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27/10/2017

Grupo Trigo reposiciona marcas no mercado

Uma das estratégias da rede é a criação de uma culinária mais sofisticada sem aumento de preço
Daniela Maciel
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O Grupo Trigo detém as marcas de restaurante Spoleto, Koni e Domino?s Pizza/Rodrigo Azevedo/Raz Fotografia
Dono das marcas Spoleto, Koni e Domino’s Pizza, o Grupo Trigo tem investido no reposicionamento das marcas no mercado, apostando na criação de uma culinária mais sofisticada sem aumento de preço. A estratégia que já se consolidou no Spoleto, com o projeto “Nossa Cozinha Italiana”, se repete agora no Koni. As mais de 100 lojas, espalhadas por 10 estados, vão ganhar um ambiente mais moderno e clean, além de cardápio mais sofisticado.

A implantação do modelo começou pelo Rio de Janeiro e Distrito Federal. A expectativa é de que todas as lojas sejam repaginadas em dois anos. O aporte mínimo para a abertura de uma franquia é de R$ 490 mil e de R$ 65 mil para reforma (valores referentes ao modelo box adotado em shopping center), com retorno de investimento estimado para 36 meses e faturamento médio mensal de R$ 118 mil.

De acordo com o gerente nacional de desenvolvimento e expansão do Grupo Trigo, Carlos Eduardo de Melo, 75% das operações do Koni estão concentrados no Rio de Janeiro. “O nosso objetivo é continuar o propósito com a causa do Grupo Trigo, que é democratizar a boa culinária no mundo. São produtos com muita qualidade com preço justo, para todos. É uma evolução completa na cozinha, inclusive nos uniformes, e resgatando o conceito de culinária, em que o gerente do restaurante é um chef de cozinha, dando muita atenção aos detalhes de todos os produtos serviços. Os franqueados têm topado investir nessa reforma porque acreditam que esse projeto trará um novo patamar de evolução para a marca”, explica Melo.

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O restaurante tem apenas duas operações em Minas Gerais, ambas na Capital. A expectativa é de que após a reformulação a expansão tome fôlego no território mineiro. “Temos muitas oportunidades em Minas Gerais, inclusive em bons shopping centers, que têm revisado seus custos. As marcas são vivas e cada uma tem o seu ciclo de vida dentro do grupo. O Koni lançou o conceito de culinária rápida no Rio. A expansão aconteceu lá e tem sido feita aos poucos para outros estados. Com essa transformação vamos voltar a expandir, inclusive em Minas Gerais”, garante o gerente nacional de desenvolvimento e expansão do Grupo Trigo.

Se o Koni ainda não conquistou os mineiros, a Domino’s Pizza aposta no mercado de Minas Gerais - atualmente são cinco unidades em Belo Horizonte, uma em Juiz de Fora (na Zona da Mata) e duas em Uberlândia (Triângulo) - e lança um ousado plano de expansão no Estado. Quatro lojas serão abertas em Belo Horizonte nos próximos meses. Ainda em outubro, no bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste. Em dezembro, no Jaraguá, na Pampulha. No início de 2018, no Buritis, Centro-Sul, e Sagrada Família, região Leste. Também em outubro, Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) vai receber uma unidade.

Outras cidades também já aparecem no radar da Domino’s para 2018: mais uma em Juiz de Fora; Betim, na RMBH; Uberaba, no Triângulo; Montes Claros, no Norte de Minas. E, ainda na Capital, as regiões de Venda Nova e Barreiro, além do bairro Caiçara, na região Noroeste de Belo Horizonte. “A Domino’s vai completar 200 lojas e até aqui a expansão esteve voltada para o Rio de Janeiro. Agora nossos esforços se voltam também para Minas Gerais. No caso da Domino’s o nosso direcionamento é para lojas de rua, já que o delivery corresponde por entre 55% e 60% do faturamento das lojas”, pontua o executivo.

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