19/06/2018
Login
Entrar




DC RH

01/09/2017

Nova forma de aprendizado e qualificação

Victor Felipe Oliveira
Email
A-   A+
Há gerações seguimos a conhecida fórmula de crescimento profissional: formar na escola, entrar na universidade, concluir a graduação e emendar pós, MBA, mestrado e por aí vai. Tudo isso para sermos profissionais qualificados e que atendem às demandas e necessidades do mercado. Mas é interessante observar que, por mais que o tradicional currículo de estudos seja um excelente caminho para o conhecimento e para o desenvolvimento profissional, nos últimos anos, fala-se cada vez mais de novas opções para aprendizado. Ao lado de uma variedade de plataformas disponíveis na atualidade, é possível incluir a universidade corporativa.

Cursos on-line, workshops, “bootcamps” (quando ocorre uma verdadeira imersão em um tema), “masterclasses”, palestras e cursos de curta duração são só algumas das nomenclaturas que fazem parte dessa esfera de novos rumos do aprendizado. Hoje em dia, dezenas de milhares de plataformas on-line oferecem meios de qualificação para diversos setores e áreas de conhecimento. Até idiomas podem, agora, ser aprendidos e aperfeiçoados por meio de aplicativos de celular. Além disso, surgem espaços inovadores, como ambientes de coworking - com a cara de uma gostosa cafeteria ou bistrô - que fazem parcerias com especialistas, oferecendo um dia, um fim de semana ou algumas noites de transmissão de conhecimento e know-how.

Já as “universidades” dentro das próprias empresas adaptam aquele modelo - que disponibiliza a universalidade de conhecimentos - em disciplinas que serão diretamente aplicadas para os colaboradores da corporação. O formato é prático, como os de laboratórios, com aplicabilidade, direcionamento para a construção e desenvolvimento da carreira daquela pessoa, naquela companhia.

A empresa que conta com esse tipo de iniciativa está investindo no próprio colaborador, atualizando, reciclando e renovando seus conhecimentos. Dessa forma, todas as partes têm a ganhar. Capacitar quem integra seu time significa investir em resultados para a própria empresa, considerando que é fundamental falar sobre processos, o que facilita a compreensão de objetivos e metas.

Vale ressaltar que os benefícios são duradouros para as pessoas que estudam na universidade corporativa, uma vez que esse modelo supera a ideia de um treinamento básico e superficial. A inserção em um ambiente de aprendizado é algo que todas elas vão carregar para toda a vida - mesmo se vierem optar por outra oportunidade de trabalho no futuro.

As universidades corporativas têm ensinado empresários e empreendedores que conhecimento é um forte aliado da estratégia, do planejamento dos negócios. Além de valorizar o estudo formal e a bagagem acadêmica que cada pessoa agrega à empresa, agora existem novos caminhos a serem oferecidos para o aprendizado e a qualificação, como a universidade corporativa. Esse modelo reforça a ideia de que o investimento em pessoas faz parte da busca pelo melhor desempenho organizacional. Investir no preparo de quem integra seu time tudo tem a ver com a longevidade de seu negócio.

*CEO da VGX Contact Center

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/03/2018
Comece antes que seja tarde
Sem fluxo de caixa e investimento, empresas não conseguem se recuperar
20/03/2018
IDEIAS | 'Femômeno-Ilha" pode afetar crescimento prodissional
Você conhece ou já trabalhou em uma empresa com muitos anos de vida e que mantém seu modelo de gestão engessado? E com um colega que atua há muito tempo em um...
14/03/2018
Carreira vs. filhos preocupa 42% das mulheres
Colaboradoras se sentem preteridas para oportunidades no retorno ao trabalho depois da maternidade
14/03/2018
Profissionais mais maduros ganham espaço
Conhecimento, experiência, sabedoria, autoridade moral e capacidade de liderança são algumas das principais qualidades que podem ser encontradas em profissionais mais maduros ou...
14/03/2018
Ampliação de equipe é algo bom
Ampliar sua equipe é um ótimo sinal. Um excelente indicativo de que a empresa segue no caminho certo e, por conta do aumento de demandas e confiança dos clientes, precisa de...
› últimas notícias
Preço do diesel recua R$ 0,41 em Minas
Mais de 40% das empresas usam planilhas ao contratar
Inadimplência recua na Capital
TCU vai apurar se cobrança por despacho de bagagem reduziu preços das passagens
Governo espera movimentar a economia com liberação de saques
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de junho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.