Publicidade
26/07/2017
Login
Entrar

DC Lab

31/05/2017

eBidOne: compliance com custo competitivo

Ana Carolina Dias
Email
A-   A+
A complexidade do processo de concorrência para produtos em série nas indústrias e a quantidade diversa de equipes e empresas envolvidas, motivou os criadores da eBidOne (ebidone.com) a desenvolver uma solução para a gestão de orçamentos. Em uma única plataforma, o sistema informatizado dá suporte a processos de precificação, oferece ferramentas específicas para a gestão de times nos processos decomposição de custo de produtos e conecta toda a cadeia de fornecimento.

Os principais gargalos identificados no processo de concorrência, segundo o sócio- fundador e diretor de Operações e Desenvolvimento da startup, Leonardo Veloso Brandão, são atrasos, erros de cálculo e baixa segurança. “A indústria demanda um novo projeto para os fornecedores, eles utilizam uma cadeia de subfornecedores que preparam os orçamentos, enviam de volta aos fornecedores e depois as informações chegam à indústria. Isso tudo por meio de planilhas, e-mails e telefonemas. Identificamos falhas de comunicação, retrabalhos e baixo compliance nesse processo. A nossa plataforma digital faz a gestão das equipes envolvidas, decompõe o custo do produto e forma o preço do produto da indústria”, explica.

Atualmente com três pacotes disponíveis, cada um deles com funcionalidades distintas, o diferencial do produto, segundo Brandão, é a possibilidade de maior controle e compliance com um custo competitivo e grande disponibilidade, por ser uma plataforma em nuvem. “A nossa plataforma é ágil e específica da questão de formação de preços e conecta toda a cadeia produtiva. Temos como meta aumentar em 50% o controle dos processos, 60% da agilidade e 70% da transparência”, diz.

Inicialmente, o planejamento da eBidOne é alcançar uma fatia do mercado, começando pelo setor automotivo. “Levando em consideração que o mercado brasileiro tem cerca de 1 milhão de indústrias e a potencialidade de 6,8 bilhões por ano, com o tíquete médio do produto, a meta é alcançar 1,2% do mercado total, gerando R$ 82 milhões de receita por ano”, afirma Brandão. Com experiências anteriores na área automotiva, o sócio- fundador e diretor de Vendas e Marketing da eBidOne, Caio Junqueira Arantes, destaca algumas necessidades do setor que levaram à escolha: “Quando se fala de concorrência, a indústria não quer saber somente o preço, quer também entender como vai ser feito. Isso acontece principalmente na área automobilística, que requer informações sobre matérias-primas normatizadas, processos e operações, especialmente para as peças de segurança. Se conseguirmos adaptar o software à complexidade dessa indústria, o resto é menos complexo”, pontua.

O foco na indústria fez surgir um interesse maior pelo Fiemg Lab, primeiro e único programa de aceleração do qual a empresa participa. Aposentado há dois anos, Arantes ressalta que o aprendizado tem sido intenso. “Foi uma virada geral para nós. Em um ambiente composto na maioria por jovens, nós, com mais de 20 anos de mercado de trabalho, tivemos um tipo diferente de conhecimento. São metodologias que nós tivemos na vida profissional, mas de forma muito mais ágil. Se não der certo, pivota, tenta de novo e segue em frente”, conta. Por meio do programa de aceleração, em 2016 a startup realizou a modelagem, validou a prova de conceito e chegou ao produto viável mínimo, ou MVP. Agora, com dois clientes parceiros da área automotiva, o próximo passo é validar o produto por meio da experiência desses clientes.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

12/07/2017
Diário do Comércio adere à trilha da inovação
Projeto do jornal acompanha o dia a dia das startups aceleradas no Fiemg Lab
11/07/2017
Psicologia Viva inicia processo de internacionalização
Plataforma inicia este mês operação no Chile, com apoio do governo
11/07/2017
Processos seletivos ganham aliado
A procura pelo candidato ideal para uma vaga de emprego pode significar uma caixa de entrada cheia de e-mails e diversos currículos a serem analisados para a triagem dos profissionais...
06/07/2017
Finep Startup investe R$ 1 milhão por empresa
Iniciativa, que contou com o apoio da Fiemg Lab e P7 Criativo, pretende reduzir gap de financiamento existente
05/07/2017
Startups abrem oportunidades de emprego
O crescimento do número de startups em Minas Gerais e no Brasil pode representar uma opção para quem procura por oportunidades de emprego diante do contexto de crise...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.