21/07/2018
Login
Entrar




DC Franquia

07/12/2017

Mercado no Estado cresce 10,9% no 3º trimestre

Da Redação
Email
A-   A+
Segundo o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias em Minas Gerais faturou R$ 3,1 bilhões neste 3º trimestre, um crescimento de 10,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, maior do que a média da região Sudeste, que ficou em 7,9% nesse período.

Ao se comparar todo o desempenho do País, o mercado mineiro representa 7,5% do faturamento do mercado nacional de franquias, que nos meses de julho a setembro foi de R$ 41,850 bilhões.

Minas Gerais é o quarto Estado da nação em número de empresas franqueadoras e o terceiro em unidades de franquias em operação. Nas primeiras colocações em ambos os rankings estão São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

“Mesmo com toda a instabilidade econômica do País, estes números refletem a força do mercado mineiro. As empresas do setor na região têm trabalhado duro para manter e expandir seus negócios com a certeza de que há espaço e boas oportunidades de crescimento. Podemos dizer que estamos em uma curva ascendente de desenvolvimento”, afirma a diretora regional da ABF Minas, Danyelle Van Straten.

Nesse mesmo levantamento, a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, se destaca em 5º lugar entre as que mais cresceram em número de unidades no ranking das 30 cidades brasileiras com o maior número de unidades e de marcas atuantes.

Com 556 unidades e 265 marcas, Uberlândia cresceu 11% no primeiro semestre de 2017. Isso representa um crescimento maior do que a capital, Belo Horizonte (10%). Estes dados confirmam o crescente movimento de interiorização do franchising, a intensa movimentação das marcas e a presença de polos de franchising em várias regiões do País. Fica claro também que algumas economias locais estão com um ritmo de recuperação superior à média nacional.

Um dos maiores e mais importantes segmentos do sistema de franchising, o setor de Alimentação corresponde a 21% de todo o mercado mineiro. Em Uberlândia, assim como todo Estado, predomina o serviço rápido tradicional, no qual é muito utilizado pelas redes de culinária japonesa, chinesa e outras asiáticas. Como é o caso da rede Jin Jin, tradicional rede de culinária asiática com mais de 25 anos no mercado, presente em 11 estados, com 79 lojas em operação, sendo duas em Uberlândia, opera predominantemente em shopping centers, e oferece aos clientes o formato buffet na praça de alimentação e também conta com o modelo Jin Jin Sushi, quiosque também em shoppings, hipermercados, galerias, aeroportos etc. A expectativa é chegar ao final do ano com crescimento de 15% tanto em unidades como em faturamento.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

03/07/2018
Arezzo&Co aposta em novidade para expandir
Um exemplo de empresa que alçou voos por outros territórios, mas mantém raízes nas Alterosas é o Grupo Arezzo&Co. Criado há 46 anos em Belo...
03/07/2018
Redes mineiras se destacam no setor de Franquias
ABF Expo realizado em São Paulo na última semana reuniu 17 marcas mineiras
22/02/2018
Clube de Permuta estima movimentar R$ 60 milhões
Rede projeta somar 20 unidades em todo o País ainda este ano
22/02/2018
Multicoisas vai abrir 35 lojas em 2018
De acordo com o gerente de expansão da Multicoisas, rede de franquias do setor de negócios, serviços e produtos especializada na comercialização de...
22/02/2018
Kumon planeja inaugurar mais 10 escolas em Minas
O Kumon, rede de franquia educacional, com mais de 1.400 unidades espalhadas por cerca de 550 cidades brasileiras, reforça a expansão em Minas. De acordo com o gerente de...
› últimas notícias
Renovação da concessão da EFVM pode ser resolvida na Justiça
Pessimismo aumenta na indústria mineira
Minas mantém sequência de superávit
Brasil fecha 661 vagas com carteira assinada
Governo quer leilão da Eletrobras até agosto
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


21 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.