19/07/2018
Login
Entrar




Finanças

11/07/2018

Demanda por recursos do BNDES pode recuar com eleições neste ano

No 1º semestre, banco apurou que consultas por crédito subiram 5%
Agência Estado
Email
A-   A+
Segundo presidente da instituição, decisões de investimento dependem do cenário político/Divulgação
Rio de Janeiro - As consultas e os enquadramentos dos pedidos de crédito no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) cresceram aproximadamente 5% no primeiro semestre, na comparação com o período de janeiro a junho de 2017, afirmou ontem o presidente da instituição de fomento, Dyogo Oliveira. Para o segundo semestre, porém, o cenário eleitoral poderá ser um entrave.

“O resultado é positivo até junho. É evidente que, com a proximidade do período eleitoral, estamos esperando que haja uma retração das empresas, porque naturalmente as decisões de investimento dependem do cenário político do País”, destacou Dyogo Oliveira, ao deixar visita institucional ao Museu de Arte do Rio (MAR), na região portuária da capital fluminense.

O presidente do BNDES destacou ainda que a desaceleração da economia também impacta negativamente nos números do banco de fomento. “Em um cenário de menor atividade, as empresas acabam também retraindo seus investimentos”, disse, reafirmando que o calendário de devoluções de recursos do BNDES ao Tesouro Nacional está mantido.

As consultas e os enquadramentos são os primeiros passos do processo de pedido de empréstimo ao BNDES. Seu comportamento funciona, tradicionalmente, como um indicador antecedente do apetite das empresas por crédito para investimentos. O BNDES divulgará dados fechados do primeiro semestre no próximo dia 24 de julho.

Embraer e Eletrobras - Dyogo evitou comentar as discussões em torno da associação da Embraer com a americana Boeing. De quinta-feira (5), quando detalhes do negócio foram divulgados, para cá, pouco mudou, segundo o executivo. O BNDES detém cerca de 5% do capital da Embraer, por meio da BNDESPar, sua empresa de participações. O banco é o maior acionista brasileiro da fabricante de aviões, que não tem controle definido.

“As informações que temos são as mesmas que todo mundo tem. A partir de agora, é que vamos começar a discutir mais detalhadamente”, informou Oliveira. Constava na agenda pública dele um encontro com executivos da Embraer ontem.

Questionado sobre se o leilão de privatização das distribuidoras de energia da Eletrobras, coordenado pelo BNDES, está mantido para o próximo dia 26, Dyogo disse apenas que o projeto de lei (PL) que autoriza a venda “está tramitando”. “Teve aprovação na Câmara, faltam alguns destaques. Estamos confiantes de que vai avançar”, completou o presidente do BNDES. (AE)

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

19/07/2018
Operações devem desacelerar antes da eleição
Para bancos, volatilidade do mercado e incertezas quanto à economia nacional vão afetar geração de negócios
19/07/2018
Ibovespa interrompe avanço e volta a fechar em baixa; dólar tem nova queda
São Paulo – O Ibovespa encerrou em baixa ontem, após quatro altas seguidas, pressionado principalmente pelo declínio das ações de bancos e da Ambev,...
19/07/2018
CVM suspende negociações de fundo imobiliário por suspeita de fraude
Rio de Janeiro - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendeu a negociação de cotas do Fundo de Investimento Imobiliário (FII) Mérito...
18/07/2018
Itaú entra na disputa no micronegócio
Com POP Credicard, banco espera atingir segmento com grande potencial de expansão
18/07/2018
Toro lança corretora própria e inova no mercado
São Paulo - Depois de receber uma injeção de capital de R$ 46 milhões no ano passado, com a venda de uma fatia minoritária, a Toro Investimentos lançou...
› últimas notícias
Indústria pode recorrer à Justiça por repasse de verbas
Antecipação do abono anima CDL-BH
Em Minas, setor automotivo espera impulso com o Rota 2030
PBH cumpre 1ª etapa de auditoria
Demanda por cães de guarda cresce em BH
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.