Publicidade
26 de April de 2017
Login
Entrar

FAPEMIG - Ciência e Inovação em Minas

14/09/2016

Fórum debate novos rumos para a mineração

Assessoria de Comunicação da Fapemig
Email
A-   A+
Com o objetivo de encontrar novas saídas para a mineração, de modo a transformá-la em uma atividade mais sustentável, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) realizam, hoje, o II Fórum Minas e Mineração no Século XXI - série de seminários e workshops que se propõem alavancar transformações positivas no setor mineral.

O evento faz parte de um conjunto de ações do Projeto Nova Mineração, desenvolvido pela Fapemig, que desde março de 2016 busca induzir, estruturar e fortalecer grupos científico-tecnológicos, industriais, governamentais, não-governamentais e comunitários em prol de uma mineração mais competitiva, segura, sustentável e inclusiva.

Nesta edição, o centro da discussão são os rejeitos e resíduos gerados pela indústria mineral. O assessor especial do Projeto Nova Mineração, Renato Ciminelli, destaca a importância de um evento como este: “Guiados pela ótica da pesquisa, desenvolvimento e inovação esperamos contribuir efetivamente com um melhor entendimento entre os atores relevantes para essas questões”, diz.

A novidade desta edição é o lançamento da Plataforma R3 Mineral, na solenidade de abertura do encontro. Esta é uma ferramenta que pode ser entendida como uma plataforma ou uma rede de articulações e desenvolvimentos efetivos liderados por profissionais e instituições comprometidas efetivamente com a solução de questões inerentes ao impacto de resíduos e rejeitos sobre a competitividade, segurança e sustentabilidade da mineração.

O Fórum é direcionado a mineradoras, empresas de engenharia e consultoria, pesquisadores, entidades de classe e empresas potenciais usuárias dos rejeitos e resíduos, pesquisadores, governos e comunidades mineradoras interessadas e impactadas. O encontro está sendo realizado no Auditório Francisco de Assis Magalhães Gomes do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) - prédio 41, no campus Pampulha da UFMG. O Fórum acontece das 8h30 às 18 horas.

Plataforma R3 Mineral - A Plataforma R3 Mineral vem sendo estruturada desde maio de 2016. Compõem a plataforma pesquisadores de várias universidades e centros de pesquisa, técnicos e executivos de empresas mineradoras, associações de classe de segmentos potenciais usuários de rejeitos e consultores.

O foco do grupo está na utilização de rejeitos em larga escala, e em diferentes atividades, como a agricultura, pavimentação e construção civil. A proposta é que a Plataforma R3 Mineral não seja apenas um fórum de debates, mas também um núcleo promotor de projetos e ações.

A expectativa é de que “ao final do evento, seja acordada com a comunidade presente e os membros da plataforma uma agenda prioritária para resíduos e rejeitos e seja feita a captação de novos parceiros relevantes”, ressalta o assessor especial do Projeto Nova Mineração, Renato Ciminelli.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

23/11/2016
Inatel oferece workshop sobre tecnologia 5G na Fapemig
O padrão da nova geração da comunicação móvel vai ser definido em 2020, mas instituições de pesquisa e empresas do mundo todo já...
03/11/2016
Pesquisa contribui para a melhoria do plantio de café em Minas Gerais
Responsável pelo cultivo de aproximadamente 50% do café tipo exportação, Minas Gerais é o maior produtor do fruto no Brasil. Pensando em melhorar a qualidade da...
10/09/2016
Estudantes desenvolvem sistema de segurança para bicicletas
Cada vez mais comum nos grandes centros, as bicicletas são um veículo de transporte caracterizado pelo baixo custo de manutenção e por possibilitarem boa prática...
24/08/2016
Peixe-zebra torna-se modelo de pesquisa científica
O peixe-zebra, também chamado zebrafish ou peixe paulistinha, tem se tornado uma espécie aliada da ciência nas pesquisas da área biomédica, nos estudos...
17/08/2016
Pesquisa mostra relação entre mães encarceradas e seus filhos
Inaugurada em 2009, na cidade de Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade (CRGPL) é uma...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.