Publicidade
25/04/2018
Login
Entrar

DC Auto

09/02/2018

Novo sedan Cronos será lançado neste mês

Modelo da Fiat brigará nos segmentos de compactos e médios. Principal disputa será com o VW Virtus
José Oswaldo Costa*, de Betim/MG
Email
A-   A+
Na última terça-feira, jornalistas especializados, de Belo Horizonte (MG), tiveram a oportunidade de ter um primeiro contato com o mais novo modelo da Fiat, o Cronos.
O novo sedan-compacto será lançado, oficialmente, no próximo dia 21 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ).

O encontro foi na planta da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), em Betim (RMBH), de onde partiram para um test drive até a cidade de Lagoa Santa (MG), após uma coletiva com alguns executivos da montadora.

No bate-papo bastante informal, algumas informações importantes sobre o carro foram passadas. Quanto à motorização, ele será equipado com os motores 1.3 de três cilindros (109 cv) e 1.8 (139 cv).

No caso do câmbio, serão três opções: manual de 5 marchas, automatizado (GSR), também de 5 marchas, e automático de 6 marchas.

Dessa forma, o Fiat Cronos será comercializado em quatro versões: Drive 1.3 (manual); Drive 1.3 (automatizado); Precision 1.8 (manual) e Precision 1.8 (automático). Os preços não foram informados nesse encontro.

Cronos Drive 1.3 (manual) – Dentre outros, essa versão de entrada contará, como itens de série, com a central multimídia de 7 polegadas, volante multifuncional com comandos para o rádio e celular, segunda porta USB para os ocupantes do banco traseiro, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, chave com telecomando, quadro de instrumentos com tela de 3,5 polegadas (computador de bordo), banco do motorista e volante com regulagem de altura e rodas de ferro com calotas de 15 polegadas.

Os opcionais serão: rodas em liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina e banco traseiro bi-partido (kit Stile). Também pode ser equipado com câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro (kit Parking). O terceiro e último pacote traz retrovisores com acionamento elétrico e vidro elétrico traseiro (kit Convenience)

Cronos Drive 1.3 (automatizado) – A versão com o câmbio automatizado tem como itens de série todos os itens da versão anterior acrescidos de controle eletrônico de estabilidade, sistema start/stop, “borboletas” atrás do volante (paddle shift) para trocas manuais de marchas, piloto automático, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores externos com regulagem elétrica e luz de setas nos retrovisores, entre outros.
Como opcionais, os mesmos pacotes de itens da versão Drive manual (kit Stile e kit Parking).
O alarme é opcional para as duas versões com motor 1.3.

Cronos Precision 1.8 (manual) – A versão de “entrada” com motor 1.8 oferecerá todos os itens da Drive 1.3 manual, acrescidos de: rodas em liga leve de 16 polegadas, faróis com assinatura em LED, sensor de estacionamento traseiro, voante com regulagem de profundidade, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, retrovisores externos com comandos elétricos, luz de seta nos retrovisores, banco traseiro bi-partido, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas (Hill Holder) e controle de tração.

Leia também:
Espaço interno não decepciona

Cronos Precision  1.8 (automático
) – A versão topo de linha do novo sedan-compacto conta com todos os itens da Precision manual e inclui, ainda, paddle shift atrás do volante para trocas manuais de marchas, maçanetas e frisos das portas cromados, piloto automático, apoio de braço para o motorista e volante revestido em couro.

Para essas duas versões, o kit Stile (opcional) conta com rodas em liga leve de 17 polegadas e bancos em couro. Já o kit Tech, oferece ar-condicionado digital, quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas (computador de bordo), sensores de chuva e crepuscular, chave presencial, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

Também são itens opcionais, para as duas: airbags laterais dianteiros e câmera de ré. Importante destacar que a assinatura em LED, opcional para os faróis, não é considerada como DRL (Daytime Running Light). Ou seja, para fins de fiscalização da polícia, não atendem às normas. Os faróis normais (baixos) deverão ser utilizados em rodovias.
Serão oito cores disponíveis para o modelo, sendo: Sólidas – branco, preto e vermelho; Metálicas – prata, cinza, preto e vermelho e Perolizada – branco.

A suspensão dianteira do Cronos é do tipo McPherson com barra estabilizadora. Já a traseira, é semi-independente com braços longitudinais e eixo de torção de geometria variável.

No trajeto que percorremos até Lagoa Santa foi possível perceber que o modelo tem um acerto do conjunto mais voltado para uma tocada esportiva, ou seja, mais firme. Porém, a engenharia da Fiat encontrou um bom meio-termo, uma vez que esse acerto não compromete o conforto dos passageiros e do motorista.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/04/2018
BMW 540i mescla tecnologia e desempenho
Versão superlativa da sétima geração do série 5 chegou ao Brasil com o design reformulado
13/04/2018
VW lança segunda geração do SUV Tiguan
Modelo inicia ofensiva da montadora, que planeja apresentar cinco novos veículos neste segmento até 2020
30/03/2018
Tiggo 2 apresenta projeto bem-acabado
Primeiro fruto da união CAOA Chery mostra a grande evolução dos modelos chineses mais recentes
30/03/2018
Mercedes-Benz inaugura nova linha de caminhões
A Mercedes-Benz acaba de inaugurar, na sua planta de caminhões localizada em São Bernardo do Campo (SP), uma nova linha na qual colaboradores e tecnologia são integrados aos...
23/03/2018
Peugeot amplia sua linha de utilitários e apresenta o 5008
Modelo de sete lugares é oferecido em duas versões
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


25 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.