Publicidade
25/07/2017
Login
Entrar

FEDERAMINAS - Negócios em Foco

09/06/2017

Federaminas lança o projeto Pró-Município, idealizado para o desenvolvimento local

Assessoria de Comunicação da Federaminas
Email
A-   A+
Autoridades estaduais e municipais e lideranças das principais entidades empresariais mineiras participaram, na sede da Federaminas, do café de lançamento do Pró-Município, projeto idealizado pela entidade e executado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), objetivando o desenvolvimento econômico e social dos municípios pela integração das entidades empresariais, sociedade civil e poder público locais. A iniciativa será implantada em 26 cidades de diferentes regiões do Estado, e inspira-se em experiências bem-sucedidas realizadas em Medelín, na Colômbia; e Essen, na Alemanha.

No evento, em 5 de junho, o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, disse que o Pró-Município é um projeto revolucionário e que, no período de um ano, deverá apresentar abrangente diagnóstico das potencialidades e demandas necessárias ao desenvolvimento das diversas regiões mineiras.

Ele salientou que o projeto não é da Federaminas ou da associação comercial do município, mas de toda a comunidade, e deverá contribuir para o empoderamento da sociedade como um todo. Afirmou que o momento de crise econômica, social e política no País induz à busca do desenvolvimento das cidades pela integração dos entes sociais, públicos, privados e da sociedade civil, sendo esse o motivo que levou a entidade a propor à Codemig a realização do projeto.

Fundamentado em experiências de sucesso em cidades que se organizaram e se integraram em planos de desenvolvimentos locais, como Medelín, na Colômbia; e Essen, na Alemanha. O foco do trabalho será estruturar um conselho de desenvolvimento, constituído pelas diversas entidades da sociedade civil, entidades empresariais e do poder público municipal, construindo, de forma objetiva e factível, um plano de gestão municipal, além de estruturar processos de acompanhamento e cobrança de resultados, com a participação desses mesmos agentes, de maneira a responder aos anseios e necessidades da comunidade, gerando desenvolvimento socioeconômico municipal.

O consultor Clóvis Consoli, com iniciativa semelhante desenvolvida em Santa Catarina, afirmou que o grande objetivo do Pró-Município é deixar um legado para as cidades. Disse que o projeto busca o desenvolvimento sustentável com inclusão social nos municípios, com base em modelo de gestão municipal com processos estruturados, utilizando metodologia alemã já testada com sucesso no Brasil e que ouve cerca de 80 pessoas formadoras de opinião nas comunidades a respeito de sua visão sobre o futuro da cidade dentro de 20 anos.

Repercussão - Presente ao evento, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, relatou experiências bem-sucedidas de desenvolvimento local que conheceu em países europeus e que tiveram como pilar parceria entre os setores público e privado. Por isso, sustentou que o Pró-Município está no caminho certo e alcançará sucesso.

A gestora de Relacionamento e Negócios do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Muls, ao considerar que o momento nacional convida à construção de um projeto de nação, afirmou que o Pró-Município, por corresponder ao interesse das comunidades, é iniciativa merecedora de elogios. Assim, colocou o DC – que realiza o Minas 2032 – alinhado com o projeto da Federaminas.

Mardem Magalhães, diretor de Operações do Sebrae-MG, também ressaltou a importância do Pró-Município, dizendo que ele preenche lacuna de metodologia e experiência de implantação de projeto dessa natureza em Minas.

Também Fernando Passálio, superintendente do Fórum Permanente Mineiro de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), destacou o projeto e mostrou sua expectativa de que ele produza programas importantes e mais consistentes para o desenvolvimento dos municípios.

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MG) manifestou apoio à iniciativa através do seu gerente das câmaras temáticas. Oswaldo Dehon afirmou que o Pró-Município se adéqua a projetos do órgão voltados para melhorar o IDH de áreas do Vale do Jequitinhonha.

Estão incluídas no Pró-Município as cidades de Barão de Cocais, João Monlevade, Belo Oriente, Governador Valadares, Conceição do Mato Dentro, Ouro Preto, São João del-Rei, Além Paraíba, Santa Vitória, Unaí, João Pinheiro, Carmo do Cajuru, Arcos, Piumhi, São Roque de Minas, Muzambinho, Campos Gerais, Elói Mendes, Diamantina, Angelândia, Capelinha, Minas Novas, Turmalina, Janaúba, Porteirinha e Paraopeba (em parceria com a Faemg).

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

21/07/2017
Minas participa de mutirão de conciliação com 20 municípios
Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual (Pace) instalados em associações comerciais de cerca de 20 municípios localizados em diferentes...
21/07/2017
Fazenda estadual participa de bate-papo na TV Federaminas
Autoridades e técnicos da Secretaria da Fazenda participam na terça-feira (25), às 14h30, na sede da Federaminas, de bate-papo tributário sobre o Plano de...
21/07/2017
Posto de conciliação começa a funcionar na AC de Ouro Preto
O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (Pace) iniciou suas atividades na Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (Aceop), em 18 de julho....
21/07/2017
Primeira associação comercial do Estado completa 121 anos
Uma das mais antigas associações comerciais do País e a primeira criada em Minas Gerais, a entidade de Juiz de Fora (Acejf) comemorou seus 121 anos com uma cerimônia em...
15/07/2017
Lei cria condições especiais para os créditos tributários
Contribuintes em situação de inadimplência junto ao Estado têm até 31 de agosto para requerer ingresso no Plano de Regularização de...
› últimas notícias
Drogarias e cosméticos têm expansão em BH
MPEs e médias reivindicam regras melhores
Antecipando Copom, Santander reduz juros de linhas para pessoa física
Gasmig projeta expansão do mercado
Inflação: Consumidores esperam alta de 6,9% em 12 meses
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Multilaser prevê faturar R$ 1,950 bilhão
Semana Internacional do Café acontece em outubro, na Capital
Alta de imposto reduz atividade produtiva
PBH anuncia reajuste de 2,53% para 50 mil servidores
Vendas no varejo recuaram 3,2% no semestre, sinalizando melhora
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› DC Franquia
Guarde Mais abre 2ª unidade em Minas
Rede paulista Planeta Kids busca ampliar mercado em Minas Gerais
Nova Lima ganha primeira unidade da Pingu's English, voltada para crianças
Redes internacionais ganham espaço
Com 853 cidades, MG atrai atenção das franqueadoras
Leia todas as notícias ›
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


25 de July de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.