Publicidade
24/08/2017
Login
Entrar

Negócios

10/01/2017

"Não abra mão da sua felicidade": lições de André Street para empreendedores

Priscila Cestarolli |
Email
A-   A+
Para que qualquer empresa tenha sucesso, o empreendedor precisa ter um time alinhado e engajado ao seu lado. Mais do que simplesmente realizar funções, os colaboradores têm que entender e vivenciar a missão da empresa no dia a dia. Foi pensando nesse desafio que André Street, da Arpex Capital, compartilhou valiosas lições sobre o tema no encerramento do programa Promessas JPMorgan Chase Foundation.

O programa, realizado pela Endeavor com apoio do JPMorgan Chase Foundation, tem o objetivo de ajudar empreendedores brasileiros, com empresas de alto crescimento do setor de tecnologia, em seus desafios de crescimento. Foram 35 empreendedores que em oito meses participaram de 11 mentorias coletivas e 105 mentorias individuais – mais de 100 mentores se envolveram.

No encerramento do programa, o primeiro conselho de André foi simples: não abra mão da sua felicidade em momento nenhum, ou você será volúvel e irá sempre questionar o que está fazendo.

Há 15 anos, quando André decidiu abrir sua empresa, ele não tinha nenhum conhecimento sobre negócios, apenas a certeza de que a sua felicidade estava ligada ao empreendedorismo. E isso faz toda diferença: quando você gosta do que faz é fácil engajar as pessoas ao seu lado. Seguir um propósito faz com que felicidade e motivação sejam coisas que você transmite naturalmente ao seus colaboradores e até parceiros comerciais. Você consegue estimular pessoas a entrarem no sonho com você.

André também contou que, para diminuir o ‘gap’ técnico, já que sua formação era no campo jurídico, a saída foi trazer gente melhor do que ele para dentro da empresa. Ele diz procurar, até hoje, pessoas que tenham um perfil empreendedor, com cabeça de dono e que fazem as mudanças acontecerem. Todos os anos, a Arpex recebe cerca de 22 mil inscrições para vagas de trabalho, mas apenas 8 pessoas são selecionadas. A razão disso tudo? Gente excepcional gosta de um bom desafio.

Na hora de contratar também é importante procurar complementaridade: se você tem um perfil mais introvertido, procure alguém mais extrovertido que possa ajudá-lo nas vendas, por exemplo. Para André o segredo é se aproximar das pessoas e aprender com elas, porque se você acha que sabe tudo, sua empresa não vai a lugar nenhum. Fundador tem o papel de fazer o sonho nascer e não de querer que o negócio dependa dele, ele tem que querer que o negócio viva sem ele.

"Aquilo do 'one man show' é uma bobagem e é por isso que a humildade tem um papel muito importante durante o crescimento da empresa" afirmou André.

Se você quiser ter uma equipe simplesmente para que ela siga suas ordens, seu sonho vai acabar em um segundo. Quando você não é humilde fica difícil escolher o perfil das pessoas que querem ir longe, porque elas, na maioria das vezes, serão melhores que você. E aqui vale lembrar que não é só habilidade que você deve procurar em um colaborador ou sócio; essa pessoa precisa compartilhar dos mesmos valores que você. Não importa se você achou o próximo Steve Jobs, se ele não compartilhar das suas ideias, ele não deve ser contratado. É esse pensamento vai ajudar a moldar a cultura da empresa.

Nos primeiros anos do negócio o fundador tem uma responsabilidade muito grande em relação à criação da cultura; Para que esse processo seja feito de forma positiva, é preciso estabelecer quais são os valores e o que será difundido. Esse questionamento te faz parar para refletir e não ficar louco ou contrariar seus próprios valores.

O sucesso da sua empresa pode depender muito de como você vai formar seus próximos líderes e a cultura é um dos principais pilares. Você tem que criar mecanismos na empresa para que essas lideranças entendam suas responsabilidades, eles têm que entender que podem quebrar ou ganhar muito com você, só depende da postura de cada um.

O empreendedor que crescer é aquele que engajou seus colaboradores e colocou todos no mesmo barco. Se cada colaborador remar para um lado, o barco não sai do lugar, mas se todos ajudarem um pouco, esse barco cruzará oceanos.

Artigo originalmente publicado no site da Endeavor Brasil

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

24/08/2017
Anchieta amplia fábrica no Vale do Aço
Investimento deve resultar em aumento de 30% na capacidade produtiva do complexo industrial
24/08/2017
Apostando no mercado externo, Maricota inicia embarques para Alemanha
A receita do pão de queijo da marca mineira Maricota acaba de chegar a mais um país: a Alemanha. A empresa enviou, na última semana, ao mercado alemão, o primeiro...
24/08/2017
Todo empreendedor é um Pai
Se empreender é uma paternidade, serei avô quando minha filha for empreendedora?
24/08/2017
Oi lança hub de empreendedorismo
Oito será instalado no Rio de Janeiro e vai abrigar aceleradora e coworking, entre outros
24/08/2017
Sebrae Minas vai orientar 69 mil empresas no Estado neste ano
Mais de 69 mil micro e pequenas empresas (MPEs) e Microempreendedores Individuais (MEIs) de Minas Gerais receberão a visita do Sebrae no próprio estabelecimento até o final...
› últimas notícias
Super Nosso investe R$ 48 milhões em logística
Vendas cresceram 7,5% no 1º semestre
FGTS injetou R$ 10,8 bilhões no comércio
Governo libera saque de R$ 15,9 bilhões do PIS/Pasep
Móveis rústicos: em Passos, setor fatura R$ 15 milhões
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Vodafone Brasil pode instalar um laboratório em Nova Lima
Médico mineiro cria clínica especializada em feridas e transforma a ideia em franquia
Indústria 4.0: as oportunidades de negócio de uma revolução que está em curso
PIB recuou 0,24% no 2º trimestre
Avianca retoma as operações em Confins
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


24 de August de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.