Publicidade
21/01/2018
Login
Entrar

DC Turismo

14/07/2017

Intenção de viagem é a maior do ano

Percentual de potenciais viajantes supera junho do ano passado e mais da metade dos entrevistados pretende ir para o Nordeste
Redação
Email
A-   A+
Pesquisa do Ministério do Turismo realizada em sete capitais mostra que cerca de 25% dos brasileiros entrevistados em junho pretendem viajar nos próximos seis meses, o que representa o melhor resultado deste ano.

Além de ser o maior do ano, o percentual de intenção de viagem cresceu nas quatro faixas de renda familiar pesquisadas e também na comparação com junho do ano passado. De 19,7% para os atuais 23%. Dos brasileiros que pretendem fazer as malas até dezembro, 79,4% devem visitar destinos nacionais.

“Consideramos esses dados da sondagem mensal de intenção de viagem, que aponta crescimento tanto no ano como na relação com 2016, importantes indicativos do aumento da confiança do brasileiro na recuperação da economia”, avalia o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Nordeste é a região mais procurada pelos potenciais viajantes brasileiros. Crédito: Embratur


A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem de junho revela também que a região Nordeste será a mais demandada pelos potenciais viajantes. Mais da metade, 50,6%, pretende viajar para destinos nordestinos. O Sudeste é o segundo colocado com 22,5% das indicações seguindo do Sul com 10%.

A maioria dos viajantes fará seus deslocamentos de avião, o meio de transporte preferido por 57,5% dos entrevistados, leve crescimento em relação ao mesmo período de 2016 - 55,9%. Houve queda, com relação a junho do ano passado, na escolha do automóvel, de 29,5% para os atuais 26,3%. Já na escolha do meio de hospedagem, mais da metade (52,3%) dos brasileiros que viajarão nos próximos seis meses, devem optar por hotéis e pousadas, enquanto 34,9% ficarão em casa de amigos e parentes.

A sondagem é realizada mensalmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, essas capitais representam 70% do fluxo turístico doméstico brasileiro.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/01/2018
Trade turístico contrata temporários e intermitentes
Só a Gi Group Brasil fechou 2017 com mais de 5 mil recolocações
20/01/2018
Grutas da Rota Peter Lund ganham nova iluminação
A pré-história de Minas Gerais já pode ser vista sob um novo olhar. As grutas da Rota Lund, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ganharam novo projeto de...
13/01/2018
12 municípios ganham "portais de entrada"
Convênios, no valor de R$ 360 mil, têm como foco incentivar o turismo, transmitindo boas-vindas a quem chega
13/01/2018
Grupo Rio Quente, controlado pela Algar, conclui aquisição da Costa do Sauípe
O Grupo Rio Quente, que administra o complexo turístico Rio Quente, na cidade de mesmo nome, em Goiás - pertencente à holding Algar, sediada em Uberlândia, no...
06/01/2018
Codemig assume Thermas Antônio Carlos
Expectativa é de que o empreendimento possa ser concedido para exploração pela iniciativa privada
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.