14/08/2018
Login
Entrar

Minas 2032

05/06/2018

Evento discutiu a diversidade na Capital

Daniela Maciel
Email
A-   A+
Edição 2018 do Fórum ABRH-MG foi realizado na região Nordeste de Belo Horizonte/
A edição 2018 do Fórum ABRH-MG, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Minas Gerais (ABRH-MG), aconteceu ontem, no Ouro Minas Palace Hotel, no bairro Ipiranga (região Nordeste). O tema principal “Como inovar a gestão por meio da diversidade?” foi apresentado sob diferentes pontos de vista.

A presidente da ABRH-MG, Eliane Ramos Vasconcellos Paes, logo na abertura, destacou a urgência do debate sobre a diversidade, inclusive sob o aspecto de geração de resultados para as empresas. “Pesquisas mostram que equipes diversas têm 33% mais chances de aumentar o lucro da empresa, além de fazer com que a imagem da organização cresça perante os públicos desejados”, explicou Eliane Paes.

A presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Brasil e presidente eleita da World Federation of People Management Associations (em português, Federação Mundial das Associações de Gestão de Pessoas), Leyla Nascimento, integrou o talk show Cenários globais: por onde anda o RH? junto com a diretora de Educação e Gestão de Talentos da Vale S.A., Desiê Ribeiro.

A Federação Mundial das Associações de Gestão de Pessoas é formada por representantes de 93 países e é presidida por uma mulher. “É um grande desafio representar o Brasil, a América Latina e os 93 países-membros e promover a troca de práticas entre eles. Existe muito material sobre tecnologia em RH em cada um e o Brasil tem cases maravilhosos para compartilhar”, destacou Leyla Nascimento.

A atual conjuntura mundial resulta em um cenário instável e de transição com a descentralização do poder com o enfraquecimento dos Estados Unidos; recrudescimento dos nacionalismos; e novos papéis das organizações. Para enfrentar essa nova configuração ainda incerta, líderes e profissionais de RH têm que desenvolver novos princípios como: colaboração, transparência, compartilhamento e empoderamento.

Então, segundo as especialistas, são necessárias novas habilidades: criação de sentidos, inteligência social, pensamento original e adaptativo, competência transcultural, pensamento computacional, alfabetização em novas mídias, transdisciplinaridade, mentalidade de desenho, domínio da carga cognitiva e colaboração virtual. “Ainda não valorizamos a análise de cenários e o RH tem o grande papel de educador das empresas. Por mais espaço que a tecnologia ocupe dentro das organizações, é o ser humano que promove as mudanças”, afirmou a presidente eleita da Federação Mundial.

Universidade - Presente nos cinco continentes, a Vale é uma empresa global com cerca de 73 mil funcionários diretos. Há 15 anos a mineradora criou a Valer – sua universidade corporativa. E para tratar os temas surgidos com esse novo cenário foi criada uma trilha de aprendizagem para RH que contempla os passos: Performance corporativa: RH como catalisador estratégico; RH digital: em busca de uma nova fronteira de aprendizagem; Influência e propósito: pensando e agindo como um líder disruptivo; Pessoas, cultura e performance: aprendendo com empresas inovadoras; Employee experience: alavancando engajamento, produtividade e resultados; Soft Skills: desenvolvendo um novo perfil profissional; e Liderando e construindo uma cultura de inovação.

“Para nós, a inovação vai além da tecnologia, está no pensar diferente que nos leva a fazer melhor o que fazemos hoje. É a diversidade que nos leva à inovação”, completou Desiê Ribeiro.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

10/08/2018
Ramacrisna investe no bem-estar dos colaboradores
Instituto está entre os melhores lugares para trabalhar
03/08/2018
Hotel Mercure planta horta orgânica em BH
Iniciativa na unidade do bairro Lourdes faz parte de uma série de ações da rede AccorHotels
03/08/2018
Ação da McDonald's visa reduzir o uso de canudos plásticos
Em uma iniciativa em prol do meio ambiente, a Arcos Dorados , maior franquia independente do McDonald’s no mundo, anuncia que entregará canudos de plástico aos clientes...
03/08/2018
Mulheres são minoria em cargos de alta gerência
Embora a diversidade de gênero esteja no foco das discussões corporativos, mulheres em cargo de alta gerência não é realidade nos países da América...
27/07/2018
Mesa Brasil cresce em Minas Gerais
Projeto do Sesc completa 15 anos e abre o quarto banco de alimentos no Estado
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


14 de agosto de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.