Publicidade
20/05/2018
Login
Entrar

DC RH

28/08/2014

Desequilíbrio financeiro afeta a produtividade

Daniela Maciel
Email
A-   A+
Vai longe o tempo em que se acreditava ser possível dissociar a vida profissional da vida particular. O desequilíbrio financeiro é um dos itens que mais abalam a confiança, e, com isso, a produtividade de trabalhadores no mundo inteiro. Estudo da Operadora Metflife revela que o descontrole nos gastos é responsável ausência dos empregados em 58% das 1.450 empresas consultadas no mundo, inclusive no Brasil.

De acordo com psicóloga Marina Rangel, coordenadora do Núcleo de Formação Profissional da Faculdade IBS/FGV, a ausência da disciplina Educação Financeira no currículo das escolas brasileiras é um fator que complica a gestão de recursos de boa parte das pessoas.

"Temos uma cultura do carnê, do financiamento, só que as pessoas não sabem lidar com isso. Não tem planejamento. As diferentes dívidas acabam virando uma bola de neve e isso tem impacto em outras esferas da vida. A queda de produtividade é uma das mais evidentes porque ninguém consegue se concentrar totalmente nas atividades se estiver envolvido em um grande problema", explica Marina Rangel.

Deficit de atenção, atrasos, o aparecimento de doenças psicossomáticas, fadiga e alterações de humor são alguns dos "sintomas" de que alguma coisa vai mal. A especialista alerta para a necessidade dos gestores estarem atentos. "O gestor direto pode e deve ajudar chamando para uma conversa em particular, perguntando e discutindo soluções. Pessoas nessa situação precisam também de quem as ouçam e se importem com elas", afirma a psicóloga.

Leia também

Comece antes que seja tarde
IDEIAS | 'Femômeno-Ilha" pode afetar crescimento prodissional
Carreira vs. filhos preocupa 42% das mulheres
Profissionais mais maduros ganham espaço
Ampliação de equipe é algo bom

Equilíbrio - As empresas também tem um papel importante nesse equilíbrio. Ela pode, por meio do recursos humanos, oferecer cursos e palestras sobre educação financeira e gestão de custos, por exemplo. Treinamentos motivacionais podem ser conjugados e aumentar a assertividade das ações.

"A área de desenvolvimento de pessoas está apta a ministrar treinamentos e outras atividades motivacionais. Ela também deve apresentar com clareza o plano de cargos e salários para os funcionários. Isso dá segurança a eles", destaca a coordenadora.

Do outro lado, o funcionário também pode buscar ajuda com o seu gestor imediato e em muitas empresas o próprio RH já é aberto para essas questões. " importante discrição dos dois lados. Assim como o gestor deve chamar para uma conversa reservada, o funcionário também não deve fazer comentários em meio aos colegas", alerta.

O ideal é que a empresa se antecipe ao problema. Um bom momento para que a introdução do assunto e comecem um clico de palestras é a véspera de grandes datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. Proibir o comércio nas dependências da empresa mesmo em horários de descanso também é uma boa iniciativa.

"Desequilíbrio financeiro não tem relação com o valor da remuneração. Pessoas que estão com esse problema precisam, ao máximo, evitar os riscos. Nessas épocas de grande consumo a tentação é grande, então, um bom período é novembro, quando vai ser pago o 13º salário, para ajudar quem tem o problema e alertar a quem não tem", completa.



Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/03/2018
Comece antes que seja tarde
Sem fluxo de caixa e investimento, empresas não conseguem se recuperar
20/03/2018
IDEIAS | 'Femômeno-Ilha" pode afetar crescimento prodissional
Você conhece ou já trabalhou em uma empresa com muitos anos de vida e que mantém seu modelo de gestão engessado? E com um colega que atua há muito tempo em um...
14/03/2018
Carreira vs. filhos preocupa 42% das mulheres
Colaboradoras se sentem preteridas para oportunidades no retorno ao trabalho depois da maternidade
14/03/2018
Profissionais mais maduros ganham espaço
Conhecimento, experiência, sabedoria, autoridade moral e capacidade de liderança são algumas das principais qualidades que podem ser encontradas em profissionais mais maduros ou...
14/03/2018
Ampliação de equipe é algo bom
Ampliar sua equipe é um ótimo sinal. Um excelente indicativo de que a empresa segue no caminho certo e, por conta do aumento de demandas e confiança dos clientes, precisa de...
› últimas notícias
Minas Gerais cria 23.563 vagas em abril
Two-Flex Aviação transporta cargas entre Varginha e BH
Governo fala que estuda redução de impostos
Caminhoneiros anunciam greve contra preço do diesel
Sigma aporta R$ 230 mi na produção de lítio
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de maio de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.