Publicidade
19/04/2018
Login
Entrar

DC Mais

11/11/2017

Filarmônica busca apoio de "amigos" a ações educacionais

Da Redação
Email
A-   A+
A Filarmônica de Minas Gerais acaba de lançar a edição 2017 do programa “Amigos da Filarmônica”. Com a iniciativa, o Instituto Cultural Filarmônica busca apoio de pessoas físicas em favor da Programação Educacional da Orquestra, por meio de contribuições diretas ou incentivadas. As contribuições diretas podem ser feitas em qualquer época; já as incentivadas, que são declaradas e abatidas no Imposto de Renda Pessoa Física 2018 (ano-base 2017), precisam ser feitas até o dia 29 de dezembro de 2017.

Este é o terceiro ano do programa. Nas primeiras edições, 348 pessoas responderam ao chamado, e suas contribuições foram fundamentais para a execução dos quatro programas de cunho educacional que têm como foco a formação de público para a música clássica, o incentivo a novos compositores e o aprimoramento de jovens regentes. Nesse período, 163 escolas municipais e estaduais participaram dos Concertos Didáticos (Foto), permitindo a 8.100 crianças um primeiro contato com a música clássica; 17.916 pessoas assistiram, em família, aos Concertos para a Juventude; 61 compositores brasileiros participaram do Festival Tinta Fresca, enviando suas obras para a banca examinadora, sendo que as nove obras selecionadas foram apresentadas ao público em concertos gratuitos; e 69 jovens regentes se inscreveram e 29 participaram do Laboratório de Regência, visando o aprimoramento de seus talentos.

O programa Amigos da Filarmônica é uma forma de permitir que admiradores da orquestra contribuam diretamente para suas ações educacionais. Ao colaborar com a Filarmônica de Minas Gerais, o Amigo recebe contrapartidas como ingressos para alguns concertos, acesso aos ensaios abertos e visita guiada à Sala Minas Gerais.

A inscrição no programa e a contribuição podem ser feitas pela internet ou pessoalmente, na Sala Minas Gerais, em dias de concerto, e também por depósito bancário. As pessoas interessadas podem acessar o site da Orquestra (filarmonica.art.br), enviar um e-mail para amigos@filarmonica.art.br ou ligar para o telefone (31) 3219-9029.

História - Belo Horizonte, 21 de fevereiro de 2008. Após meses de intenso trabalho, músicos e público viam um sonho tornar-se realidade, com o concerto inicial da primeira temporada da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Criada pelo Governo do Estado e gerida pela sociedade civil, nasceu com o compromisso de ser uma orquestra de excelência, cujo planejamento envolve concertos de série, programas educacionais, circulação e produção de conteúdos para a disseminação do repertório sinfônico brasileiro e universal.

Formas de contribuição

1. Incentivada, abatendo o valor do Imposto de Renda de Pessoa Física. A legislação brasileira permite a destinação de até 6% do imposto devido para projetos culturais. As contribuições a serem declaradas no Imposto de Renda de 2018 (ano-base 2017) precisam ser feitas até o dia 29 de dezembro de 2017.

2. Direta, sem abatimento no imposto de renda, podendo ser feita em qualquer época do ano.

Como fazer a contribuição

1. On-line: pelo site filarmonica.art.br ou digitando fil.mg/amigos no navegador.
2. Na Sala Minas Gerais (em dias de concerto): no balcão do programa Amigos da Filarmônica.
3. Por depósito bancário: o depósito pode ser feito nas contas indicadas no site.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

19/04/2018
TCU aponta problemas na transposição do "Velho Chico"
Brasília - Relatório de avaliação sobre as ações de transposição do rio São Francisco na fase de pré-operação...
19/04/2018
Curtas DC Mais 19/04
DC concorre a prêmio O DIÁRIO DO COMÉRCIO está entre os dez finalistas do VII Prêmio de Jornalismo Ibero-americano da IE Business School, com a...
19/04/2018
Agenda Cultural 19/04
Circuito de gastronomia Dia do Porco – Atrações musicais, aulas de gastronomia, feira de produtores e barraquinhas de comidas prometem lotar a rua Sapucaí,...
18/04/2018
Enzima devoradora de plástico pode ser trunfo contra poluição
Cientistas do Reino Unido e dos Estados Unidos anunciaram a criação de uma enzima devoradora de plástico, que no futuro poderá ajudar no combate à...
18/04/2018
Curtas DC Mais 18/04
Audiovisual O Projeto de Lei 5.103/208, que institui uma política permanente em Minas Gerais para fomento à indústria do audiovisual, foi protocolado e apresentado, na...
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


18 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.