aumento de 0,3% no 1º trimestre
Minas recorrerá à expertise chinesa para aproveitar rejeitos
Balança brasileira registra superávit de US$ 1,924 bi na terceira semana de maio
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de maio de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.