22/06/2018
Login
Entrar

Minas 2032

30/05/2018

Empresa cria departamento ambiental

Daniela Maciel
Email
A-   A+
Desde 2015 as ações de responsabilidade ambiental saíram do Imap e ganharam um departamento próprio. O assistente de sustentabilidade da Patrus Transportes, Vinícius Braga, desenvolve, junto com a equipe, uma série de ações ligadas principalmente à redução das emissões de carbono e uso racional de recursos como água e energia. “Como uma empresa de transportes o ponto que mais merece a nossa atenção são as emissões de CO2.

Talvez fosse mais fácil e até mais barato se fi zéssemos a compra de créditos para a compensação. Mas não acreditamos nisso. Cremos que a nossa missão é mais que cumprir a legislação, é impactar positivamente a vida de quem trabalha conosco e também de todos que estão à nossa volta e com quem temos relações”, afi rma Braga. Em parceria com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a empresa fi nancia a conversão de veículos de parceiros movidos a gasolina para etanol ou gás natural veicular (GNV), por meio do programa “Minas mais verde”. Mais de 100 veículos já passaram pelo processo.

O setor de sustentabilidade também é responsável por iniciativas como a implantação de painéis solares, de lâmpadas de led, de redutores de vazão, de equipamentos de captação da água de chuva, além de técnicas de reúso da água, e o uso do carro elétrico – que faz trajetos dentro da RMBH, economizando até mil reais por mês em relação aos veículos convencionais. “Investimos em telemetria com o objetivo de melhorar a condução dos nossos motoristas, levando a um quadro de menor desgaste do veículo, menor consumo e qualifi cação dos profi ssionais. Também em um sistema que permite videoconferências via internet que diminuiu a necessidade de viagens para visitar as unidades”, enumera o analista de sustentabilidade da Patrus. Recentemente a empresa conquistou a certifi cação do Sistema B, um movimento global que visa alinhar negócios ao chamado “capitalismo consciente”. A ideia é que as empresas busquem, além do lucro, um papel positivo no desenvolvimento da sociedade na qual estão inseridas. “O certificado atesta que deixamos o campo das intenções e passamos para o campo do compromisso.

Entendemos que a sustentabilidade está dentro dos valores da empresa e é isso que nos move. Buscamos equilibrar os resultados do nosso departamento com os resultados da empresa. Se uma unidade é inaugurada, é natural que as emissões de carbono cresçam. Então temos que trabalhar para fazer a redução na mesma proporção. O relatório de sustentabilidade tem que ser o resultado de ações planejadas visando também o sucesso dos negócios”, pontua o gestor.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

13/06/2018
MRV reduz emissão de gases do efeito estufa
Empresa mantém programa em seus escritórios, lojas e obras para diminuir o impacto ambiental da atividade
13/06/2018
Mineiros consideram a reciclagem importante
De acordo com pesquisa feita pelo Ibope Inteligência, a pedido da Cervejaria Ambev, o mineiro sabe da importância da reciclagem para o meio ambiente e acredita que seja uma...
13/06/2018
Ambev mantém iniciativas para mudar este cenário
A Cervejaria Ambev desenvolve uma série de iniciativas para contribuir com a mudança desse cenário, pois a sustentabilidade socioambiental é um pilar central de seu...
05/06/2018
RH tem papel primordial na difusão dos ODS
Cabe ao departamento difundir políticas de responsabilidade e afirmativas de acordo com a cultura empresarial
05/06/2018
Evento discutiu a diversidade na Capital
A edição 2018 do Fórum ABRH-MG, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Minas Gerais (ABRH-MG), aconteceu ontem, no Ouro Minas Palace...
› últimas notícias
Minas apura alta de 1,4% no primeiro trimestre
Operação financeira depende do Judiciário
Lucro das cinco maiores cresce 44,8% frente a 2017
Ocupação frequente do Expominas beneficia hotéis do Oeste de BH
União programa realizar em novembro megaleilão de áreas para exploração do pré-sal
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


22 de junho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.