Publicidade

DC Franquia

01/02/2017

Em 2016, mais de 7 mil empreendedores buscaram orientações sobre franquias

Da Redação
Email
A-   A+
O sistema de franchising é um dos que mais cresce no Brasil e é hoje um caminho muito procurado por quem quer empreender. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o setor deve confirmar o crescimento de mais de 8% no último ano, muito acima do desempenho projetado para a economia brasileira no período.

Com boas expectativas para o segmento, empreendedores lotaram os cursos sobre franquias à procura de mais informações sobre esse mercado. Para se ter uma ideia, em 2016, o curso “Entendendo Franchising” do Projeto Franquias Brasil, promovido pela ABF e Sebrae, foi realizado em 104 cidades de 18 estados, atraindo mais de 7,4 mil empreendedores.

Diante dessa demanda por orientações sobre o segmento, em 2017, o curso “Entendendo Franchising” continuará pelo Brasil. Em Minas Gerais, a primeira capacitação do ano será em Belo Horizonte, no dia 16 de fevereiro, na sede do Sebrae Minas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da ABF.

“No curso mostramos como funciona a franchising, o perfil do franqueador e como o empresário pode identificar se aquele é realmente um negócio que ele gosta e tem perfil para gerenciar. Damos a orientação, mas o dever de casa deve ser feito pelo empresário”, explica a analista da Unidade de Mercado do Sebrae Minas Alessandra Simões.

Com duração de oito horas, a capacitação inclui na programação: conceitos de franchising, vantagens e desvantagens do sistema de franquias, técnicas de avaliação para a escolha do melhor negócio e direitos e obrigações legais.

Os empreendedores participam ainda de games interativos da Franquias Brasil, que oferecem dicas para administrar uma franquia. São seis jogos on-line e gratuitos sobre: preços, vendas e custos, gestão de pessoas, atendimento, marketing e merchandising, gestão financeira e indicadores de desempenho.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

09/03/2017
Tutores amplia presença no País com mais sete unidades
Uma delas fica em Vazante, em Minas, e deve faturar R$ 60 mil/ano
09/03/2017
SuperGeeks e Conserta Smart desembarcam em BH
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que, pela primeira vez, em seis anos, caiu em 1,1% o número de redes em operação no País. Hoje,...
21/02/2017
Minas Gerais nos planos de expansão da Loucos por Churros
Rede já tem 25 lojas espalhadas pelo Brasil
21/02/2017
Setor de franquias cresce 8,3% no Brasil em 2016
São Paulo - O setor nacional de franquias aumentou a receita em 8,3% em 2016, em comparação a 2015, totalizando faturamento de R$ 151,24 bilhões. No ano anterior, o...
21/02/2017
Busger estreia como evolução dos food trucks
São Paulo - Revolucionar a gastronomia de rua e ser uma evolução dos food trucks são as propostas do Busger, marca estreante no franchising brasileiro. Para entender...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.