Publicidade

Negócios

21/11/2013

LIMPEZA| Politriz vai investir R$ 20 milhões em nova fábrica em Uberlândia

Meta é duplicar a produção mensal que hoje fica em torno de 450 mil caixas de produtos de limpeza
Nádia de Assis
Empresa, especializada na fabricação de produtos de limpeza, opera perto do limite da capacidade instalada/Divulgação
Com a produção cada vez mais perto de atingir a capacidade instalada, a Politriz, especializada na fabricação de produtos de limpeza, divididos em linhas doméstica e profissional para os segmentos automotivo, tratamento de piso e consumo, planeja a construção de uma nova fábrica na zona rural de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O projeto deve demandar R$ 20 milhões em investimentos, montante que deve ser financiado com recursos próprios e possivelmente com o auxílio de instituições como o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A atual planta ocupa um galpão de 12 mil metros quadrados, em um terreno de 30 mil metros quadrados no Distrito Industrial (DI) do município do Triângulo. Ela tem capacidade para produzir mensalmente 550 mil caixas de produtos, sendo que a atual média produzida é de 450 mil, ou superior a 80%. "Aqui no DI não encontramos mais terrenos compatíveis com o nosso projeto de expansão", explica o presidente da empresa, Lázaro dos Reis Magalhães. O novo galpão deve ocupar 20 mil metros quadrados de área, de um terreno de 70 mil metros quadrados. Dessa maneira, a produção poderá até ser duplicada.

A nova planta deve ser concluída em 2017 e vai contar com um maquinário mais moderno, o que vai permitir à Politriz reduzir o valor dos seus produtos. Com o preço menor, a empresa será mais competitiva em outros mercados, como o das regiões Sul e Sudeste, onde a sua atuação ainda é pouco intensa, devido à concorrência acirrada. No momento, os principais clientes da empresa estão localizados na região Centro-Oeste, com destaque para o Goiás, responsável por 25% do faturamento, seguido pelo Distrito Federal, com 18% e Minas Gerais, 15%.

Em 2013, a produção e receita da organização registraram expansão de 18%, conforme Magalhães. O resultado, segundo ele, atendeu às previsões estabelecidas pela Politriz. "Este foi um ano muito instável para os meus negócios. Em alguns meses, registramos resultados muito positivos e em outros muito negativos", revela o presidente. Ele acrescenta que o crescimento está embasado na estratégia de conquistar novos clientes, maior aproximação com os atuais compradores e investimentos em marketing e desenvolvimento de novos produtos.

Apenas neste ano, a empresa introduziu dez novos itens no mercado, sendo que o desenvolvimento de cada um deles demandou um aporte estimado em R$ 100 mil. Entre os lançamentos, estão desinfetantes, entre outros itens bem aromatizados e concentrados. O portfólio da empresa conta com uma variedade de 250 produtos, sendo que o carro-chefe ainda é a cera para piso, produto que marcou o início das atividades da Politriz, há mais de 20 anos. "Fundei a fábrica de cera para piso há 23 anos, para sustentar a minha família. Felizmente, os negócios cresceram muito em proporção e, aos poucos, foram criadas novas opções para atender às exigências do mercado", explica o empresário.

A empresa emprega 300 colaboradores diretamente, sendo que a metade deles, 150, atua diretamente na linha de produção. Após a inauguração da nova fábrica, outros 60 devem ser contratados. Além dos postos de trabalho diretos, ela emprega outras 150 pessoas indiretamente.

Leia também

Falta d"água ainda não impulsionou setor de caminhões-pipa
Baixa ocupação nos hotéis em Belo Horizonte preocupa empresariado
Startups | Acelera-MGTI terá início na próxima quinta-feira
Com atendimento sob encomenda, Doceria 554 quer ganhar mercado
Governo lança textos para marco civil

Social - Há três anos, a Politriz fundou o Instituto Politriz, iniciativa que acontece em três diferentes áreas de vulnerabilidade social de Uberlândia, e oferece oficinas de música, dança e capoeira a estudantes de escolas municipais. Atualmente, o projeto atende a 460 crianças, com idades de sete a 14 anos, e conta com a participação de 15 profissionais da área de educação. "O sucesso da nossa empresa nos motivou a criar um projeto de responsabilidade social. Temos o objetivo de contribuir para melhorar a formação de crianças e adolescentes e impedir que elas sigam um caminho de drogas e violência", afirma o presidente da empresa.



Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

29/01/2015
Falta d"água ainda não impulsionou setor de caminhões-pipa
Pedidos de casas e condomínios são insignificantes
29/01/2015
Baixa ocupação nos hotéis em Belo Horizonte preocupa empresariado
Hoje a Capital tem 22 mil leitos disponíveis e a cidade está parada desde a Copa do Mundo
29/01/2015
Startups | Acelera-MGTI terá início na próxima quinta-feira
A terceira rodada do Acelera-MGTI, cujo objetivo é alavancar o desempenho de startups , começa na próxima quinta-feira. Desta vez, três empresas foram escolhidas, duas...
29/01/2015
Com atendimento sob encomenda, Doceria 554 quer ganhar mercado
Paixão pela confeitaria se transformou em bom negócio
29/01/2015
Governo lança textos para marco civil
lançamento foi feito em conjunto pelos ministérios da Justiça, Comunicações, Cultura e Secretaria-Geral da Presidência da República
› Mais Lidas
Associação confirma projeção e franchising cresce 7,7% em 2014
Eike Batista renuncia à presidência do Conselho de Administração da OGPar
Aneel quer que todos paguem custo das térmicas
Produção industrial em dezembro é a menor dos últimos cinco anos
10 Tendências de Consumo e Inovação para 2015
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› DC Auto
C3: versão intermediária mais completa
Volkswagen anuncia recall para diversos modelos
Uno Sporting: a evolução da espécie
Uno Sporting Duologic: modelo mais completo da Fiat
Saveiro Cross cabine dupla: agora, sim!
Leia todas as notícias ›
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.

Promoção especial!

Até 25% para assinaturas pelo site!
R$ 69,17/mês
› Edição Impressa


29 de janeiro de 2015
Conteúdo exclusivo para assinantes
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› DC no Facebook
 
© 2014 Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.