Publicidade
20/11/2017
Login
Entrar

Prêmio José Costa

14/11/2017

Movimento Minas 2032 é lançado na Capital

Daniela Maciel
Email
A-   A+
O ser humano tem a capacidade de entender a história, ler o atual cenário e articular a ação de diferentes grupos para a solução da questão, explica R/Alisson J. Silva
O Movimento Minas 2032 - Pela Transformação Global, idealizado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, Instituto Orior e Multiverse, tem como objetivo criar uma comunidade de desenvolvimento intersetorial para a construção de reflexões e ações para promover a consolidação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.

Os ODS norteiam políticas públicas e atividades de cooperação entre as nações, para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, político, cultural e ambiental, estabelecendo uma série de metas que envolvem temáticas diversificadas, com foco nos âmbitos: social, ambiental, econômico e institucional.

O diretor-presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Luiz Carlos Motta Costa, conclama entidades e empresas a participarem do Movimento Minas 2032. “O que enxergamos e desejamos, hoje, é ocupar um vazio existente de ideias e ideais. O Movimento Minas 2032 é um convite para que a sociedade se articule em prol do desenvolvimento econômico e social. Temos que nos mobilizar e agir para transformar. Não podemos ser passivos. Os premiados aqui nos revelam um potencial muito maior do que a própria atividade. Isso é alentador nesse momento de tantas dificuldades que o Brasil e o mundo atravessam”, analisa Costa.

O Movimento Minas 2032 estabeleceu cinco vetores a serem observados: Qualidade da Cidadania e Qualidade da Democracia; Qualidade de Vida e Qualidade Ambiental; Inovação e Produção Tecnológica & Qualidade da Cultura e Educação; Posse, Renda e Equidade Econômica e Religiosidade e Nação. A partir disso, reúne especialistas, pesquisadores, representantes da sociedade civil, setor público e terceiro setor para debater e construir uma rede que deve propor soluções para problemas que impedem a instituição dos ODS e iniciar um movimento em prol do desenvolvimento sustentável no Estado.

“Todos sabemos do nível de desequilíbrio que passamos em todos os setores no mundo inteiro. O ser humano tem uma capacidade enorme de responder aos desafios e isso se dá através das comunidades de desenvolvimento. Elas têm a capacidade de entender a história, ler o atual cenário e articular a ação de diferentes grupos para a solução da questão. Essa é a proposta do Movimento Minas 2032. O Prêmio José Costa, hoje, reconhece quem já está fazendo acontecer”, afirma o diretor do Instituto Orior, Raimundo Soares.

A partir desse lançamento, segundo a diretora de Relacionamento do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Muls, o Movimento Minas 2032 estabelece um fluxo e ações com a disseminação do conteúdo gerado pelas páginas do jornal e pelos dois ciclos de debates “Diálogos DC”, em 2016 e 2017.

“Agora, nesse fim de ano, consolidamos o material com todo o conhecimento levantado durante os dois ciclos do ‘Diálogos DC’, que será disponibilizado em breve. E depois o novo ciclo do Diálogos será iniciado em março. Já estão acontecendo as reuniões do Comitê Executivo, que faz parte da governança do Movimento Minas 2032. Junto com todos os ambientes de interação - que são o Prêmio José Costa, a plataforma do Diálogos DC, os próprios Diálogos DC - a gente tem a governança, que são as instituições e empresas que já fazem parte do Movimento, se encontrando em reuniões de trabalho para a construção do nosso plano de trabalho para fazer o Movimento acontecer”, explica Adriana Muls.



Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

10/11/2017
Prêmio José Costa | Galeria de Imagens
09/11/2017
Sexta edição do Prêmio José Costa reconhece oito empresas mineiras
Evento realizado ontem, na Fiemg, valoriza iniciativas para a construção de um mundo melhor
09/11/2017
Vencedores do 6º Prêmio José Costa
Rede Cidadã: Qualidade da Cidadania A Rede Cidadã foi criada em 2002 para formar uma rede social real que integrasse ações complementares, gerando sinergia...
09/11/2017
Promover o desenvolvimento é essencial
De maneira complementar, a homenagem a empresas e instituições mineiras que, com ideias e ações, ajudam a transformar e construir a história de Minas Gerais,...
09/11/2017
Futuro depende das empresas que cuidam de seu legado
Sustentabilidade deve permear os negócios
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.