Publicidade
17/02/2018
Login
Entrar

DC Auto

06/01/2017

Na Europa, o crescimento foi de 6%

Rogério Machado
Email
A-   A+
Na Europa, também em um ciclo de três anos de crescimento, o fechamento de 6% de elevação das vendas é um ótimo resultado, principalmente considerando a entrada de carros americanos e asiáticos na região.

O escândalo das emissões de setembro de 2015, afrontado em 2016, representou uma grande ameaça a um dos gigantes do setor, a Volkswagen (juntamente com a Audi, Skoda e Seat).

A crise foi superada através de uma série de mudanças no quadro gerencial e de uma rápida reorganização das áreas afetadas. Os números indicam que a credibilidade do grupo alemão foi resgatada com um aumento de 6,3% nas vendas na Europa (cresceu também nos EUA).

O mercado europeu também mostrou este ano um relativo declínio da motorização diesel. A queda não é grande, mas representa uma tendência já observada desde 2011 sobre os carros pequenos e compactos com estes motores, se mantendo hoje sobre os veículos maiores.

Também no velho mundo os indicadores apontam para certa estabilização no próximo ano, principalmente influenciada pelas eleições, pelo referendum na Itália e pelo Brexit.

Estamos em um momento da história em que se fala de uma verdadeira revolução da mobilidade com mudanças da base energética e na gradativa robotização dos veículos.

Curiosamente, o Brasil aparece aí como mero espectador, dirigido por um governo de transição que tem o desafio de implementar, em um curto prazo, mudanças gigantescas sob uma forte tempestade.

O ano que se inicia trará mais incertezas no cenário internacional com o novo governo americano e as eleições europeias.

Estamos vivendo um momento único que definirá nossa posição futura e nem todos se deram conta disso.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

16/02/2018
Fiat Argo Drive tem bom desempenho
Motor 1.0 de três cilindros é econômico e agrada, tanto na estrada quanto no trânsito urbano
09/02/2018
Novo sedan Cronos será lançado neste mês
Modelo da Fiat brigará nos segmentos de compactos e médios. Principal disputa será com o VW Virtus
09/02/2018
Espaço interno não decepciona
Durante a conversa com os executivos da montadora italiana, um dado questionado foi quanto a distância entre-eixos do modelo (2,52 metros), uma vez que ela não foi alterada em...
02/02/2018
Peugeot 3008 ganha nova versão, topo de linha, Griffe Pack
Tecnologias para segurança se destacam
02/02/2018
Ford Ka Freestyle chegará no segundo semestre
A Ford apresentou, nessa semana, uma nova opção para o hatch compacto Ka. Denominada Freestyle, a versão aventureira foi mostrada para a imprensa especializada no mesmo dia em que era lançada...
› últimas notícias
Sondagem revela retomada do otimismo
Valor liberado para médios e grandes produtores na safra 2017/18 é de R$ 85 bilhões
Justiça decide que elétricas não poderão ter cobrança retroativa de débitos de R$ 6 bilhões
Sebrae pretende atender 69,6 mil MPEs
Nível de atividade do varejo no Brasil aumenta 1,3% em janeiro, aponta a Cielo
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Começam as obras do Aeródromo Inhotim
Folia supera expectativas em Belo Horizonte
Carnaval aqueceu setor de brindes na Capital
Mobiliata une empreendedorismo e impacto social
Fiat Argo Drive tem bom desempenho
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


17 de fevereiro de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.