22/07/2018
Login
Entrar




Minas 2032

13/06/2018

MRV reduz emissão de gases do efeito estufa

Empresa mantém programa em seus escritórios, lojas e obras para diminuir o impacto ambiental da atividade
Daniela Maciel
Email
A-   A+
Entre as ações da companhia está o uso de energia fotovoltaica em seus empreendimentos/Divulgação/MRV
Signatária do Pacto Global - iniciativa desenvolvida com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial global sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015 -, a MRV Engenharia foi, recentemente, agraciada com a menção honrosa na 24ª edição do Prêmio Mérito Ambiental da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A honraria que homenageia as empresas que se destacaram e trouxeram resultados significativos na implementação de projetos ambientais e sociais reconheceu o programa da MRV para reduzir a emissão de gases de efeito estufa em seus escritórios, lojas e obras.

O esforço da MRV em busca de mitigar as emissões de gás de efeito estufa começaram em 2016. De acordo com o gestor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da ‎MRV Engenharia, José Luiz Esteves, o programa começou com o Plano de Gestão de Carbono MRV. “Fizemos o plano dentro das diretrizes da Política Nacional Sobre Mudança do Clima (PNMC). Começamos pelo inventário e contamos com ajuda de muitos parceiros ao longo do processo, entre eles a Way Carbon, que também é mineira, e a ONG Amigos do Clima. Criamos metas de redução de emissão, qualificamos e treinamos as equipes. A partir daí escolhemos dez projetos na nossa área de atuação para fazer a compra de créditos de carbono”, explica Esteves.

O plano está diretamente ligado aos ODS 3: “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; ODS 12: “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”; e ODS 13: “Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos”.

Ao buscar projetos próximos às áreas em que atua, a empresa passou a conquistar com mais facilidade a adesão de colaboradores e parceiros. O empenho da alta gestão e a participação de todo o corpo de funcionários é determinante para o sucesso da empreitada. “Um projeto como esse tem que ser encampado pelas pessoas. Ele não pode ser simplesmente imposto. No início havia uma desconfiança, era um novo vocabulário. A partir do momento que as pessoas veem os resultados e entendem que aquilo está vinculado ao seu dia a dia tudo fica mais fácil. Não faria sentido para quem está em Manaus, por exemplo, se esforçar para uma compensação que se daria em Belo Horizonte”, pontua o gestor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da ‎MRV Engenharia.

Energia - Entre outras ações da companhia, o uso de energia fotovoltaica nos empreendimentos da construtora merece destaque. A MRV foi a primeira construtora da América Latina a oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação.

“A construção civil é uma indústria de alto impacto, então precisamos buscar soluções criativas o tempo todo que garantam uma conduta responsável sem que isso prejudique o resultado financeiro da empresa. Aprendemos que, na verdade, todo esse trabalho melhora os nossos processos e nos torna mais eficientes. Assim aparece positivamente no balanço. Também vale a pena dizer que os benefícios extrapolam a MRV na medida que envolvemos toda a cadeia produtiva. Hoje a sustentabilidade é um item de avaliação dos nossos fornecedores e demais parceiros”, completa o executivo.

Fundada em outubro de 1979, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Está presente em mais de 150 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal, em seus 38 anos de atividade já vendeu mais de 300 mil unidades. Em Minas Gerais tem atuação em Belo Horizonte, Juiz de Fora, na Zona da Mata; Montes Claros, no Norte de Minas; Betim, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); Sete Lagoas, na região Central; além de Uberaba e Uberlândia, no Triângulo. Em 2018, investirá cerca de R$ 900 milhões para o lançamento de 8.934 unidades habitacionais no Estado.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/07/2018
Unimed BH amplia a contratação de energia limpa
Cooperativa mantém diversas ações em prol da sustentabilidade
13/07/2018
DC Logistics mantém ação para plantio de árvores
Já foram 25 mil mudas plantadas
13/07/2018
BH Shopping reaproveita resíduos para produzir fertilizante
Reduzir o impacto ambiental e reutilizar materiais que seriam descartados, além de gerar custo zero nos negócios, é bem-visto aos olhos do consumidor e pode fazer com que a...
06/07/2018
Diversidade: caminho ainda é longo
Levantamento mostra que empresas não mantêm programas para melhorar o quadro
06/07/2018
Promoção está prevista no Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 8
A promoção da diversidade é um dos interesses dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela Organização das Nações...
› últimas notícias
Exportações de soja devem ser recorde no próximo ano
Renovação da concessão da EFVM pode ser resolvida na Justiça
Pessimismo aumenta na indústria mineira
Minas mantém sequência de superávit
Brasil fecha 661 vagas com carteira assinada
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


21 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.