Publicidade
22/08/2017
Login
Entrar

DC Turismo

15/07/2017

Divinópolis se junta ao Circuito Turístico Verde

Objetivo é fortalecer o setor e ter acesso a recursos dedicados à política de regionalização do turismo
Daniela Maciel
Email
A-   A+
O município de Divinópolis tem mais de 215 mil habitantes segundo dados do IBGE/Divulgação
Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, acaba de se juntar ao Circuito Turístico Verde - Trilha dos Bandeirantes. O objetivo é fortalecer o setor na cidade e ter acesso a recursos federais e estaduais dedicados à política de regionalização do turismo desenvolvida tanto pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG).

O município, que tem mais de 215 mil habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), se junta às cidades de Conceição do Pará, Esmeraldas, Igaratinga, Leandro Ferreira, Onça do Pitangui, Pará de Minas, Pequi, Pitangui, Ribeirão das Neves, São Gonçalo do Pará e São José da Varginha.

De acordo com a gerente de Infraestrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis, Naiara Coelho, o próximo passo é a criação de um Conselho Municipal de Turismo (Contur). “Queremos colocar Divinópolis na rota dos turistas que visitam Minas Gerais. Hoje, temos um turismo de negócios muito forte, ligado, principalmente, ao polo de confecções. Queremos que as pessoas conheçam outros atrativos, trazendo para a cidade recursos e reconhecimento”, explica Naiara Coelho.

Atrativos - Entre as atrações estão a Catedral Divino Espírito Santo e o Santuário de Santo Antônio, ambas no centro da cidade; o Museu GTO, que reúne as obras do mestre Geraldo Teles de Oliveira; a antiga estação de trem; o Museu Municipal de Divinópolis e o Teatro Usina Gravatá, construído em 1932 para abrigar a Usina de Álcool Motor de Mandioca do Estado de Minas Gerais, a primeira deste gênero na América Latina.

Com grande potencial turístico, está sendo desenvolvido o projeto “Cruz de Todos os Povos”. O projeto, que teve o termo de autorização de montagem assinado em dezembro do ano passado, prevê a construção de uma estrutura em forma de cruz com 74 metros de altura, que deverá ser instalada no Morro do Gurita, no bairro Santo Antônio dos Campos, em um terreno de 10 mil metros quadrados. Existem outras duas torres com as mesmas dimensões, uma no México e outra no Líbano.

Distante 120 quilômetros da Capital, é possível acessar a cidade por via rodoviária. O aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral recebe apenas uma rota de Campinas (SP), da companhia aérea Azul. Para o “Projeto de Integração Regional de Minas Gerais - Modal Aéreo (Voe Minas), da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Codemig), não houve demanda.

“Para 2018 existe um projeto de ampliação da pista e do terminal. Vamos buscar novos voos. Isso é determinante para o crescimento de toda a região. O orçamento é de R$ 30 milhões”, afirma a gerente de infraestrutura.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

12/08/2017
Azul retomará voos entre BH e Orlando a partir de dezembro
Rota foi suspensa em fevereiro de 2016
12/08/2017
Código de Posturas prejudica atividade hoteleira
Com a aproximação do período de alta temporada para os hotéis, empresários do setor na Capital negociam mudanças no Código de Posturas de Belo...
10/08/2017
Minas lança maior rota de turismo religioso
Circuito passa por 32 municípios
10/08/2017
Primeira caminhada dentro do Crer será a Romaria 550
De acordo com o representante do Conselho Crer, Eberhard Aichinger, a primeira caminhada dentro do Crer será a Romaria 550, em comemoração aos 250 anos de...
29/07/2017
Pesquisa revela destinos turísticos inteligentes em MG
Foram percorridas 450 cidades no mês de junho
› últimas notícias
Preço de imóvel para venda na Capital foi o menor de 2017
Déficit habitacional em Minas chegou a 8%
Liminar suspende o leilão de quatro usinas da Cemig
ANP vai priorizar volta da produção de campos maduros
Petrobras aumenta preços da gasolina em 3,3% e do diesel em 2,3% nas refinarias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Mineira Supremo Carnes abre planta em Campo Belo
Banco Central registra avanço de 0,2% no Sudeste
ENTREVISTA | FRANK SINATRA, PRESIDENTE DA FCDL-MG
Cemig oferece R$ 11 bilhões para evitar leilão
Commodities impulsionam o Ibovespa
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


22 de August de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.