Publicidade
21/05/2018
Login
Entrar

Negócios

16/05/2018

Franqueado da 5àsec na Capital usa o intraempreendedorismo para fugir da crise

Daniela Maciel
Email
A-   A+
Intraempreendedorismo ou empreendedorismo interno diz respeito à capacidade de inovar e/ou ser empreendedor dentro dos limites de uma organização já estabelecida. No franchising, sistema caracterizado pela transferência de conhecimento e pelo estabelecimento de padrões, a ação é bem-vinda e sinal de uma relação madura entre franqueador e franqueados.

Em Belo Horizonte, o empresário André Bernardes de Castro tem duas unidades da lavanderia 5àsec, uma na região Centro-Sul e outra na Pampulha. Ao ver os negócios minguarem diante da crise econômica atravessada pelo País, não teve medo de buscar novos parceiros. Encontrou nos hotéis uma demanda reprimida.

“Com a crise os clientes sumiram e eu não podia ficar esperando sentado. Comecei a pensar em quais empresas poderiam precisar de serviços de lavanderia. Os hotéis são um grande nicho. Além das peças que precisam ser lavadas, por lá passam muitos hóspedes que também precisam do serviço de modo particular”, relembra Castro.

A tarefa de conquistar esses novos clientes, mineiramente conservadores, não foi fácil. No início de 2017 eram apenas dois hotéis. Atualmente já são 20 e o empresário se orgulha de dizer que nunca perdeu um contrato realizado. Além dos enxovais, ele prospectou outras oportunidades dentro das unidades hoteleiras, como a lavagem de uniformes, por exemplo. O valor da marca 5àsec também contou durante as negociações.

“Essa experiência mostrou também o poder da marca. Além da expertise, a franqueadora nos cede a sua credibilidade. Ao mostrar o tamanho e os diferenciais da 5àsec eu ganhava respeito nas negociações”, destaca o franqueado.

Do lado da franqueadora, iniciativas como a de Castro são incentivadas. Segundo o diretor de franquias da 5àsec, Alex Quezada, a transferência de conhecimento acontece nos dois sentidos. O franqueado é o especialista que está na ponta do atendimento. É ele que conhece as necessidades locais e pode apontar inovações necessárias ainda pouco percebidas pela franqueadora.

“A história do André mostra que a crise pode gerar oportunidades. O nosso papel em casos com o dele é receber a ideia, verificar o grau de replicabilidade e fazer os ajustes necessários, se for o caso. As ideias também passam pelos comitês de inovação e pelo Conselho de Franqueados. É preciso lembrar, também, que uma franquia trabalha em cima de padrões, então as ideias têm que ser colocadas em prática depois de estudas sob pena de descaracterização da marca e da qualidade do serviço prestado ao consumidor”, alerta Quezada.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

19/05/2018
Projeto da Cidade Médica será retomado
Plano de construir o cluster de saúde no Vetor Norte de Belo Horizonte passou por mundanças para ser viabilizado
19/05/2018
Tratabem passa por expansão e terá 25 unidades na RMBH neste ano
As duas unidades da Tratabem, marca da iGUi Worldwide, especializada no tratamento e assistência técnica de piscinas, que estão sendo inauguradas em Belo Horizonte, são...
19/05/2018
Sorocred aposta no mercado varejista de Minas
Empresa paulista fechou acordo com rede de lojas no Estado
19/05/2018
Empresas de investimento estão repensando a participação no Facebook
Boston - Diversas empresas de investimentos socialmente conscientes estão vendendo ou repensando suas participações no Facebook, insatisfeitas com as medidas adotadas pela...
19/05/2018
Fintechs, um destino sem volta
De uns tempos para cá surgiram as Fintechs (financial technology): empresas geralmente fundadas por jovens, com objetivo de criar novas formas de apresentar produtos e serviços...
› últimas notícias
Minas Gerais cria 23.563 vagas em abril
Two-Flex Aviação transporta cargas entre Varginha e BH
Governo fala que estuda redução de impostos
Caminhoneiros anunciam greve contra preço do diesel
Sigma aporta R$ 230 mi na produção de lítio
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de maio de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.