Publicidade
20/04/2018
Login
Entrar

DC Auto

24/03/2017

Nissan lança a 12ª geração da picape Frontier

Modelo ganhou novo powertrain
José Oswaldo Costa de Tuiuti (SP)*
Email
A-   A+
A picape Nissan Frontier é comercializada em mais de 180 países. Somente na América Latina, já vendeu mais de 1,5 milhão de unidades, de acordo com a montadora. A 12ª geração da Frontier, que desde seu nascimento emplacou mais de 14 milhões de unidades mundialmente, chegou ao Brasil.

Nesse primeiro momento, a picape será vendida exclusivamente na versão LE, importada do México. Quando passar a ser importada da Argentina, a gama de opções será ampliada.
Com as mudanças executadas, a montadora japonesa espera tempos melhores no segmento. Afinal, em 2016, a Frontier comercializou 3.605 unidades, algo em torno de 300 unidades/mês. Esse resultado foi responsável por sua sexta colocação entre as picapes médias.

Para que fique mais clara a distância para as concorrentes, a líder, Toyota Hilux, emplacou 34.031 unidades (cerca de 2.836 unidades/mês) no mesmo período. Números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Para avançar no mercado, a picape da Nissan chega, na sua linha 2017, com diversas mudanças visuais e, principalmente, mecânicas. Na parte mecânica, são dois destaques principais: o novo powertrain e a nova suspensão traseira.

O novo motor é um 2.3 16V bi-turbo com intercooler, injeção direta e movido a diesel, capaz de render 190 cv e 45,9 kgfm de torque. Agora, o torque máximo aparece com 1.500 rpm enquanto, anteriormente, só surgia com 2.000 rpm.

Aliado a ele, nova transmissão automática de 7 marchas com possibilidade de trocas sequenciais através da alavanca do câmbio. Na geração antiga, a transmissão era de cinco marchas e sem a opção por trocas manuais.

Outra (ótima) novidade é a nova suspensão traseira. Foi adotado o sistema multilink com molas helicoidais que trabalha em conjunto com um eixo rígido. Traduzindo: conforto no rodar (menos solavancos no interior) e boa estabilidade.

Além disso, a mudança faz com que a picape fique com a traseira menos “arisca” em pisos ruins. Nesse quesito, se aproximou muito do conforto ao rodar oferecido pela Fiat Toro, uma picape menor com dirigibilidade similar à de um sedan.

A Frontier está mais alta, com uma altura mínima em relação ao solo de 292 mm. Os ângulos de entrada e saída são, respectivamente, 31,6º e 27,2º. O eixo traseiro foi reposicionado para ficar protegido contra os danos causados por pedras ou colisão com o piso.

Na comparação com a geração anterior, segundo a Nissan, o chassis teve a resistência aumentada em quatro vezes e está 44 kg mais leve enquanto, a carroceria, perdeu 94 kg. A picape conta com controles de estabilidade e tração (Vehicle Dinamic Control - VDC), garantindo mais segurança.

A tração 4x4 também está presente, com opção pela integral ou reduzida: 4x2, 4x4 High e 4x4 Low. Ela pode ser acionada por meio de um botão giratório no painel com o veículo em velocidade de até 100 km/h. Uma boa novidade para o off-road é o limitador de diferencial (LSD), que evita que as rodas patinem.

Equipamentos – Internamente, a Frontier ganhou um novo sistema multimídia com tela de 6,2 polegadas. Ele possui 2 GB de espaço e conexão à internet por meio de Wi-Fi pela plataforma Android e download de aplicativos. A chave é presencial e a picape conta com botão Push Start para dar a partida.

O banco do motorista conta com ajustes elétricos e o sistema de ar-condicionado, de duas zonas, agora possui saídas para o banco traseiro. Além disso, os dois bancos dianteiros possuem sistema de aquecimento. Todos são forrados em couro.

No interior da caçamba a Nissan oferece duas boas novidades: uma tomada 12V e os quatro ganchos para amarração que são móveis, o que facilita a amarração de cargas dos mais diferentes tipos e tamanhos.

Destacamos alguns equipamentos presentes na picape: duplo airbag, retrovisores externos com rebatimento elétrico, volante multifuncional com iluminação dos botões, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema que controla descidas em rampas (HDC), sistema de partidas em rampas (HSA) e freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA).

A nova Nissan Frontier já está nas concessionárias da marca com o preço sugerido de R$ 166,70 mil.

*O jornalista viajou a convite da Nissan

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/04/2018
BMW 540i mescla tecnologia e desempenho
Versão superlativa da sétima geração do série 5 chegou ao Brasil com o design reformulado
13/04/2018
VW lança segunda geração do SUV Tiguan
Modelo inicia ofensiva da montadora, que planeja apresentar cinco novos veículos neste segmento até 2020
30/03/2018
Tiggo 2 apresenta projeto bem-acabado
Primeiro fruto da união CAOA Chery mostra a grande evolução dos modelos chineses mais recentes
30/03/2018
Mercedes-Benz inaugura nova linha de caminhões
A Mercedes-Benz acaba de inaugurar, na sua planta de caminhões localizada em São Bernardo do Campo (SP), uma nova linha na qual colaboradores e tecnologia são integrados aos...
23/03/2018
Peugeot amplia sua linha de utilitários e apresenta o 5008
Modelo de sete lugares é oferecido em duas versões
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.