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26 de May de 2017
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DC Auto

05/05/2017

Montadora altera a oferta de modelos e equipamentos

Amintas Vidal
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Além das novidades que promoveram o up! a um andar acima do Gol e tentam modificar o conceito que ele tem no mercado, a Volkswagen alterou a oferta de modelos, equipamentos de série e pacotes de opcionais. Agora, o modelo só é oferecido em versões com quatro portas. As versões com duas portas serão produzidas apenas para os países da América que ficam do México para baixo. O número de versões diminuiu: take up!, move up!, cross up! e high up! continuam em série. A up! connect, baseada na move up!, é uma série especial para marcar o lançamento da linha 2018.

A take up!, única a manter o preço antigo, parte de R$ 37.990 na versão básica e agora conta com relógio na base do conta-giros, suporte para celular com tomada USB para carregá-lo e iluminação no porta-malas. Com o único pacote opcional oferecido, que acrescenta ar-condicionado, direção com assistência elétrica travas e vidros dianteiros com acionamento elétrico, o preço é R$ 42.890. Seu motor é o EA211 aspirado,1.0 MPI de três cilindros.

O move up! é a única versão que pode vir com o motor aspirado acoplado ao câmbio manual ou ao automatizado I- Motion, ou com o motor turbo TSI, também acoplado ao câmbio manual, todos com 5 velocidades. Os preços da versão são R$ 48.290, R$ 50.668 e R$ 52.790, respectivamente. Agora ela vem completa com rodas de liga leve de 14 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e faróis de neblina, itens que eram oferecidos como opcionais.

O único opcional, no valor de R$ 1.400, passa a ser o novo sistema de som “Composition Phone” com tela de 5 polegadas. Por meio do aplicativo “maps + more” (disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS) instalado no smartphone, ele permite a conectividade entre rádio, carro e telefone celular. Seus destaques são os mapas fornecidos pela Tom Tom, acessáveis até sem sinal de internet e a possibilidade de espelhar instrumentos do carro na tela do celular. O sistema ainda conta com entrada auxiliar, de SD-Card e porta USB (capaz de carregar a bateria do celular), posicionada no suporte de celular.

As versões cross up! e high up! só são oferecidas com o motor TSI. Aos equipamentos da move up! elas acrescentam rodas de 15 polegadas, sensor crepuscular e de chuva e faróis de neblina com luz com conversão estática, para auxiliar a visibilidade em manobras a baixa velocidade. Além do opcional “Composition Phone” elas ainda oferecem os bancos revestidos em couro sintético. Seus preços são respectivamente R$ 55.600 e R$ 57.100.

Sendo a versão cross up! mais dispendiosa ao ser produzida, por todos os detalhes estéticos que ela carrega, achamos estranho a versão high up! ter um preço mais alto, considerando que ambas apresentam exatamente os mesmo equipamentos de série. Questionados na apresentação do produto, nem mesmo os funcionários da Volkswagen conseguiram explicar o motivo com precisão.

A versão temporária up! connect também é oferecida exclusivamente com a motorização TSI. Seu preço é R$ 54.990. A mais que a versão move up!, ela traz retrovisores e teto pintados em Preto Ninja (há a opção de o teto ser na cor do veículo), interior escurecido, adesivo na soleira das portas, faixa lateral alusiva à versão, roda de liga leve 15 polegadas e o sistema de som “Composition Phone”. Essa versão será oferecida apenas nas cores Laranja Habanero (nova), Azul Lagoon e Prata Sírius. As demais versões ainda contam com o Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash (sólidas), além da metálica Cinza Platinum.

O motor aspirado é o EA211,1.0 MPI de três cilindros. Ele tem 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Aos 2.000 rpm, 85% do torque máximo já estão disponíveis
O 1.0 TSI de três cilindros é o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível produzido no Brasil. Sua potência máxima é de 101 cv a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, já disponíveis aos baixos 1.500 rpm. (AV)

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