Publicidade
25/07/2017
Login
Entrar

DC Lab

16/05/2017

Engajamento será o mote do Fiemg Lab

Ana Carolina Dias
Email
A-   A+
Expectativa é de que, no final da fase, as empresas estejam com vendas e receitas crescentes/Alisson J. Silva
Com foco no engajamento, conexões e troca de experiências para fortalecer o ecossistema de inovação, o programa de aceleração de startups Fiemg Lab realizou na quinta-feira (11) uma reunião de alinhamento com as 35 empresas que seguiram para a segunda etapa do projeto. A conversa aconteceu no complexo do centro de inovação Atmosphera, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e apresentou como será o acompanhamento da aceleração.

De acordo com as diretrizes apontadas, a expectativa é de que, no final da fase, as empresas estejam com vendas e receitas crescentes para um acompanhamento mais intenso entre as 15 da etapa seguinte. Para isso, serão observados indicadores como:

• Faturamento,
• Número de clientes ativos,
• Leads qualificados,
• Margem de lucro,
• Investimento captado,
• Estágio de desenvolvimento do produto.


O encontro foi conduzido pelo gestor do Fiemg Lab, Fábio Veras, que ressaltou a importância de desenvolver um programa diferenciado que possa evoluir por meio da contribuição de cada uma das startups com críticas e sugestões. Segundo ele, a ênfase depois dos primeiros 60 dias de aceleração é nas conexões. “A conexão é a marca desse programa. A gente quer fazer conexões para gerar negócios e que essa experiência seja singular para todos, desenvolvendo negócios de sucesso”, afirmou.

Após a apresentação, o espaço foi aberto para os representantes das startups compartilharem resultados e perspectivas. A CEO da My Personal Stylist, Juliana Brasil Rocha, que oferece consultoria de imagem e estilo com compras on-line, pontuou os objetivos de crescimento orgânico e desenvolvimento de produtos com foco na monetização. “Durante esses dois meses, já tivemos crescimento e muita troca de experiências com empresas, foram boas as conexões. Dentro do programa conseguimos ter uma curva diferente de crescimento orgânico, mas precisamos de uma expansão ainda maior e é o que esperamos para esses próximos seis meses. Temos a meta de escalar e também algumas tecnologias para desenvolver etapas que façam nossa conversão em monetização”, explicou.

O serviço digital de câmbio turismo da Coinaction passou por ampliações significativas nos últimos meses de aceleração, como contou o sócio Lucas de Castro Santos. “Na história da CoinAction, esses dois últimos meses foram os que apresentaram maior crescimento. Nós pivotamos o modelo de negócios e a partir daí foi uma grande evolução para a empresa. Fizemos nossas primeiras vendas, colocamos nosso site no ar e queremos agora, com a segunda fase, expandir, continuar com as conexões e parcerias que já fizemos para nos lançar no exterior, que é parte do nosso negócio”, comemorou.

Comitê de founders - Para acompanhar mais de perto o resultado das empresas, cada uma delas participará de três reuniões com um comitê de founders, que são empreendedores relevantes no ecossistema. De acordo com Veras, o intuito é realizar direcionamentos estratégicos que serão acompanhados ao longo de cada uma dessas reuniões. “Nós queremos ter muito essa ‘pegada’ de como interagir com o ecossistema. As bancas do comitê de founders vão receber indicadores e farão observações após ouvir pitches de cinco minutos das startups e, dois meses depois, a mesma banca vai ver como foi a evolução”, anunciou.
Além disso, nesta nova etapa, as empresas serão divididas em grupos de acordo com o setor e a natureza da sua tecnologia. Dessa forma a interação entre elas é maximizada para estimular trocas de experiências e estratégias mais específicas.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

12/07/2017
Diário do Comércio adere à trilha da inovação
Projeto do jornal acompanha o dia a dia das startups aceleradas no Fiemg Lab
11/07/2017
Psicologia Viva inicia processo de internacionalização
Plataforma inicia este mês operação no Chile, com apoio do governo
11/07/2017
Processos seletivos ganham aliado
A procura pelo candidato ideal para uma vaga de emprego pode significar uma caixa de entrada cheia de e-mails e diversos currículos a serem analisados para a triagem dos profissionais...
06/07/2017
Finep Startup investe R$ 1 milhão por empresa
Iniciativa, que contou com o apoio da Fiemg Lab e P7 Criativo, pretende reduzir gap de financiamento existente
05/07/2017
Startups abrem oportunidades de emprego
O crescimento do número de startups em Minas Gerais e no Brasil pode representar uma opção para quem procura por oportunidades de emprego diante do contexto de crise...
› últimas notícias
Drogarias e cosméticos têm expansão em BH
MPEs e médias reivindicam regras melhores
Antecipando Copom, Santander reduz juros de linhas para pessoa física
Gasmig projeta expansão do mercado
Inflação: Consumidores esperam alta de 6,9% em 12 meses
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Multilaser prevê faturar R$ 1,950 bilhão
Semana Internacional do Café acontece em outubro, na Capital
Alta de imposto reduz atividade produtiva
PBH anuncia reajuste de 2,53% para 50 mil servidores
Vendas no varejo recuaram 3,2% no semestre, sinalizando melhora
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› DC Franquia
Guarde Mais abre 2ª unidade em Minas
Rede paulista Planeta Kids busca ampliar mercado em Minas Gerais
Nova Lima ganha primeira unidade da Pingu's English, voltada para crianças
Redes internacionais ganham espaço
Com 853 cidades, MG atrai atenção das franqueadoras
Leia todas as notícias ›
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


25 de July de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.