Publicidade

DC Auto

02/12/2016

Jaguar I-Pace, o primeiro SUV elétrico da montadora britânica

Rogério Machado
Email
A-   A+
Outro SUV que despertava curiosidade era o conceito da Jaguar,o I-Pace. Ele assume a posição de ser o primeiro utilitário totalmente elétrico da marca e aponta para os caminhos futuros da montadora de origem britânica e que, hoje, pertence ao grupo indiano Tata.
Ian Callum, diretor de design da Jaguar, fez questão de enfatizar que: “Este não é apenas um conceito. É uma antecipação de um carro de produção de cinco lugares que estará na estrada em 2018.”

A Jaguar deu liberdade ao departamento de engenharia para desenvolver algo novo e o resultado foi um conjunto pensado para a motorização elétrica e, não, uma adaptação de uma plataforma existente.

O veículo possui baterias Litio-Ion. O baixo peso específico do lítio faz com que ele leve vantagem sobre todas as outras baterias em aplicação na atualidade e praticamente todos os elétricos seguem esse caminho.

Seu potencial eletroquímico também é excelente, mas requer cuidados quanto à temperatura. Por isso, as baterias do I-Pace são refrigeradas a água e tem a capacidade de 90 Kwh. O calor gerado é usado para aquecimento do habitáculo.

São dois motores do tipo de imã permanente (PMAC – Permanent Magnet AC) com muito mais eficiência que os motores convencionais. Cada um deles é ligado a um eixo, produzindo 200 cavalos.

As baterias podem levar o I-Pace a percorrer 354 km até a próxima recarga, cujo ciclo leva 90 minutos. Toda esta tecnologia está ancorada a um acabamento sofisticado, típico da Jaguar, com interior em couro, revestimentos amadeirados e alumínio nas áreas de contato.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/01/2017
Seis cilindros em linha de volta à cena
Mercedes-Benz lança novos motores que representam a maior mudança estratégica da sua história
20/01/2017
Novo Mini John Cooper Works Countryman será apresentado em abril
A segunda geração do Mini Countryman é a maior da gama de produtos da marca britânica. A versão esportiva do modelo, a John Cooper Works, conta com motor 2.0 turbo...
13/01/2017
Honda Civic EXL quer encarar o líder
Décima geração do sedan médio oferece pacote completo, câmbio CVT e motor 2.0 16V aperfeiçoado
13/01/2017
Novo interior agrada pela qualidade
Como é característica da Honda, o interior do novo Civic é bem-acabado, utilizando materiais de qualidade e agradáveis ao toque. O couro predomina, sendo o revestimento...
06/01/2017
Os desafios da indústria no cenário atual
Embora os automóveis sejam responsáveis por geração de trabalho, o setor é bastante vulnerável
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.