17/07/2018
Login
Entrar




Agronegócio

12/04/2018

Gado Senepol é tema de Mostra em Uberaba

Da Redação
Email
A-   A+
O Brasil se destaca como referêncial mundial na seleção da raça/Divulgação
A raça bovina Senepol terá, entre os dias 29 de abril e 5 de maio, um evento especial na capital do Zebu, a cidade de Uberaba, que é considerada um dos maiores polos de genética bovina do mundo. A “Mostra Senepol na Terra do Zebu” acontecerá na Central Uberaba e terá em sua programação um dia de palestras e exposição de touros, matrizes e bezerros com registro genealógico e de animais meio-sangue da raça pertencentes a criatórios associados à Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

Como o Brasil é referência mundial na seleção da raça, a expectativa é de que visitantes de vários países passem pelo local. Além de conhecerem exemplares da raça, os participantes terão a oportunidade de se aprofundar sobre a pecuária de corte e sobre as novas tecnologias aplicadas à seleção animal e ao manejo.

Palestras - No dia 3 de maio, especialistas brasileiros e do exterior ministrarão palestras técnicas. O diretor da Hangar Projetos Estratégicos, Jorge Dias, abrirá o evento falando sobre as estratégias para atuar no mercado externo de genética bovina. Já o superintendente técnico Celso Menezes abordará o tema cruzamento industrial. O médico veterinário Athos de Assunção Pastore apresentará as práticas de reprodução. Na sequência, o pesquisador da Unesp, José Fernando Garcia, destacará os benefícios da genômica aplicados na raça Senepol. O pesquisador norte-americano Tad Sonstegard, especialista em edição de genes, encerrará o ciclo de palestras abordando a história da raça Senepol por meio da genômica. A palestra terá tradução simultânea.

Ao final das apresentações, os visitantes poderão degustar a carne Senepol, que tem como diferenciais a maciez e o sabor. Ainda no dia 3 de maio, haverá visitas monitoradas pela Central Uberaba, quando os participantes poderão conhecer os touros da raça que estão em coleta de sêmen na empresa.

Leia também:
Cartilha traz opções para uso de resíduos


Mercado em alta - O evento é resultado da parceria firmada neste ano entre a ABCB Senepol e a Central Uberaba para a promoção da raça e a viabilização da coleta de sêmen e de embriões para todos os criadores, independentemente do tamanho da propriedade.
“A raça está cada vez mais sendo utilizada em cruzado industrial com raças zebuínas por garantir maior ganho de peso em menor tempo, encurtando o ciclo de produção. Além disso, apesar de ser um taurino, consegue cobrir a vacada a campo mesmo em regiões de clima quente”, assegura o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara Gustin.

Uma pesquisa divulgada neste ano pela Scot Consultoria atestou que os ganhos com a raça na pecuária comercial vão desde a fase de nascimento e desmama até o abate. Os bezerros meio-sangue são desmamados com uma arroba a mais e, na fase final de produção, é possível abater as fêmeas cinco meses mais cedo, enquanto nos machos a redução é de quatro meses, todos comparados a outras raças.

De acordo com o diretor da Central Uberaba, Gilmar Ferreira, a mostra “Senepol na Terra do Zebu” vem para auxiliar os criadores no trabalho de melhoramento genético das raças bovinas.

Os criadores associados à entidade interessados em participar do evento podem fazer inscrição até o dia 23 de abril, por e-mail (marketing@senepol.org.br).

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

17/07/2018
Produtores devem renegociar dívidas
Após revogação do Refis, pelo governo, indicação é de que procurem instituições financeiras
17/07/2018
Tempo seco e quente ameça a safra de trigo no Paraná
São Paulo - A previsão de tempo seco e temperaturas acima da média pelas próximas duas semanas acende o sinal de alerta para a safra de trigo do Paraná, o...
17/07/2018
China vai impor tarifas extras sobre importações de açúcar
Pequim - A China irá impor tarifas extras sobre importações de açúcar fora de cotas, o que será válido para produtos de qualquer origem a partir...
17/07/2018
Com bloqueio nas estradas e embargo da Rússia, exportações recuaram 18,9%
São Paulo - As exportações d e carne suína do Brasil no primeiro semestre de 2018 totalizaram 278,3 mil toneladas, uma queda de 18,9% ante as 343,3 mil toneladas de...
14/07/2018
Faturamento com produtos mineiros cai 5,9%
No primeiro semestre, os negócios movimentaram R$ 3,72 bilhões, com recuo de 11,6% no preço médio
› últimas notícias
Prado Shopping não deve ser inaugurado até 2020
MPF pede cassação de fase 3 do Minas-Rio
Arrecadação estadual registra redução de 13,4%
Produção de minério de ferro da Vale recua em Minas Gerais
Vale D'ouro investe R$ 15 mi para atender mercado externo
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


17 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.