Publicidade
26/07/2017
Login
Entrar

Negócios

17/05/2017

Mudando sempre, por Luiza Helena Trajano

Em 60 anos, a receita para criar uma empresa duradoura e inovadora não mudou: manter a inconformação desde o primeiro dia e mudar sempre
Email
A-   A+
Em março, o Magazine Luiza realizou sua convenção de líderes, com mais de 1.500 pessoas de 16 Estados. No evento, também abrimos as comemorações dos 60 anos da empresa, e o tema não poderia ser mais propício: “O que muda é que a gente sempre muda”.

Olhando o passado e o estágio atual da empresa, acredito que esse sempre foi um diferencial no Magazine Luiza. Ou seja, ficarmos inconformados mesmo nos momentos em que estamos indo muito bem, com o objetivo de não nos acomodarmos.

Assista online ao principal evento de inspiração para empreendedores: o Day1 2017

Logo após assumir a superintendência do Magazine Luiza, em 1991, comecei a receber pedidos de inúmeros prefeitos do interior, pois uma grande rede varejista estava fechando lojas em cidades pequenas. Na época, éramos uma rede regional, e a lógica seria somente agradecer a procura e não atender aos pedidos, pois não tínhamos investimentos que possibilitassem sequer pensar no assunto.

Aí entra o inconformismo. Decidimos tentar achar uma equação para resolver o problema e formamos uma equipe bem diversa para pensar como podíamos aproveitar aquela oportunidade. Dessas reuniões, formatamos a Loja Eletrônica Luiza, que era uma loja física pequena, sem produtos, e as vendas eram realizadas com o vendedor mostrando aos clientes cartazes, catálogos e imagens por meio de fitas VHS. Era o começo da década de 90 e não existia internet. Computadores também eram raríssimos.

Com isso, antecipamos a fórmula de vendas em que o cliente não toca no produto e ganhamos incrível experiência no assunto, muito antes das vendas via internet. Seria novamente cômodo ficarmos comemorando o sucesso que alcançamos e estacionarmos, mas a Loja Eletrônica evoluiu, incorporando sempre novas tecnologias disponíveis, mudou para Loja Virtual e continuou crescendo sempre inconformada, com a equipe incentivada a imaginar o que podia ser feito de diferente.

EM TEMPOS ATUAIS, PÓS SITES, VENDAS VIA APLICATIVO E OUTROS MODELOS, ESTAMOS PENSANDO EM DIGITALIZAÇÃO TOTAL DA EQUIPE, INCLUSIVE DAS LOJAS FÍSICAS.

Todos devem pensar tecnologicamente e precisam mudar constantemente. Você, empreendedor, deve mudar a toda hora e tentar antecipar tendências e modelos. Use isso como diferencial, afinal estruturas menores podem ser muito mais velozes.

Essa sempre foi uma preocupação: contagiar nossa equipe para que todos estejam sempre pensando, inovando e se movimentando, independentemente do cargo, por isso a importância que sempre demos para que esse sentimento não esteja apenas na direção, mas que passe por todos e esteja no DNA de cada integrante da empresa.

Pense em uma grande companhia, de qualquer tamanho. Você imaginou que ela nasceu de um sonho de um empreendedor, que certamente viveu imensas lutas, desafios e dificuldades, mas foi crescendo e convidando pessoas a embarcarem nesta história?

POIS É ESSE SONHO INICIAL QUE SEMPRE DEVEMOS RESGATAR, A MENTALIDADE DO FUNDADOR, O QUE O MOTIVOU A PERSEGUIR SEUS OBJETIVOS.

Animar a equipe para essa caminhada é o que deve ser sempre resgatado, especialmente no momento em que a empresa cresce muito e corre o risco de ver se perder todo o legado que seus fundadores desejavam.

Por isso, empreendedores, fiquem atentos na busca por seu sonho. Incorpore cada vez mais pessoas, invista em inovação, pense com uma cabeça digital e faça tudo isso com extrema atenção ao fluxo de caixa. Esses são os ingredientes para estar sempre mudando.

Sou uma apaixonada pela micro e pequena empresa, acredito que é a grande solução para o desemprego em nosso país, que é formado por um povo empreendedor e criativo. Por isso, sempre dei palestras incentivando esses empreendedores e procurando passar entusiasmo para a sua caminhada, além de participar de diversos programas de mentoria para esse público, e sempre saio com energia renovada e aprendendo muito com todos.

Empreendedor, acredite no seu negócio, acredite no Brasil, esteja aberto a aprender a cada momento e se renove constantemente em conhecimento para que possa ampliar cada vez mais seu negócio, gerando mais empregos.

Texto originalmente publicado no site da Endeavor Brasil.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

26/07/2017
Valmont investe R$ 4 milhões em Uberaba
Fabricante de irrigação mecanizada, empresa norte-americana vai modernizar parque de máquinas
26/07/2017
Unimed-BH agora vende planos de saúde para pessoa física na web
De olho no perfil do cliente cada vez mais conectado, a Unimed-BH investe em mais um recurso on-line para aumentar a presença no mercado de planos de saúde. A empresa está...
26/07/2017
Quando um criativo em construção precisa virar um empreendedor pronto
Os desafios de usar o que você tem de melhor para criar negócios de impacto ? mesmo que para isso precise largar a caneta e abrir o Excel.
26/07/2017
Com 52 aos de mercado, Guiatel adere ao movimento de digitalização
O advento da internet e dos smartphones parecia ter decretado o fim das antigas listas de telefones e guias comerciais impressos, já que qualquer pesquisa está à...
26/07/2017
Precon recebe certificação inédita no País
Empresa mineira é a 1ª do setor reconhecida no regimento SiAC 2017 com zero não conformidades
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.