14/08/2018
Login
Entrar

DC Lab

06/07/2017

Finep Startup investe R$ 1 milhão por empresa

Iniciativa, que contou com o apoio da Fiemg Lab e P7 Criativo, pretende reduzir gap de financiamento existente
Ana Carolina Dias
Email
A-   A+
Cabral: esperamos evitar que empreendimentos viáveis e sustentáveis morram pela falta de viabilidade financeira/Divulgação
Investimento de até R$ 1 milhão para cada uma das startups selecionadas é o destaque do programa de fomento à inovação e a empresas nascentes lançado na última terça-feira (4), no auditório do Fiemg Lab, localizado no hub de inovação e empreendedorismo Atmosphera, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O Finep Startup é uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que pretende minimizar gap de financiamento existente no cenário de investimentos necessários para empreendimentos de base tecnológica. A Fiemg Lab e o P7 Criativo são os parceiros organizadores do evento.

As inscrições estão abertas até o dia 7 de agosto no site do Finep Startup e podem participar startups com nível de maturidade próximo à viabilidade comercial, que possuem protótipo, MVP ou prova de conceito e precisem de um aporte intermediário para dar escala, levar seus produtos ao mercado e eventualmente continuar uma trajetória de crescimento.

O analista de Departamento de Investimentos em Fundos e Participações da Finep, Alexandre Cabral, pontuou detalhes do edital e ressaltou que a principal finalidade do programa é atuar como um instrumento de alavancagem de empresas para que elas cheguem sustentáveis ao mercado. “Havia uma lacuna, que é o momento do crescimento. A Finep traz esse instrumento inovador para completar a sequência de tipos de investimento que o empreendimento de base tecnológica precisa. Com isso, esperamos evitar que empreendimentos viáveis e sustentáveis, do ponto de vista tecnológico, morram pela falta de viabilidade financeira para atingir uma maturidade comercial”, explicou Cabral.

O edital, que propõe um Contrato de Opção de Compra, vai apoiar 50 empresas por ano, sendo 25 por rodada de investimento a cada semestre. Para se candidatar, as startups devem se encaixar em um dos 14 setores-alvo que são: Educação, Cidades Sustentáveis, Fintech, Internet das Coisas, Economia Criativa, Energia Renovável, Defesa, Mineração, Petróleo - Tecnologias submarinas, Manufatura avançada, Biotecnologia, Agritech, Biologia Sintética e Building Information Modeling (BIM).

Para o subsecretário de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Leonardo Dias, a participação da Fiemg na iniciativa mostra que a instituição está engajada no desenvolvimento da inovação proposto pelo governo de Minas Gerais. “Precisamos diversificar nossa economia e atualmente o investimento em inovação e tecnologia é um programa estratégico de governo. Esse lançamento mostra que estamos com esse projeto de transformar Minas no melhor lugar para inovar no País e fazer de Belo Horizonte a capital da inovação e estamos todos conectados nesse sentido”, destacou Dias.

Enfatizando que o capital é um dos instrumentos fundamentais para um ecossistema bem-sucedido, o superintendente de Desenvolvimento Industrial do Sistema Fiemg, Marcos Mandacaru, afirmou que o programa é um passo importante para aproximar as startups locais das fontes de recursos. “Nós temos a questão do capital como fundamental. Apesar dos avanços nos últimos anos, a nossa cultura de capital-semente, capital-anjo e venture capital ainda é incipiente e por isso dependemos muito do capital público. A presença da Finep aqui para apresentar o Finep Startup é um pontapé para essa aproximação”, comentou Mandacaru.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

12/07/2017
Diário do Comércio adere à trilha da inovação
Projeto do jornal acompanha o dia a dia das startups aceleradas no Fiemg Lab
11/07/2017
Psicologia Viva inicia processo de internacionalização
Plataforma inicia este mês operação no Chile, com apoio do governo
11/07/2017
Processos seletivos ganham aliado
A procura pelo candidato ideal para uma vaga de emprego pode significar uma caixa de entrada cheia de e-mails e diversos currículos a serem analisados para a triagem dos profissionais...
05/07/2017
Startups abrem oportunidades de emprego
O crescimento do número de startups em Minas Gerais e no Brasil pode representar uma opção para quem procura por oportunidades de emprego diante do contexto de crise...
29/06/2017
Descarte Legal conecta receptoras e geradoras de resíduos
Plataforma já recebeu mais de 250 demandas
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


14 de agosto de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.