Publicidade
20/04/2018
Login
Entrar

DC Lab

29/06/2017

Descarte Legal conecta receptoras e geradoras de resíduos

Plataforma já recebeu mais de 250 demandas
Ana Carolina Dias
Email
A-   A+
Fiemg Lab alavancou os negócios da Descarte Legal/Alisson J. Silva
A plataforma criada pela Descarte Legal para conectar empresas geradoras e receptoras de resíduos de maneira mais assertiva passou por uma reformulação em abril deste ano e levou os empreendedores responsáveis pelo negócio a planejarem a expansão do serviço para outros estados.

De acordo com o diretor comercial da startup, João Pedro Silva Procópio, o novo sistema simplificou ainda mais o processo, o que atraiu acessos e clientes, fazendo surgir a necessidade de ampliação. “Antes o usuário passava por cerca de 10 etapas para solucionar o problema. Agora, bastam um cadastro do resíduo e um da empresa para que a solução seja apresentada. O passo seguinte para os próximos três meses é ampliar a atuação em outros dois estados no Sudeste, com a finalidade de construir uma rede de receptores na região”, declara Procópio.

Desde o lançamento do novo sistema, foram geradas mais de 250 demandas de serviços, com 3.352 acessos registrados. Entre os principais tipos de resíduos cadastrados na plataforma estão lixo hospitalar, produtos químicos e madeira. Em maio, a startup ficou 64% acima da meta de demandas cadastradas prevista para o mês e o objetivo é crescer 30% em relação ao resultado de cada mês. Para 2017, a meta é que a startup alcance o equilíbrio financeiro até outubro.

O diferencial da Descarte Legal, segundo o diretor comercial, é trabalhar com uma rede de empresas sem gerar encargos trabalhistas ou tributos e entregar clientes potenciais por meio de contratos dinâmicos. “Com o cadastro do gerador de resíduos sólidos, é possível ter acesso a uma base de empresas que coletam e transportam o lixo. A ferramenta gera o orçamento e o usuário escolhe a melhor opção de custo e benefício”, afirma Procópio.

A grande quantidade de empresas geradoras de resíduos comparada ao número reduzido de receptores faz com que o diretor comercial classifique a startup como uma ‘butique dos resíduos’, responsável por fazer acompanhamento e homologação das empresas responsáveis pela coleta e destinação do lixo. Procópio destaca que o gerenciamento de resíduos é um dos principais problemas da indústria e que a solução da Descarte Legal procura auxiliar na destinação correta desse lixo. “Uma vez que a indústria gera resíduos, ela é obrigada por lei a conectá-los a uma empresa ambientalmente regularizada”, explica.

Com experiência no setor de licenciamento ambiental em órgãos públicos, Procópio ressalta ainda que a participação no programa de aceleração Fiemg Lab é responsável por aumentar a visibilidade da startup. “Para a Descarte Legal foi um processo de metamorfose. O Fiemg Lab nos possibilitou contratar pessoal por meio da bolsa e colocar em prática ações que não conseguíamos. Nos proporcionou modelar o novo sistema e ter uma tranquilidade para observar o que está acontecendo no mercado”, comenta.

Equipe Descarte Legal



 

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

12/07/2017
Diário do Comércio adere à trilha da inovação
Projeto do jornal acompanha o dia a dia das startups aceleradas no Fiemg Lab
11/07/2017
Psicologia Viva inicia processo de internacionalização
Plataforma inicia este mês operação no Chile, com apoio do governo
11/07/2017
Processos seletivos ganham aliado
A procura pelo candidato ideal para uma vaga de emprego pode significar uma caixa de entrada cheia de e-mails e diversos currículos a serem analisados para a triagem dos profissionais...
06/07/2017
Finep Startup investe R$ 1 milhão por empresa
Iniciativa, que contou com o apoio da Fiemg Lab e P7 Criativo, pretende reduzir gap de financiamento existente
05/07/2017
Startups abrem oportunidades de emprego
O crescimento do número de startups em Minas Gerais e no Brasil pode representar uma opção para quem procura por oportunidades de emprego diante do contexto de crise...
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.