Publicidade
22 de June de 2017
Login
Entrar

DC Lab

31/05/2017

eBidOne: compliance com custo competitivo

Ana Carolina Dias
Email
A-   A+
A complexidade do processo de concorrência para produtos em série nas indústrias e a quantidade diversa de equipes e empresas envolvidas, motivou os criadores da eBidOne (ebidone.com) a desenvolver uma solução para a gestão de orçamentos. Em uma única plataforma, o sistema informatizado dá suporte a processos de precificação, oferece ferramentas específicas para a gestão de times nos processos decomposição de custo de produtos e conecta toda a cadeia de fornecimento.

Os principais gargalos identificados no processo de concorrência, segundo o sócio- fundador e diretor de Operações e Desenvolvimento da startup, Leonardo Veloso Brandão, são atrasos, erros de cálculo e baixa segurança. “A indústria demanda um novo projeto para os fornecedores, eles utilizam uma cadeia de subfornecedores que preparam os orçamentos, enviam de volta aos fornecedores e depois as informações chegam à indústria. Isso tudo por meio de planilhas, e-mails e telefonemas. Identificamos falhas de comunicação, retrabalhos e baixo compliance nesse processo. A nossa plataforma digital faz a gestão das equipes envolvidas, decompõe o custo do produto e forma o preço do produto da indústria”, explica.

Atualmente com três pacotes disponíveis, cada um deles com funcionalidades distintas, o diferencial do produto, segundo Brandão, é a possibilidade de maior controle e compliance com um custo competitivo e grande disponibilidade, por ser uma plataforma em nuvem. “A nossa plataforma é ágil e específica da questão de formação de preços e conecta toda a cadeia produtiva. Temos como meta aumentar em 50% o controle dos processos, 60% da agilidade e 70% da transparência”, diz.

Inicialmente, o planejamento da eBidOne é alcançar uma fatia do mercado, começando pelo setor automotivo. “Levando em consideração que o mercado brasileiro tem cerca de 1 milhão de indústrias e a potencialidade de 6,8 bilhões por ano, com o tíquete médio do produto, a meta é alcançar 1,2% do mercado total, gerando R$ 82 milhões de receita por ano”, afirma Brandão. Com experiências anteriores na área automotiva, o sócio- fundador e diretor de Vendas e Marketing da eBidOne, Caio Junqueira Arantes, destaca algumas necessidades do setor que levaram à escolha: “Quando se fala de concorrência, a indústria não quer saber somente o preço, quer também entender como vai ser feito. Isso acontece principalmente na área automobilística, que requer informações sobre matérias-primas normatizadas, processos e operações, especialmente para as peças de segurança. Se conseguirmos adaptar o software à complexidade dessa indústria, o resto é menos complexo”, pontua.

O foco na indústria fez surgir um interesse maior pelo Fiemg Lab, primeiro e único programa de aceleração do qual a empresa participa. Aposentado há dois anos, Arantes ressalta que o aprendizado tem sido intenso. “Foi uma virada geral para nós. Em um ambiente composto na maioria por jovens, nós, com mais de 20 anos de mercado de trabalho, tivemos um tipo diferente de conhecimento. São metodologias que nós tivemos na vida profissional, mas de forma muito mais ágil. Se não der certo, pivota, tenta de novo e segue em frente”, conta. Por meio do programa de aceleração, em 2016 a startup realizou a modelagem, validou a prova de conceito e chegou ao produto viável mínimo, ou MVP. Agora, com dois clientes parceiros da área automotiva, o próximo passo é validar o produto por meio da experiência desses clientes.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/06/2017
3D Lopes planeja fechar parcerias com hospitais
Os processos de modelagem, impressão e adaptação de próteses personalizadas realizados dentro dos hospitais é o plano de negócios da startup...
07/06/2017
Startup cria solução que substitui cartilagem e tecido
Ideia é acelerar cultivo de células para produzir minitecidos e miniórgãos
07/06/2017
Imaginação pode virar realidade virtual
A paixão que leva fãs a acreditarem em novas possibilidades colocadas dentro de uma caixa. A Holobox parte da experiência que os colecionadores têm com seus personagens...
07/06/2017
InvestPlay, Figurini e Sales Creators de volta ao programa Fiemg Lab
Potencializar as vendas por meio do marketing de influência, ensinar as pessoas a investir melhor o dinheiro e prestar consultoria de moda e estilo por meio de uma plataforma on-line. As...
31/05/2017
Israel anuncia Adido de startups da Embaixada em Minas Gerais
Ideia é encurtar distâncias entre países
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.