23/07/2018
Login
Entrar




DC Turismo

29/12/2017

Mudança na emissão do passaporte deve impulsionar viagens

Governo está implantando medidas que reduzem a burocracia
Daniela Maciel
Email
A-   A+
Processo de emissão deixou de exigir uma série de documentos/Isaac Amorim/MJ
Até o fim de 2018 o turista brasileiro terá mais facilidade para conhecer o mundo. A emissão de passaportes ficará menos burocrática com a dispensa de apresentação dos comprovantes de quitação eleitoral, de serviço militar e do pagamento da taxa. A mudança começou a ser implementada gradualmente em dezembro e valerá para todo o País.

Permanece a obrigatoriedade de apresentar o documento de identidade (RG), CPF e naturalidade. Os documentos que tiveram a apresentação dispensada serão buscados na base de dados do governo. A medida faz parte do programa do governo federal Brasil Eficiente.

Para o vice-presidente financeiro da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem de Minas Gerais (Abav-MG), Alexandre Xavier, a medida pode beneficiar as agências de viagem aumentando o fluxo de turistas. “Toda medida que facilite a emissão de documentos é bem-vinda. Hoje a burocracia é um grande ‘espantador’ do turista. Imagine uma pessoa que more em uma pequena cidade e tem que se deslocar até uma cidade-polo para fazer o passaporte. Se ela esquece um documento tem que começar tudo de novo. Isso estica os prazos e faz com que o cidadão gaste mais. Isso é desanimador”, explica Xavier.

A medida também tem um aspecto relativo à responsabilidade ambiental, com a economia de impressões e cópias. Ainda de acordo com o executivo, é possível que em três anos até a parte de biometria esteja integrada. “A tendência é que a tecnologia torne o processo mais barato como um todo. Esperamos que esse benefício alcance também o cidadão. Recentemente o passaporte brasileiro passou a ter validade de dez anos, o que já foi um ganho. Em muitos países, a exemplo dos Estados Unidos, ele sequer tem validade. Esperamos que isso também aconteça aqui, ajudando a diminuir ainda mais os custos”, afirma o vice-presidente financeiro da Abav-MG.

Atualmente o valor praticado para a taxa do passaporte comum (modelo novo), tem sido da ordem de R$ 257,25. Contudo, apesar disso não ser frequente, este valor pode sofrer reajuste conforme diretrizes internas do Departamento de Polícia Federal.

O programa Brasil Eficiente, responsável pela medida, pretende desburocratizar a oferta de serviços e reduzir custos. Além da emissão do passaporte, outros serviços vão passar por processo de desburocratização. O objetivo é a simplificação administrativa, a modernização da gestão e a melhoria da prestação dos serviços públicos tanto para cidadãos como para as empresas.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

21/07/2018
Cervejarias viram atração turística
Fabricantes abrem as portas para visitantes interessados na produção da bebida artesanal
18/07/2018
Hotelaria deve voltar a investir em 2018, aponta levantamento
Boa parte dos empreendimentos hoteleiros de todas as regiões deverá receber investimentos ainda neste ano. Essa disposição foi manifestada pelos empresários...
30/06/2018
Destinos históricos se preparam para os turistas
Cidades fora do Sul de Minas contam com programação especial no período para atrair visitantes
30/06/2018
Praça da Liberdade passa por reforma
Obras devem receber investimentos R$ 5,2 milhões e serão finalizadas em novembro
30/06/2018
Serro promove eventos nas férias de julho
O Serro, famoso nacionalmente pelo queijo que leva o nome da cidade, deve receber, só nos quatro dias da Festa de Nossa Senhora do Rosário, entre os dias 29 de junho e 2 de julho, 10...
› últimas notícias
Exportações de soja devem ser recorde no próximo ano
Renovação da concessão da EFVM pode ser resolvida na Justiça
Pessimismo aumenta na indústria mineira
Minas mantém sequência de superávit
Brasil fecha 661 vagas com carteira assinada
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


21 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.