Publicidade

DC Inovação

03/03/2017

Klipbox busca quadruplicar negócios

Empresa de monitoramento de portais de notícias está otmista com os resultados de 2017
Thaíne Belissa
Email
A-   A+
Enxergando nas notícias on-line uma fonte de dados estratégicos para decisões no mercado corporativo, empreendedores de Natal, no Rio Grande do Norte, lançaram, há cerca de um ano, a Klipbox, startup que oferece uma ferramenta inovadora para monitoramento de portais de notícias. Depois de ser acelerada pelo programa do governo do Estado, Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (Seed), a empresa acabou firmando base na Capital e, agora, se prepara para uma expansão comercial. Por meio de uma estratégia bem desenhada de marketing e vendas, a startup pretende quadruplicar o número de clientes em 2017.

O sócio-fundador da Klipbox, Dante Sarmento Henrique, explica que a empresa surgiu a partir de um projeto que ele já desenvolvia para monitoramento de notícias. Em conversa com uma assessora de imprensa conhecida, ele acabou percebendo uma demanda no mercado de clipping. “Ela nos relatou os problemas existentes no método tradicional de clipping, que é um trabalho manual. Estudamos o segmento e vimos que muitas assessorias de imprensa utilizavam esse mesmo modelo e entendemos que havia ali uma oportunidade de negócio”, relata.

O projeto de uma ferramenta que automatiza o clipping acabou saindo do papel e o empreendedor lançou a Klipbox em Natal, onde atendeu vários clientes. Entendendo que a ferramenta tinha potencial para ir além de sua cidade, o empreendedor inscreveu o projeto em programas de aceleração de startups e foi aprovado em dois dos maiores do País: o programa do governo federal, StartUP Brasil, e o do governo do Estado, Seed. Depois da aceleração em Belo Horizonte, Henrique acabou se apaixonando pela cidade, onde firmou as bases da Klipbox. Atualmente, a startup fica em um escritório no bairro Serra, na região Centro-Sul da Capital.

“Belo Horizonte tem farta mão de obra em tecnologia e aqui encontramos profissionais com muito mais facilidade do que em Natal. Além disso, o Seed nos abriu portas importantes com o governo e nos inseriu em uma rede de contatos”, diz. De acordo com ele, a ferramenta desenvolvida pela Klipbox oferece avanços significativos ao modelo tradicional do clipping, mas vai além disso. Segundo ele, a solução pode ser customizada de acordo com informações que sejam interessantes para determinada empresa e, dessa forma, se transforma em uma poderosa ferramenta para decisões estratégicas no mercado corporativo.

“Além de procurar o que o cliente quer saber, a Klipbox ainda oferece relatórios. Esses relatórios podem ser padronizados e oferecer dados como número de notícias que citaram determinada empresa. Mas eles também podem ser customizados e, nesse caso, é possível, por exemplo, comparar notícias com dados de outras fontes e monitorar concorrentes”, detalha. Atualmente, a empresa monitora 24 mil portais de notícias no Brasil e no exterior e tem 1.500 usuários, sendo a maior parte deles empresas ou profissionais que estão utilizando a ferramenta para teste. Desse total apenas 50 são clientes, número que o empreendedor pretende ampliar em 2017. A expectativa é quadruplicar a quantidade de clientes, chegando a 200 até o fim de 2017.

Estratégia - Para isso, a empresa está adotando uma nova estratégia comercial, inclusive com a contratação de um profissional especialista em marketing digital. A nova ação de vendas da startups ainda vai contar com um profissional dedicado à identificação de usuários com potencial para se tornarem clientes e um terceiro colaborador que ficará por conta de articular a venda. “Estudamos diferentes estratégias de comercial, chegamos a esse modelo e estamos otimistas com ele. Nossa equipe atual conta com sete pessoas, mas já estamos contratando a oitava este mês e pretendemos fechar o ano com mais três colaboradores”, destaca.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

23/03/2017
Kriativar entre as dez mais do mercado
A startup mineira Kriativar Educação e Tecnologia subiu ao ranking da Open Innovation Week, figurando entre as 10 startups mais atraentes do mercado, dentro do ranking 100 Open...
23/03/2017
Algoritmo ajuda combater Aedes aegypti
Startup reduz a milésimos de segundo o trabalho de horas de monitoramento de ovos por meio de ovitrampas
23/03/2017
Sebrae e CDL apoiam empresas que criam soluções para o varejo
Em um cenário de baixo crescimento econômico, que afeta em cheio o setor varejista, a adoção de ferramentas inovadoras de gestão é decisiva para a...
17/03/2017
Inscrições para o BMG Digital Lab são prorrogadas
O Banco BMG lançou, no mês passado, a primeira fase do programa BMG Digital Lab, voltado à contratação de soluções digitais para...
17/03/2017
BH na rota de aceleradora para microcervejarias
Bier Hub vai visitar 12 cidades, selecionar uma empresa em cada localidade e investir cerca de R$ 400 mil por projeto
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.