Publicidade
21 de agosto de 2014
Área do Assinante
Entrar

Negócios

21/11/2013

LIMPEZA| Politriz vai investir R$ 20 milhões em nova fábrica em Uberlândia

Meta é duplicar a produção mensal que hoje fica em torno de 450 mil caixas de produtos de limpeza
Nádia de Assis
Empresa, especializada na fabricação de produtos de limpeza, opera perto do limite da capacidade instalada/Divulgação
Com a produção cada vez mais perto de atingir a capacidade instalada, a Politriz, especializada na fabricação de produtos de limpeza, divididos em linhas doméstica e profissional para os segmentos automotivo, tratamento de piso e consumo, planeja a construção de uma nova fábrica na zona rural de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O projeto deve demandar R$ 20 milhões em investimentos, montante que deve ser financiado com recursos próprios e possivelmente com o auxílio de instituições como o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A atual planta ocupa um galpão de 12 mil metros quadrados, em um terreno de 30 mil metros quadrados no Distrito Industrial (DI) do município do Triângulo. Ela tem capacidade para produzir mensalmente 550 mil caixas de produtos, sendo que a atual média produzida é de 450 mil, ou superior a 80%. "Aqui no DI não encontramos mais terrenos compatíveis com o nosso projeto de expansão", explica o presidente da empresa, Lázaro dos Reis Magalhães. O novo galpão deve ocupar 20 mil metros quadrados de área, de um terreno de 70 mil metros quadrados. Dessa maneira, a produção poderá até ser duplicada.

A nova planta deve ser concluída em 2017 e vai contar com um maquinário mais moderno, o que vai permitir à Politriz reduzir o valor dos seus produtos. Com o preço menor, a empresa será mais competitiva em outros mercados, como o das regiões Sul e Sudeste, onde a sua atuação ainda é pouco intensa, devido à concorrência acirrada. No momento, os principais clientes da empresa estão localizados na região Centro-Oeste, com destaque para o Goiás, responsável por 25% do faturamento, seguido pelo Distrito Federal, com 18% e Minas Gerais, 15%.

Em 2013, a produção e receita da organização registraram expansão de 18%, conforme Magalhães. O resultado, segundo ele, atendeu às previsões estabelecidas pela Politriz. "Este foi um ano muito instável para os meus negócios. Em alguns meses, registramos resultados muito positivos e em outros muito negativos", revela o presidente. Ele acrescenta que o crescimento está embasado na estratégia de conquistar novos clientes, maior aproximação com os atuais compradores e investimentos em marketing e desenvolvimento de novos produtos.

Apenas neste ano, a empresa introduziu dez novos itens no mercado, sendo que o desenvolvimento de cada um deles demandou um aporte estimado em R$ 100 mil. Entre os lançamentos, estão desinfetantes, entre outros itens bem aromatizados e concentrados. O portfólio da empresa conta com uma variedade de 250 produtos, sendo que o carro-chefe ainda é a cera para piso, produto que marcou o início das atividades da Politriz, há mais de 20 anos. "Fundei a fábrica de cera para piso há 23 anos, para sustentar a minha família. Felizmente, os negócios cresceram muito em proporção e, aos poucos, foram criadas novas opções para atender às exigências do mercado", explica o empresário.

A empresa emprega 300 colaboradores diretamente, sendo que a metade deles, 150, atua diretamente na linha de produção. Após a inauguração da nova fábrica, outros 60 devem ser contratados. Além dos postos de trabalho diretos, ela emprega outras 150 pessoas indiretamente.

Leia também

Minas tem 20 empresas entre as que mais crescem
Bem Brasil investiu R$ 50 milhões em 2 anos
Fiori usou planejamento estratégico
Silva Freire aparece pela 2ª vez no levantamento
Fivel espera receber 12 mil pessoas neste ano

Social - Há três anos, a Politriz fundou o Instituto Politriz, iniciativa que acontece em três diferentes áreas de vulnerabilidade social de Uberlândia, e oferece oficinas de música, dança e capoeira a estudantes de escolas municipais. Atualmente, o projeto atende a 460 crianças, com idades de sete a 14 anos, e conta com a participação de 15 profissionais da área de educação. "O sucesso da nossa empresa nos motivou a criar um projeto de responsabilidade social. Temos o objetivo de contribuir para melhorar a formação de crianças e adolescentes e impedir que elas sigam um caminho de drogas e violência", afirma o presidente da empresa.


Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

21/08/2014
Minas tem 20 empresas entre as que mais crescem
Lista divulgada pela consultoria Deloitte inclui um total de 250 micro e pequenas empresas de todo o Brasil
21/08/2014
Bem Brasil investiu R$ 50 milhões em 2 anos
Outra empresa do ramo alimentício, a Bem Brasil, especializada em batatas congeladas e com sede e fábrica em Araxá (Alto Paranaíba), também alcançou...
21/08/2014
Fiori usou planejamento estratégico
O crescimento, no entanto, não se restringe às empresas de tecnologia ou de bens de consumo essenciais. A Fiori Louças Sanitárias, com sede em Andradas (região...
21/08/2014
Silva Freire aparece pela 2ª vez no levantamento
Figurar no seleto grupo das pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil, sobretudo em um cenário em que a economia não cresce o esperado, é motivo de orgulho....
21/08/2014
Fivel espera receber 12 mil pessoas neste ano
Empresas apostam em inovação
› Mais Lidas
Setor de autopeças do Sul de Minas está à beira da falência
Concessionária inicia obras no Anel Rodoviário
7 histórias de empreendedores de sucesso
Agroceres lança milho adaptado às regiões produtoras de Minas
Setor turístico necessita de nova legislação
Leia todas as notícias ›
› DC Tecnologia
Totvs amplia atuação em Minas e fecha 44 novos contratos
Empresas de TI terão apoio nos EUA
Parceria viabilizará a criação de um núcleo do MGTI na Zona da Mata
Denox investe R$ 8 milhões em solução para segurança doméstica e corporativa
Dispositivo desenvolvido pela Kite é capaz de medir o gasto de energia de máquinas industriais
Leia todas as notícias ›
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.

Promoção especial!

Até 25% para assinaturas pelo site!
5x R$ 42,38
› Edição Impressa


21 de agosto de 2014
Conteúdo exclusivo para assinantes
Publicidade
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› DC no Facebook
 
© 2014 Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.