Publicidade
18/08/2017
Login
Entrar

DC Auto

10/02/2017

Jeep Compass Trailhawk sai na frente com o diesel

Na sua faixa de preço, é o único com essa opção
José Oswaldo Costa
Email
A-   A+
O Jeep Compass foi lançado no início do mês de novembro do ano passado. Como a pré-venda já vinha sendo realizada, podemos considerá-lo para uma pequena análise de mercado. Naquele mês, foram vendidas 2.539 unidades. No mês seguinte, em dezembro, foram emplacadas 3.708 unidades do novo SUV da Jeep.

O ano de 2017 começa no mesmo embalo. De acordo com os números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializadas 3.093 unidades do Compass no mês de janeiro. Um grande sucesso.

Tanto que, por mais incrível que pareça, o modelo ultrapassou em vendas seu “irmão mais novo”, também um grande sucesso, o Renegade. Em janeiro, o utilitário compacto emplacou 2.731 unidades.

Isso mostra que as previsões feitas à época do lançamento do Compass estavam corretas. Muitos jornalistas especializados apostaram que o novo modelo atrairia vários compradores que queriam um Renegade, mas não estavam satisfeitos com o tamanho do seu porta-malas (260 litros).



O Compass Trailhawk possui as mesmas qualidades do Renegade, o supera em alguns quesitos e ainda oferece um porta-malas com 388 litros de capacidade, muito mais adequado para uma família.

DC Auto recebeu, para avaliações, a versão topo de linha do Jeep Compass: a Trailhawk. Utilizamos o modelo em trecho urbano, no uso diário, e também tivemos a oportunidade de verificar o seu comportamento em mais de 1 mil quilômetros rodados em estradas pelo interior de Minas Gerais.

O Compass Trailhawk compartilha com o Renegade, e com a picape Toro, o mesmo motor 2.0 turbodiesel que rende até 170 cv e 35,7 kgfm de torque. O câmbio também é o mesmo: automático de 9 marchas com opção de trocas manuais por meio de “borboletas” atrás do volante. Apesar da diferença de quase 80 kg entre o Renegade Trailhawk e o Compass Trailhawk, o último mostrou bom desempenho, tanto na cidade quanto nas estradas.

Leia também
Pacote farto de equipamentos se destaca


Na cidade, o bom torque do motor evita trocas constantes de marcha e permite que o conta-giros fique sempre em baixas rotações, o que auxilia na economia de combustível. O conjunto da suspensão é bastante eficiente para filtrar as (inúmeras) imperfeições das nossas vias. O modelo roda de forma bastante confortável e macia.

Na estrada, levando-se em conta a proposta familiar do Compass – ou seja, ele não foi concebido para ter o desempenho de um VW Golf GTI, por exemplo – o SUV se saiu muito bem nas retomadas e garantiu segurança para as ultrapassagens. Em nenhum momento ele passa a sensação para o motorista de ser “lerdo” ou pouco ágil, muito pelo contrário.

Mesmo não nos importando, em nenhum momento, com o consumo, já que forçamos o modelo ao máximo, exigindo muitas reduções para ultrapassagens e outras situações, a média de consumo da nossa viagem, medida pelo computador de bordo, foi bastante razoável e dentro do que havia sido informado pela Jeep no lançamento: 11,5 km/l.

Apesar do tamanho (ver a ficha técnica), surpreende sua boa capacidade para percorrer curvas sinuosas em velocidades mais elevadas. A carroceria não demonstra muita tendência à rolagem, algo esperado para um utilitário esportivo, e o condutor não passa sustos com o modelo. Ele “fica na mão” e suas reações são bastante previsíveis.

Outras fotos do Jeep Compass no: www.flickr.com/photos/detalhauto

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

18/08/2017
Segunda geração do XC60 chega ao País
SUV médio de luxo da Volvo foi totalmente reformulado e traz tecnologias de última geração
18/08/2017
Motor 2.0 turbo e transmissão de 8 marchas
O modelo dispõe de transmissão automática de 8 velocidades acoplada ao renovado motor T5 Drive-E, um 2.0 de 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção...
11/08/2017
Mercedes-Benz apresenta o novo GLA
Com visual atualizado, modelo foi preparado para brigar no segmento dos utilitários esportivos
11/08/2017
Pacote de sistemas de assistência é recheado
Vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor no GLA e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist,...
04/08/2017
Renault Kwid chega com preços agressivos
Modelo subcompacto da montadora francesa disputará clientes com VW up! e, principalmente, Fiat Mobi
› últimas notícias
Cinco municípios geram empregos em Minas
Exportações das cidades-polo estão em alta
Governo federal está aberto a negociar usinas com Cemig
WV Empreendimentos lança 2º loteamento em Uberlândia
Eletrobras vai recorrer da cobrança de R$ 2,9 bilhões por parte da Aneel
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Desoneração da folha afeta a Previdência
BNDES aprova R$ 122,8 milhões para Instituto Senai
Roubo de cargas onera toda a sociedade
Receita da Pif Paf deve ir a R$ 4 bilhões
Magnesita Refratários reporta prejuízo líquido de US$ 41,4 milhões
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de August de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.