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27/10/2017

Evento reuniu as principais novidades do setor em SP

Da Redação
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A 21ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas) ocorreu em São Paulo (SP) entre os últimos dias 16 e 20 de outubro. A seguir, alguns dos destaques do evento desse ano.




Mercedes Benz - A montadora alemã lançou sua linha de caminhões 2018, na Fenatran, com quase 30 novos recursos de tecnologia, conforto, segurança, desempenho e economia para as famílias Accelo, Atego, Axor e Actros.

Novo Accelo – Os caminhões leves Accelo 815 e Accelo 1016 e o médio Accelo 1316 6x2 receberam 15 novos recursos.

Entre as novidades inclui-se a nova cabina estendida (ganho de 180 mm), que amplia o espaço interno para os usuários. O novo câmbio totalmente automatizado de 6 marchas, sem pedal de embreagem, proporciona mais desempenho e conforto para o motorista na condução do veículo.



Destaque para o sistema de inteligência com auxílio de partida em rampa e controle de tração das rodas, que traz mais praticidade, segurança e economia na condução do caminhão.

O painel de instrumentos traz novas funções. O tanque adicional de combustível de 150 litros eleva para 300 litros a capacidade total do Accelo.

Atego – O câmbio automatizado de 8 marchas para o Atego 2426 6x2 aumenta o conforto de dirigibilidade para o motorista e assegura economia no consumo para os transportadores.

Já a nova geração do câmbio Mercedes PowerShift para o Atego 2430 6x2 e 3030 8x2, com auxílio de partida em rampa e sensor de inclinação de via, traz mais comodidade e segurança na condução do caminhão.

Axor - A principal alteração da linha Axor é o novo túnel do motor rebaixado, que torna o Axor o caminhão com o túnel mais baixo de sua categoria.

Actros – As novidades ficam por conta da nova grade frontal na mesma cor do caminhão, o que garante um design mais sofisticado e atraente nas estradas. Destaque ainda para novas cores de cabina, painel de instrumentos com novas funções, atualização da inteligência do câmbio e para o novo piloto automático.


Iveco - Completando 20 anos de operação no Brasil, a Iveco apresentou novas opções nas linhas Daily e Tector, séries personalizadas da Daily e do Hi-Way, em alusão ao aniversário da marca, e anunciou o investimento de US$ 120 milhões no desenvolvimento de novos produtos, em um período de 24 meses, a partir do segundo semestre de 2017 até o primeiro semestre de 2019.

A nova Daily City 30S13, nas versões chassi cabine e furgão, atende o mercado de cargas fracionadas em centros urbanos com restrições de circulação. O modelo estará à venda a partir do primeiro trimestre de 2018.

Na linha Tector a montadora apresentou, além do recém-lançado Tector Auto-Shift, os modelos 80-190 e 110-190, que serão comercializados a partir do último trimestre de 2018.
Com isso, a marca reforça a presença no segmento de médios, que engloba aplicações urbanas e específicas, como distribuição de bebidas, construção civil, entre outras.

No estande da Iveco o destaque eram as edições limitadas da Daily e do Hi-Way, em comemoração aos 20 anos da montadora. “Esses modelos foram pensados para serem artigos de colecionador. O design externo e o acabamento interno prezam pelo bom gosto e refinamento”, disse Ricardo Barion, diretor de Marketing da Iveco para a América Latina.



Se o mercado interno dá sinais de recuperação, as vendas para o exterior continuam sendo uma opção para expandir a participação da marca no setor. “Nos últimos anos reforçamos nossos negócios com parceiros da América Latina, como a Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai”, afirmou Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina.

Borba ressaltou, ainda, que no período entre 2014 e setembro de 2017 o ritmo das exportações para a Argentina cresceu faixa de 170%, o que representa um volume anual de duas mil unidades a mais, percentual que é observado também na venda de produtos para outros países da região. “No primeiro semestre de 2017 mais de 1.700 veículos da Iveco foram vendidos para o mercado latino-americano”, completou.

Scania - A Scania lançou um pacote de soluções que envolve produtos, serviços e o motorista, com o objetivo de reduzir o custo total da operação e aumentar a rentabilidade dos negócios dos clientes.

A Scania fez o lançamento de cinco caminhões e de dois serviços. Nos rodoviários, as novidades são os veículos com novas motorizações, de 450 e 510 cavalos, que oferecem até 5% a mais de economia de combustível.



Esses propulsores passam a ser equipados com um sistema de injeção de alta pressão, além de produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que duplica a resistência a fadiga.

O Heavy Tipper traz para a gama fora de estrada dois modelos para a mineração, sendo o 8x4 capaz de transportar até 25% a mais de carga líquida, reduzir em até 15% o custo por tonelada transportada e aumentar em 30% a vida útil na operação, o que significa cerca de um ano a mais de trabalho (sendo três a vida média das opções atuais do mercado), afirmou a Scania.

O outro lançamento é a expansão da gama V8 com um cavalo mecânico apto a acoplar no inédito Super Rodotrem, composição de 11 eixos, capacidade de 91 toneladas e 620 cv de potência, que inaugura um novo nicho para atender aos segmentos canavieiro, de grãos, insumos agrícolas e de produção rural.

Em serviços, a fabricante apresentou um programa de manutenção no qual, por meio da conectividade, o veículo informa o momento ideal de parar para a manutenção. Nesse novo sistema, o pagamento passa a ser mais dinâmico, personalizado e por tempo indeterminado; e feito de acordo com a quilometragem rodada de cada veículo e tarifação por consumo de combustível (ou seja, quanto mais economizar diesel menos o cliente pagará).

“Na Fenatran 2017, a Scania participa de forma consistente com soluções inteligentes, conectadas e sustentáveis. A partir de agora, nossas novidades de produtos e serviços elevam o mercado a outro nível para surpreender e atender o cliente”, afirmou Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.

DAF - A DAF Caminhões Brasil entrou no segmento off road ao lançar no mercado os modelos CF85 e XF105 para operações de cana e madeira. Os novos caminhões são produzidos na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, e chegam às concessionárias em 2018.




“Estamos entrando em um segmento com grande potencial comercial e nivelado pela qualidade e pelo baixo custo operacional. Os novos CF85 e XF105 superaram a expectativa dos nossos clientes durante os testes, com excelente performance, agregando alto torque e consumo de combustível abaixo da média. Com a qualidade do nosso produto e o relacionamento dos nossos concessionários, tenho a convicção que a linha off road será um sucesso. Somado a isso, estamos trazendo também o XF105 4x2 para os segmentos de cegonha, químico, baú e sider”, afirmou Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

O CF85 off road está disponível em três opções de cabine: a Day Cab, com teto baixo; a Sleeper Cab, com teto baixo e cama; e a Space Cab, com cama e teto alto.

No interior, os bancos vêm revestidos com capa de vinil, aumentando a durabilidade do estofamento e facilitando a limpeza. Os clientes também podem optar pelo acionamento manual dos vidros, facilitando uma possível manutenção.

A linha XF105 off road está disponível em duas opções de cabine, Comfort Cab e Space Cab, ambas com cama e agregando todos os opcionais e diferenciais da linha CF. Os dois modelos também contam com o primeiro degrau de acesso à cabine reforçado, aumentando sua durabilidade.

Os dois modelos são equipados com motor Paccar MX 13, de 12,9 litros. O CF85 com potência de 460 cv e o XF105 de 520 cv.  A transmissão é a ZF ASTronic automatizada de 16 marchas, preparada para uso severo.

Ambos os modelos têm PBTC de 125 toneladas e CMT de até 175 toneladas.
O chassi foi redesenhado, recebendo reforço para aplicações severas, com maior quantidade de carga. Há a possibilidade dos modelos virem equipados com reforço frontal para reboque, mais comum em operação florestal.

Ford - A Ford apresentou o Cargo Connect, um caminhão com avançadas tecnologias semiautônomas e de conectividade.

O Cargo Connect é um caminhão equipado com tecnologias de sensores, câmeras, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota.



Montado sobre um protótipo Cargo 2429 8x2 Torqshift, o primeiro da marca com essa configuração de tração, ele traz uma série de recursos semiautônomos com grande potencial de aplicação em veículos comerciais.

Na área da segurança, o Cargo Connect traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, alerta de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.

Para a produtividade, suas tecnologias incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem.

Tem também um sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução.

O Boné Alerta, criado no Brasil, é um exemplo de inovação da Ford Caminhões com foco na segurança nas estradas e bem-estar dos caminhoneiros. Com aparência de um boné comum, ele tem recursos inteligentes que ajudam o caminhoneiro a dirigir com mais segurança, alertando aos primeiros sinais de sono no volante.

Ele é equipado com sensores que monitoram os movimentos da cabeça e emite três tipos de alerta – vibratório, sonoro e visual – ao detectar sonolência, para o motorista fazer uma parada e descansar antes de seguir viagem. 

Ainda em fase de protótipo, o Boné Alerta não tem data programada de lançamento, mas a Ford demonstrou interesse em compartilhar a tecnologia com parceiros e clientes para viabilizar a sua chegada ao mercado.

Peugeot - Além do relançamento do Partner, furgão com o motor de 113 cv e capacidade para 800 kg de carga, que hoje detém 11% de participação em vendas no segmento, a Peugeot investe em uma nova geração de veículo utilitário: o Expert.

Ele será comercializado no Brasil em dois modelos (Expert Business 1.6 e Expert Business Pack 1.6). Com carga útil de 1.500 kg e volume de até 6,6m³, o furgão de 5,30m de comprimento, é versátil, concebido para o transporte em trechos urbanos e capaz de acessar estacionamentos, docas e qualquer tipo de local de carga e descarga com até 1,94m de altura máxima.



O Expert é equipado com o Moduwork, equipamento que possibilita o aumento de espaço para transportar cargas longas. Com a facilidade de elevar o assento lateral do passageiro a partir dessa modularidade, o utilitário libera espaço com superfície inferior plana e permite uma produtividade ainda maior ao veículo.

A porta lateral é deslizante e as portas traseiras, 50/50, possuem abertura de 90º, podendo chegar a um ângulo de 180º, que facilitam o carregamento e descarregamento, uma vez que não encostam no solo das áreas de abastecimento – como docas dos centros logísticos.

Com a abertura bipartida, inclusive, é fácil o avanço de uma empilhadeira. O assoalho é alto e em posição ergonômica, facilitando posicionamento adequado para carga e descarga.
O modelo conta com um motor 1.6 diesel, de 115cv / 30 kgfm de torque, associado a uma caixa manual de seis marchas. A autonomia é de até 1.000 km.

O furgão permite conservar o espaço de carga fechado no momento de destravar a cabine. Isso a partir da seletividade na abertura, ativada via botão no painel. Dessa maneira, apertando uma vez, é aberta apenas a região dianteira e, se apertado duas vezes, o carro todo é destravado.

Caso o veículo seja aberto quebrando uma das janelas, os botões de abertura da cabine ficam inativos. Isso significa que, em caso de roubo, não se pode destravar o espaço de carga pelo painel, o que permite segurança total do carregamento.

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