Publicidade
18/01/2018
Login
Entrar

DC Lab

29/06/2017

Empreendedorismo: Jovem faz sucesso desenhando dragões na web

Ana Carolina Dias
Email
A-   A+
A relação com a tecnologia é cada vez mais comum no dia a dia das crianças e influencia comportamentos, convívio social e também o aprendizado. Para alguns pais, a inovação é motivo de preocupação mas, para Sofia Fada, aproximar o filho João Gabriel do mundo digital se tornou uma oportunidade de aprendizagem e de negócios.

Em 2014, foi criado o blog “Um dragão por dia”, no qual o menino criava e compartilhava um desenho diferente de dragão diariamente, fazendo da internet uma ferramenta para incentivar a criatividade e imaginação “Com a experiência que eu tive com a internet, eu estimulei o protagonismo do meu filho e o desenvolvimento dele. Não foi só o traço dele que melhorou, o comprometimento em sala de aula e até o gosto por leitura e escrita também foram aperfeiçoados”, lembra a fundadora e diretora executiva da startup Kriativar.

A partir da repercussão nas redes sociais e nos meios de comunicação do blog infantil realizada por mãe e filho, a Kriativar surgiu como uma plataforma de cocriação na qual as crianças podem elaborar e compartilhar seus próprios conteúdos, que vão desde desenhos e textos até livros completos. Na opção do marketplace é possível ainda escolher personagens criados pelos pequenos e torná-los ‘reais’ na forma de bonecos de pelúcia “Na plataforma, a criança encontra todas as ferramentas necessárias para fazer seus livros digitais. Ela pode organizar os livros em um portfólio virtual e compartilhá-los por e-mail ou nas redes sociais, além de ter acesso ao conteúdo exclusivo e interação com autores profissionais, continuando a história iniciada”, explica Sofia Fada.

Com foco na venda da plataforma para uso em escolas, a startup está ampliando os serviços com o objetivo não só de atender crianças individualmente, mas também de provocar mudanças no sistema educacional como um todo. Em negociação avançada com cerca de 30 instituições de ensino e a meta de fechar com 50 escolas até o fim do ano, alcançando cerca de 50 mil alunos, a Kriativar oferece workshop de desenho e escrita com o uso da plataforma e uma palestra sobre o uso da tecnologia para o bem com o intuito de validar o produto junto às escolas “Nos definimos como uma startup que propõe a aprendizagem criativa com uma forma lúdica de ensinar e aprender. Estamos desenvolvendo outros produtos que também utilizam a criatividade para aumentar o engajamento em sala de aula, tornar o ensino mais atrativo e contribuir para melhorar os índices de ensino no País”, afirma.

Uma demanda externa fez com que o modelo de negócios expandisse ainda mais com o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social para empresas, como explica Sofia Fada: “Algumas empresas nos procuraram em eventos e hoje fazemos projetos customizados utilizando nosso produto, sempre levando em conta a aproximação com o público infantil e a entrega de um ensino mais qualificado para aquela comunidade onde a empresa atua”, confirma.

Novas possibilidades já estão previstas para este semestre. Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a startup planeja projetos para áreas específicas como o “Kriativar Pequeno Cientista”, que vai usar a ferramenta para estimular a iniciação científica desde a infância; “Kriativar Pequeno Cineasta”, como incentivo para a produção de vídeos e filmes; e a “Kriativar Gibi”, por meio do qual as crianças podem montar suas próprias histórias em quadrinhos.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

12/07/2017
Diário do Comércio adere à trilha da inovação
Projeto do jornal acompanha o dia a dia das startups aceleradas no Fiemg Lab
11/07/2017
Psicologia Viva inicia processo de internacionalização
Plataforma inicia este mês operação no Chile, com apoio do governo
11/07/2017
Processos seletivos ganham aliado
A procura pelo candidato ideal para uma vaga de emprego pode significar uma caixa de entrada cheia de e-mails e diversos currículos a serem analisados para a triagem dos profissionais...
06/07/2017
Finep Startup investe R$ 1 milhão por empresa
Iniciativa, que contou com o apoio da Fiemg Lab e P7 Criativo, pretende reduzir gap de financiamento existente
05/07/2017
Startups abrem oportunidades de emprego
O crescimento do número de startups em Minas Gerais e no Brasil pode representar uma opção para quem procura por oportunidades de emprego diante do contexto de crise...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.