Publicidade
21/09/2017
Login
Entrar

Internacional

29/08/2017

Harvey afeta mercado do petróleo

AE/Reuters
Email
A-   A+
Tempestade tropical causa prejuízos especialmente no Texas/Texas Military Department/Divulgação
Nova York - O impacto da tempestade tropical Harvey na oferta e demanda de petróleo é uma questão complexa e que pode levar semanas para ficar claro. O fechamento do Canal de Houston, usado por embarcações, e de outros portos no Texas pode enfraquecer a importação de petróleo, mas também limita exportações de petróleo e combustíveis. As refinarias, por sua vez, reduziram fortemente sua produção de combustível.

Analistas do Goldman Sachs estimam que 16,5% da capacidade total de refino de petróleo dos EUA está paralisada e que deve haver mais fechamentos de refinarias, conforme a tempestade continua a afetar a região. A demanda, porém, também foi atingida. O Goldman aponta que o impacto de Harvey sobre a demanda por gasolina “é grande e pode durar vários meses”.

Exportações - A Guarda Costeira dos Estados Unidos continuava a restringir movimentos de barcos nos principais portos do Texas, três dias após a chegada da tempestade Harvey gerar grandes alagamentos na costa do estado americano. Houston, o segundo porto mais movimentado do país, de onde mais de 70% das exportações dos Estados Unidos são embarcadas, tem recebido apenas uma pequena fração das chegadas diárias de navios, com permissão especial da Guarda Costeira.

Os portos de Galveston e Freeport também foram fechados, com milhares de pessoas que seguiriam para Galveston em três cruzeiros agora à espera da reabertura do porto. A ExxonMobil cortou o volume de refino na região e retomará as operações normais apenas quando o canal de Houston for reaberto.

Vítimas - Autoridades norte-americanas de enfrentamento a desastres divulgaram ontem que estão comprometidas em liberar recursos federais para o Texas o mais brevemente possível para ajudar a lidar com os estragos provocados pela tempestade tropical Harvey, e estimaram que 450 mil pessoas devem solicitar assistência.

O chefe da Agência Federal de Resposta a Desastres dos EUA, Brock Long, disse que mais de 30 mil pessoas devem ser transferidas para abrigos temporários devido à passagem da tempestade, que atingiu o continente durante o fim de semana.

Uma declaração de desastre solicitada pelo governador de Louisiana deve ser autorizada, segundo ele.

Já o diretor do Serviço Nacional Meteorológico dos EUA afirmou que há uma incerteza sobre o trajeto da tempestade Harvey, que estava sobre o Texas.

A enchente decorrente da tempestade  matou pelo menos sete pessoas no Texas e deve retirar 30 mil pessoas de casa. Autoridades alertaram ontem que inundações devem  aumentar nos próximos dias.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

21/09/2017
Federal Reserve mantém taxa de juros
Por outro lado, o banco central dos EUA sinalizou que ainda realizará um aumento neste ano
21/09/2017
OCDE aponta em relatório que o crescimento global pode ter fôlego curto
Paris - Um impulso no crescimento econômico global terá fôlego curto, a menos que governos gastem mais em projetos para reforçar a produtividade e conduzam reformas que...
21/09/2017
Brasil assina acordo para proibir as armas nucleares
Nova York - O Brasil assinou ontem o Tratado para Proibição de Armas Nucleares. O presidente Michel Temer foi o primeiro a assinar o texto, seguido por líderes de 42...
20/09/2017
Trump ameaça a Coreia do Norte na Assembleia Geral da ONU
Presidente dos EUA fala em destruir país asiático
20/09/2017
Câmara da União Europeia cobra abertura de mercado na China
Pequim - A Câmara de Comércio da União Europeia na China afirmou ontem esperar que a nova liderança que sairá da reunião do Partido Comunista chinês...
› últimas notícias
Integração deve gerar US$ 600 milhões ao ano à Vale
Fiemg apresenta plano para o Alto Paranaíba
3Corações e Toko: sem ato de concentração
Thyssenkrupp e Tata anunciam a criação de joint venture europeia
Venda de fatia da Alpargatas é concluída
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Usiminas reajustará preços em 10,2%
Setor de mineração deve mudar o foco dos investimentos
BR Food cogita reduzir produção em fábricas de Uberlândia
Crise econômica impacta o financiamento estudantil
Fiemg apresenta plano para o Alto Paranaíba
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


22 de September de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.