Publicidade
16/01/2018
Login
Entrar

DC Franquia

07/12/2017

Mercado no Estado cresce 10,9% no 3º trimestre

Da Redação
Email
A-   A+
Segundo o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias em Minas Gerais faturou R$ 3,1 bilhões neste 3º trimestre, um crescimento de 10,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, maior do que a média da região Sudeste, que ficou em 7,9% nesse período.

Ao se comparar todo o desempenho do País, o mercado mineiro representa 7,5% do faturamento do mercado nacional de franquias, que nos meses de julho a setembro foi de R$ 41,850 bilhões.

Minas Gerais é o quarto Estado da nação em número de empresas franqueadoras e o terceiro em unidades de franquias em operação. Nas primeiras colocações em ambos os rankings estão São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

“Mesmo com toda a instabilidade econômica do País, estes números refletem a força do mercado mineiro. As empresas do setor na região têm trabalhado duro para manter e expandir seus negócios com a certeza de que há espaço e boas oportunidades de crescimento. Podemos dizer que estamos em uma curva ascendente de desenvolvimento”, afirma a diretora regional da ABF Minas, Danyelle Van Straten.

Nesse mesmo levantamento, a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, se destaca em 5º lugar entre as que mais cresceram em número de unidades no ranking das 30 cidades brasileiras com o maior número de unidades e de marcas atuantes.

Com 556 unidades e 265 marcas, Uberlândia cresceu 11% no primeiro semestre de 2017. Isso representa um crescimento maior do que a capital, Belo Horizonte (10%). Estes dados confirmam o crescente movimento de interiorização do franchising, a intensa movimentação das marcas e a presença de polos de franchising em várias regiões do País. Fica claro também que algumas economias locais estão com um ritmo de recuperação superior à média nacional.

Um dos maiores e mais importantes segmentos do sistema de franchising, o setor de Alimentação corresponde a 21% de todo o mercado mineiro. Em Uberlândia, assim como todo Estado, predomina o serviço rápido tradicional, no qual é muito utilizado pelas redes de culinária japonesa, chinesa e outras asiáticas. Como é o caso da rede Jin Jin, tradicional rede de culinária asiática com mais de 25 anos no mercado, presente em 11 estados, com 79 lojas em operação, sendo duas em Uberlândia, opera predominantemente em shopping centers, e oferece aos clientes o formato buffet na praça de alimentação e também conta com o modelo Jin Jin Sushi, quiosque também em shoppings, hipermercados, galerias, aeroportos etc. A expectativa é chegar ao final do ano com crescimento de 15% tanto em unidades como em faturamento.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

12/01/2018
Franchising faturou R$ 163 bilhões em 2017
Projeção do setor para 2018 é de ampliar a receita entre 9% e 10% sobre 2017, somando R$ 179 bi
12/01/2018
Padaria Pet desembarca em Belo Horizonte
Franquia, com 130 metros quadrados, foi inaugurada no dia 10 de janeiro, no Buritis, região Oeste
12/01/2018
Grupo mineiro Especialize apura expansão de 25%
O desemprego que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aterrorizava 12,2% da população ao final do terceiro semestre de 2017, fez com que as...
12/01/2018
Crise não afetou investimentos em inovação
A inovação está no próprio surgimento do setor de franquias e segue como diferencial apontado com um dos motivos para o bom desempenho em 2017, ano marcado pela crise...
12/01/2018
Alimentação e Educação continuam entre as maiores redes
A segunda edição do estudo sobre as 50 maiores redes de franquias no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) , destaca o fortalecimento de...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.