19/06/2018
Login
Entrar




Internacional

12/06/2018

FMI vê dúvidas sobre economia crescerem após reunião do G-7

AE e Reuters
Email
A-   A+
Berlim/ São Paulo – As nuvens sobre a economia global ficaram ainda mais escuras, especialmente desde a divisão dos líderes do grupo das sete maiores economias na cúpula desse fim de semana, disse ontem a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

Lagarde, falando em coletiva de imprensa conjunta em Berlim com os chefes de outras importantes organizações econômicas e a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que a confiança dos empresários está diminuindo devido a medidas que atrapalham o comércio.
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, acrescentou: “Temos, portanto, que parar com essa escalada de tensões. Um processo difícil não será útil”.

Ruim para todos - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou ontem que expressou, durante a cúpula do G-7, no Canadá, seu “profundo desapontamento” com a decisão “injustificada” dos Estados Unidos de aplicar tarifas sobre a importação de aço e alumínio da União Europeia, mas ressaltou a necessidade de se evitar uma escalada de medidas “olho por olho” no comércio global.

“A perda de comércio por meio de tarifas diminui competição, reduz produtividade, remove o incentivo para inovar e ultimamente faz todos mais pobres”, falou a premiê em discurso na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico.

Como solução ao impasse gerado pelas tarifações levadas adiante por Washington e as retaliações anunciadas por Bruxelas, May propôs fazer o sistema comercial internacional baseado em regras “funcionar melhor”, inclusive pelo encorajamento a que a Organização Mundial do Comércio (OMC) opere “mais efetivamente”.

“Ação multilateral é o caminho certo para se alcançar isso”, cravou. “Não se pode fazê-lo ao promover ação unilateral contra seus parceiros”.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

19/06/2018
Bloco mira novos parceiros comerciais pelo mundo
Líderes estão reunidos no Paraguai
19/06/2018
Trump quer criação de ?Força Espacial?
Washington - O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse ontem que vai ordenar a criação de um sexto ramo das forças armadas do país para abrir caminho...
19/06/2018
Eleito, Duque promete crescimento e rigidez em acordo de paz com as Farc
Bogotá - O presidente eleito da Colômbia, Iván Duque, prometeu unir um país dividido com seus planos de endurecer um acordo de paz com a guerrilha Farc e retomar o...
16/06/2018
EUA impõe tarifas e inicia "guerra" com a China
Em resposta, chineses anunciaram que aplicarão mesma taxa sobre igual volume de produtos americanos
16/06/2018
Venda a chineses pode ser menor em 8 anos
São Paulo - As importações chinesas de petróleo venezuelano podem cair para o menor patamar em quase oito anos em julho, enquanto o produtor da...
› últimas notícias
Preço do diesel recua R$ 0,41 em Minas
Mais de 40% das empresas usam planilhas ao contratar
Inadimplência recua na Capital
TCU vai apurar se cobrança por despacho de bagagem reduziu preços das passagens
Governo espera movimentar a economia com liberação de saques
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de junho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.