19/07/2018
Login
Entrar




DC Mais

12/07/2018

Meninos resgatados de caverna são mostrados em bom estado

Reuters
Email
A-   A+
Chiang Rai, Tailândia - O primeiro vídeo dos 12 meninos tailandeses resgatados de uma caverna inundada depois de 17 dias foi divulgado ontem, mostrando-os sorrindo e acenando de suas camas no hospital, parecendo em bom estado, depois de uma provação que cativou o mundo.

Os últimos integrantes do time de futebol de adolescentes “Javalis Selvagens” e seu treinador foram retirados da caverna Tham Luang, perto da fronteira com Mianmar, na terça-feira (10), encerrando com segurança um resgate perigoso e levando alívio e alegria a pessoas no mundo todo.

O chefe da missão de resgate, Narongsak Osottanakorn, disse em entrevista coletiva que os meninos estavam apenas sendo crianças quando se perderam, e que ninguém era culpado. “Não vemos os meninos como culpados ou como heróis. Eles são crianças sendo crianças, foi um acidente”, ponderou Narongsak.

Um vídeo dos meninos no hospital foi exibido na entrevista coletiva. Alguns dos meninos, usando máscaras cirúrgicas, estavam deitados em suas camas. Outros se sentaram e fizeram o “sinal de paz” para a câmera. Nenhum dos meninos foi ouvido falando no vídeo mostrado na coletiva de imprensa.

Os 12 meninos e seu técnico perderam em média dois quilos cada um durante os 17 dias de isolamento, mas, de forma geral, estão em bom estado de saúde e não mostraram sinais de estresse, de acordo com uma autoridade de saúde de alto escalão.

Eles depois foram levados de helicóptero a um hospital a cerca de 70 quilômetros de distância e colocados em quarentena ao lado de seus colegas, por ora.

“Por nossa avaliação, estão em bom estado e não exibem estresse. As crianças foram bem cuidadas na caverna. A maioria dos meninos perdeu em média dois quilos”, disse Thongchai Lertwilairattanapong, inspetor do departamento de saúde tailandês, a repórteres.

Os pais dos primeiros quatro garotos libertados no domingo puderam visitá-los, mas tiveram que usar roupas protetoras e ficar a dois metros de distância, por precaução.

Thongchai apontou que um menino do último grupo resgatado na terça-feira tem uma infecção pulmonar e que todos receberam vacinas contra raiva e tétano.

O primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha pediu ontem que se dê tempo e espaço para os meninos se recuperarem. “O importante é... espaço pessoal. Temos que monitorar isso para os meninos, porque o sistema imunológico deles ainda está fraco”, falou Prayuth aos repórteres. “A melhor maneira é não aborrecê-los e deixá-los estudar”.

Aventura - O grupo se aventurou no vasto complexo de cavernas da província de Chiang Rai, no norte tailandês, depois de um treino em 23 de junho, e ficou preso porque uma chuva sazonal intensa inundou os túneis.

Eles ficaram perdidos durante nove dias e foram descobertos por mergulhadores britânicos no dia 2 deste mês.

Retirá-los - o que envolveu ensinar os garotos, alguns só de 11 anos e que não eram nadadores exímios, a mergulhar por passagens estreitas e submersas - foi um desafio monumental, e um ex-membro da unidade de elite da Marinha tailandesa morreu durante uma missão na caverna, na sexta-feira (6).

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

19/07/2018
Festival Mundial de Circo recebe inscrições de projetos
O Festival Mundial de Circo chega novamente a Belo Horizonte, em 9 de agosto, com atrações de rua e palco, laboratório de criação e uma mostra de cinema. Um dos...
19/07/2018
CURTAS | DC Mais 18/05
Feira na Índia A Feira Source Índia 2018 , que será realizada amanhã (20), das 9h às 12h, na sede da ACMinas (Avenida Afonso Pena, 372, Centro), em Belo...
19/07/2018
AGENDA CULTURAL 18/07
Dance Club Banda - A segunda apresentação que marca o retorno da Dance Club (Foto) aos palcos traz algumas mudanças na banda. Agora, Bauxita (vocal) será...
18/07/2018
Meninos e técnico resgatados de caverna deixam hospital hoje
Bangcoc, Tailândia - Os 12 meninos tailandeses e seu técnico de futebol que foram resgatados de um complexo inundado de cavernas na semana passada serão liberados do hospital...
18/07/2018
Escola de Artes
A Fundação Municipal de Cultura (FMC) abre inscrições para as oficinas e cursos gratuitos da Escola Livre de Artes – Projeto Arena da Cultura. Neste semestre,...
› últimas notícias
Indústria pode recorrer à Justiça por repasse de verbas
Antecipação do abono anima CDL-BH
Em Minas, setor automotivo espera impulso com o Rota 2030
PBH cumpre 1ª etapa de auditoria
Demanda por cães de guarda cresce em BH
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.