Publicidade

Sucesso Empresarial

09/03/2016

Modelo de Negócios e Resultados # 2: Começando a implantação

Heles Soares Júnior*
Email
A-   A+
Em 29/01/2016, destacamos a importância do MNR  Modelo de Negócios e Resultados para o sucesso sustentável da sua empresa.

É preciso ter em mente que o MNR só produzirá resultados duradouros e sinérgicos se no início do processo for implantado o Sistema de Inteligência,  contemplando quatro componentes:
  •     O Painel de Bordo, com uma compilação dos principais indicadores que mostrem a evolução e a situação atual da organização. É útil combinar indicadores internos, externos, de ocorrência e de tendência.
  •     As Estatísticas Setoriais e do Mercado de Atuação, retratando a evolução histórica e a situação atual do setor de atividade e dos segmentos que o compõe ou complementam. Além, das informações que retratem o panorama setorial nacional, torna-se fundamental a sua complementação com o panorama setorial internacional.
  •     A Análise Competitiva, com o monitoramento dos clientes atuais e potenciais, concorrentes atuais e novos entrantes, produtos e serviços substitutos e complementares, fornecedores, órgãos reguladores, avaliadores ou certificadores e outros públicos de interesse. Caso a organização utilize CRM, pesquisas e monitoramento de mercado, esta análise será muito facilitada.
  •     Os Estudos de Cenários complementam o Sistema de Inteligência, proporcionando uma análise prospectiva das principais variáveis que interferem nos negócios, em diferentes cenários: Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ambiental, Legal etc.
  •     Deve ser feita a análise de sensibilidade da organização aos cenários alternativos.

Cabe esclarecer que o Sistema de Inteligência pode e deve ser construído gradativamente, com maior ou menor utilização dos recursos de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), durante a sua evolução e a utilização.

Outro ponto a destacar é que, como em qualquer processo que envolve mudanças nas organizações, é necessário  lideranças para a mobilização, para assegurar os recursos humanos, financeiros e materiais e, sobretudo, garantir as soluções  de continuidade para que se possa colher resultados sustentáveis, não mais com base em  achismos e longas experimentações. Mas, com fatos, dados, informações e conhecimentos que transformem os negócios.

*Heles Soares Júnior
Presidente
Gestão Estratégica Consultoria de Resultados

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

01/04/2016
Como transformar clientes em fãs da sua empresa
Ser competitivo exige muito mais do que ter clientes. Muitas empresas estão transformando clientes em fãs ardorosos . Maribeth Kuzmeski, renomada consultora de várias...
30/03/2016
Cuidado, a onda agora é mais alta e pode nos derrubar!
Quem viveu os célebres anos de 80 e 90 curtiu a explosão do rock brasileiro, comemorou o nascimento do primeiro bebê de proveta no Brasil e assistiu à...
28/03/2016
O "Segredo" do sucesso da Ambev
Para alcançar resultados expressivos a Ambev mobiliza 46 mil funcionários, em 36 fábricas, em 16 países, fabricando 7 marcas de cerveja, 6 de refrigerante, 1 de...
14/03/2016
Na crise, devemos reduzir o preço?
O que fazer nesta crise implacável? Será que a melhor solução seria mesmo reduzir preços e custos? Antes de concluir de forma precipitada, recomendamos...
11/03/2016
Valor Excepcional: Como entregá-lo aos clientes
A definição tradicional de Valor é a relação entre as características e benefícios dos bens ou serviços e o seu preço. Como nem...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.