Publicidade
24/05/2018
Login
Entrar

Negócios

19/05/2017

Nova diretoria assume Sociedade Mineira de Engenheiros hoje

Daniela Maciel
Email
A-   A+
Ronaldo Gusmão: volta do protagonismo dos engenheiros/Divulgação
Acontece hoje, ao longo do dia, a eleição para presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) em Belo Horizonte. A entidade, criada em 1931, é sem fins lucrativos e congrega engenheiros, arquitetos e agrônomos. Atualmente, conta com mais de 25 mil associados.

A chapa única, batizada “Inova SME”, encabeçada pelo atual presidente do Instituto de Educação Tecnológica (Ietec), Ronaldo Gusmão, propõe a volta do protagonismo dos engenheiros mineiros. O objetivo é que a categoria tenha força política para atuar junto à sociedade civil, oferecendo seus conhecimentos técnicos sempre a favor do bem comum.

“Não existe país forte sem uma engenharia forte. Os engenheiros mineiros não podem mais ficar calados. Algumas das maiores empresas de engenharia são sediadas aqui e não podemos ficar a reboque do noticiário. Nós temos que gerar notícias. A engenharia está pagando um preço alto pelo seu envolvimento com questões imorais. Não devemos deixar que seja usada dessa maneira”, avalia Gusmão.

Para garantir a execução desse planejamento o novo presidente se cercou de uma equipe com perfis variados, mesclando jovens e experientes, homens e mulheres. São 36 diretores. Entre as propostas estão a criação da “sala dos engenheiros desempregados” e a incubadora de empresas.

“Criamos um ambiente em que todos participam e são iguais. Queremos trazer esperança para os engenheiros, não podemos ser omissos. Quando falamos de engenharia, falamos de qualidade de vida das pessoas e isso exige responsabilidade”, aponta o novo presidente da SME.

Depois de três anos, Augusto Celso Franco Drummond deixa a presidência da SME com a certeza de ter preparado a Sociedade mais preparada para atender às demandas da engenharia contemporânea e valorizar a própria história com a recuperação da antiga sede na rua Timbiras.

No balanço do, a partir de agora, ex-presidente, três comissões aparecem em destaque: a de Transportes, que contribuiu com sugestões sobre mobilidade e a malha ferroviária mineira. O Comitê de Sustentabilidade: que se esmerou na preparação de documentos no tocante à agilidade nos processos de liberação ambiental e começa a ter uma atuação mais marcante no Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). E, por fim, a chamada “Agenda 2030”, que desenvolveu propostas para as prefeituras de Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas). O objetivo é que a experiência se repita com outras prefeituras, ajudando a estruturar o desenvolvimento regional com articulações que independam das instâncias governamentais.

“O nosso maior mérito é a nossa ‘volta pra casa’, para a sede na rua Timbiras. Este é um prédio que tem uma história, como a tribuna livre dos engenheiros. É muito significativa essa retomada da nossa identidade. Fizemos um reforma parcial no prédio e ele ficou preparado para receber novas intervenções e para uma perspectiva de futuro muito mais positiva”, afirma Drummond.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

24/05/2018
Cervejarias mineiras investem em souvenirs
Fabricantes passam a oferecer desde camisas até shampoos com suas marcas para os consumidores
24/05/2018
Startups: melhor alternativa para inovar
Conexão entre estes negócios e empresas tradicionais é uma nova forma de resolver problemas
24/05/2018
Quatro tendências que estão movimentando a transformação digital
Não há como negar, vivemos em uma realidade digital. Sejam as relações pessoais ou profissionais, estamos envolvidos por esse meio. Fazemos parte de uma era na qual o...
24/05/2018
Índice aponta o impacto da tecnologia nos brasileiros
Estudo do professor André Miceli, coordenador do curso de MBA em Marketing Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV), indica o impacto da tecnologia na vida do brasileiro. O...
24/05/2018
Capital da Moda: selo visa impulsonar o setor em BH
Indústria gera milhares de empregos
› últimas notícias
Preço do etanol acompanha alta da gasolina na Capital
Plano Diretor da Capital é questionado
Sem acordo, caminhoneiros decidem continuar greve
Biomm aciona Anvisa para liberar remédio
Quatro de cada cinco empresas do País planejam investimentos para este ano
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


23 de maio de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.