19/08/2018
Login
Entrar

DC Auto

27/07/2018

Ford lança a linha 2019 do compacto Ka

Principal novidade é a versão FreeStyle, com motor 1.5 de 136 cv e câmbio automático de 6 marchas
AMINTAS VIDAL* de Gramado (RS)
Email
A-   A+
O nome FreeStyle batizou uma série especial do Ford EcoSport, ainda na primeira geração. Ela fez tanto sucesso que virou versão de linha e, até hoje, é a mais vendida do SUV compacto da marca.

Para a versão aventureira do seu modelo mais vendido atualmente, o Ka hatch, a Ford não perdeu tempo e usou o mesmo nome. Já o modelo de três volumes, o Ka+, mudou de nome e passa a responder por Ka Sedan. As duas carrocerias também receberam uma nova versão topo de linha, a Titanium.

Toda a linha ganhou novos para-choques, detalhes nas grades, faróis e lanternas. O prolongamento da grade inferior cria um vinco em forma de “C” que sobe pelas laterais do para-choque dianteiro.

Essa é a nova assinatura visual da marca que estreia no Brasil através do Ka. De forma mais discreta, a assinatura se repete no para-choque traseiro. Os elementos das grades receberam novos desenhos, cores e materiais de acabamento. Os faróis e lanternas receberam pequenas mudanças internas, tanto em desenho quanto nas superfícies refletivas.

No interior, a parte central do painel foi redesenhada para receber a nova central multimídia com tela flutuante ou o sistema de som mais simples. Já no caso da versão de entrada do Ka hatch, a peça foi refeita para receber um som convencional a ser instalado pelo cliente.

As demais peças internas mantiveram seus desenhos ganhando, apenas, novas cores e materiais de acabamento. Por fim, os bancos receberam novas padronagens: tecido  e material sintético que imita o couro na versão FreeStyle e totalmente em material sintético, com detalhes perfurados, na versão Titanium.

Versões - As versões de entrada S, SE e SE Plus trazem os mesmos equipamentos básicos, mas se diferenciam, principalmente, pelos sistemas multimídia. Os itens de série, da versão S, são: computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, vidros elétricos dianteiros, quatro alto-falantes, iluminação no porta-luvas, ar-condicionado, direção elétrica, trava elétrica das portas, banco traseiro bipartido (60/40), rodas de aço de 14 polegadas, ganchos Isofix para cadeiras infantis, airbags frontais e freios ABS.

A SE acrescenta rádio My Connection com bluetooth, compartimento para celular no painel e maçanetas e retrovisores na cor do veículo.

Já a SE Plus traz a central multimídia Sync 3 com tela flutuante de 6,5 polegadas, duas entradas USB iluminadas e de carregamento rápido, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, rodas de aço de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e faróis de neblina.

Da primeira à última versão de entrada, são R$ 2,5 mil de diferença, um valor competitivo para a categoria.

A versão intermediária SEL, exclusiva na carroceria sedan, soma à SE Plus os seguintes itens: mais quatro airbags (totalizando seis), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, bancos parcialmente em material sintético que imita o couro, câmera de ré, alarme volumétrico, setas nos retrovisores e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Aventureiro - O Ka FreeStyle, versão exclusiva na carroceria hatch, é o mais diferenciado. Seus para-choques têm desenho mais encorpado e possuem imitação de peito de aço na parte inferior central.

Nas laterais, molduras em plástico preto contornam as caixas de roda passando pelas soleiras e formando uma linha contínua ao redor do carro. Sobre o teto, barras longitudinais deixam a versão preparada para receber um rack (acessório vendido à parte) com capacidade para transportar até 50 kg de carga.

No interior, a parte superior do painel é na cor “laranja queimado”, mesma cor usada nos grafismos do tecido dos bancos e em detalhes dos acabamentos das portas. As demais partes são moldadas ou revestidas na cor preta, assim como no teto. Outra exclusividade da versão são os tapetes de borracha em forma de bandejas, inclusive no porta-malas.

Como a versão tem altura elevada, 188 mm de vão livre, e ainda a possibilidade de transportar peso extra sobre o teto, ela também recebeu alterações mecânicas para garantir o controle direcional: afastamento de 30 mm entre as rodas (aumenta a estabilidade), pneus mais largos (185 /60/R15) e maior diâmetro da barra estabilizadora, 23 mm.

De série, o Ka FreeStyle vem com controle de tração e de estabilidade, seis airbags, central multimídia Sync 3, rodas exclusivas de 15 polegadas e todos os outros equipamentos básicos das versões citadas anteriormente.

A versão Titanium existe para as duas carrocerias, mas apenas com o motor 1.5 de 3 cilindros e câmbio automático de seis marchas. Além de todos os equipamentos disponíveis na versão SEL, ela agrega bancos totalmente revestidos em material que imita o couro e partida por botão com chave presencial.

O câmbio automático de 6 marchas, exclusivamente conjugado às versões com motor 1.5, elevam os preços das mesmas em R$ 4,5 mil.

MOTORES 1.0 E 1.5 DE 3 CILINDROS

O motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas continua o mesmo, um dos melhores da categoria. Ele conta com tecnologias como o duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, correia banhada a óleo, sistema duplo de resfriamento e apresenta uma das maiores taxas de compressão entre seus pares, 12:1.

Ele desenvolve um torque de 100,0 Nm a 3500 rpm (Gasolina) e 105,0 Nm a 4500 rpm (Etanol). Sua potência atinge 80/85 cv (gasolina/etanol). Ele é acoplado apenas ao câmbio manual de cinco marchas, que passou por algumas melhorias.

A marcha a ré passou a ser sincronizada e a primeira, a segunda e a terceira marcha, ganharam dupla sincronização. O conjunto é o mais leve entre os concorrentes, aproximadamente 30 kg a menos, e usa a menor quantidade de óleo da categoria.

O motor 1.5 de três cilindros e 12 válvulas, que já equipa o EcoSport, é novidade na linha Ka.

Além das mesmas tecnologias do motor 1.0 citadas, ele ainda conta com tuchos hidráulicos com balancins roletados e bomba de óleo variável com dois estágios de controle de pressão.

É capaz de desenvolver um torque de 150 Nm entre 3500 e 5000 rpm (gasolina) e 150 Nm entre 3000 a 6000 rpm (etanol). Sua potência atinge 128/136 cv (gasolina/etanol).

Esse motor é oferecido em conjunto ao câmbio manual ou ao câmbio automático de 6 marchas, outra novidade deste lançamento. Essa transmissão permite as trocas através do botão posicionado na alavanca de marchas, mas seria melhor se fosse em aletas atrás do volante.

Outro recurso é a posição Sport, em que as marchas são trocadas em rotações mais altas do motor, priorizando o desempenho. O sistema é do tipo “inteligente”, que aprende a forma de condução do motorista,  otimizando a dirigibilidade.

PREÇOS DE CADA VERSÃO - FORD KA 2019:

Ka 1.0 S – R$ 45,49 mil
Ka 1.0 SE – R$ 45,99 mil
Ka 1.5 SE – R$ 51,99 mil
Ka 1.5 SE (automático) – R$ 56,59 mil
Ka 1.0 SE Plus – R$ 48,49 mil
Ka 1.5 SE Plus – R$ 54,49 mil
Ka 1.5 SE Plus (automático) – R$ 58,99 mil
Ka 1.5 Freestyle – R$ 63,49 mil
Ka 1.5 Freestyle (automático) – R$ 67,99 mil
Ka 1.5 Titanium (automático) – R$ 68,99 mil
Ka Sedan 1.0 SE – R$ 49,49 mil
Ka Sedan 1.5 SE – R$ 57,99 mil
Ka Sedan 1.5 SE (automático) – R$ 62,49 mil
Ka Sedan 1.0 SE Plus – R$ 51,99 mil
Ka Sedan 1.5 SE Plus – R$ 57,99 mil
Ka Sedan 1.5 SE Plus (automático) – R$ 62,49 mil
Ka Sedan 1.5 SEL – R$ 65,99 mil
Ka Sedan 1.5 Titanium (automático) – R$ 70,99 mil

*O colaborador viajou a convite da Ford

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

17/08/2018
Cayenne, da 3ª geração, chega ao Brasil
Utilitário esportivo da Porsche apresenta novas opções de motores turbo e sistemas ativos de chassi
10/08/2018
Nova geração Scania chega ao Brasil
Dois anos após o lançamento na Europa, linha de caminhões é apresentada na América Latina
03/08/2018
Câmbio automático para Gol e Voyage
Modelos da VW passam a contar com essa opção de transmissão em substituição à automatizada
20/07/2018
Câmbio automático para Polo e Virtus 1.6
Versão visa atender, principalmente, o público PCD e modelos ficam abaixo da faixa de R$70 mil
13/07/2018
Spin ganha novo design para a linha 2019
Segunda fileira de bancos passa a ser corrediça e versão aventureira tem opção de sete lugares
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


18 de agosto de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.