Publicidade
23/04/2018
Login
Entrar

Internacional

11/11/2017

Mercosul e UE mais perto de fechar acordo

Encontro de chanceleres do Cone Sul com vice-presidente da Comissão Europeia termina com otimismo
ABr
Email
A-   A+
Katainen, da UE, ladeado pelos chanceleres, acha que acordo pode ser feito neste ano/José Cruz/ABr
Brasília - Após mais uma rodada de negociações sobre o acordo comercial entre o Mercosul e União Europeia, chanceleres e o vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, demostraram, na sexta-feira (10), otimismo com a conclusão do acordo ainda neste ano.

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, disse ter a expectativa de que essa tenha sido uma das últimas rodadas antes da finalização das negociações. “Esperamos a conclusão deste acordo até o fim do ano”, falou. Segundo ele, a proposta apresentada à União Europeia inclui regras para as trocas de bens que criam um quadro jurídico favorável ao intercâmbio entre os países.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, frisou que acordo com o Mercosul é de máxima importância pelas implicações comerciais e também políticas e traria benefícios ao comércio dos países envolvidos.

“Acredito que estamos muito próximos de alcançar com êxito a conclusão do acordo birregional Mercosul e União Europeia”, apontou Jyrki Katainen.

“O acordo se traduzirá em tarifas mais baixas ou tarifas zero para determinados produtos da pauta comercial e nos permitirá operar em torno de um conjunto de regras que regerá as relações entre União Europeia e Mercosul de forma que terremos um ambiente de negócios mais facilitado, viabilizado por meio da troca comercial mais sustentável entre as duas regiões”, avaliou.

Acertos - O ministro de Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie, disse que o processo de negociação com a União Europeia está avançando e este é o momento de acertar os enquadramentos possíveis para as negociações.

“Se assinarmos este acordo que esperamos atingir até dezembro já conseguiremos maior confiança para os investidores e um sinal para as empresas começarem a se preparar para ter maior comércio. É também um sinal importante para um comércio com regras, disciplina e valores”, considerou Faurie.

Os chanceleres e Jyrki Katainen manifestaram a importância do acordo como uma medida contrária ao protecionismo.

Os chanceleres do Brasil, Aloysio Nunes; da Argentina, Jorge Faurie; do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa; o vice-ministro de Relações Econômicas e Integração do Paraguai, Luis Ávalos; e o vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, também se reuniram com o presidente Michel Temer. A visita de Katainen a Brasília ocorreu no momento do encerramento da 30ª sessão do Comitê de Negociações Birregionais Mercosul-União Europeia.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/04/2018
Díaz-Canel assume presidência do país
Eleito é o primeiro governante fora da dinastia Castro a comandar nação em quase 60 anos
20/04/2018
Autoridades revelam que ataques contra Síria tiveram impacto limitado
Washington - Avaliações feitas pelos Estados Unidos (EUA) após os ataques de mísseis junto de Reino Unido e França contra a Síria mostraram que estes...
20/04/2018
União Europeia cogita novas sanções à Venezuela
Bruxelas - A União Europeia (UE) disse ontem que pode impor sanções adicionais contra a Venezuela se acreditar que a democracia está comprometida no país,...
19/04/2018
EUA confirma encontro com Coreia do Norte
De acordo com Trump, compromisso serviu para preparar eventual reunião entre ele e Kim Jong-un
18/04/2018
Economia da China cresce 6,8% no 1º tri, puxada pelo consumo
Elevação do indicador no período superou as projeções de especialistas
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.