Publicidade
25/04/2018
Login
Entrar

DMEP - Cegueira das Organizações

19/12/2017

O que é data driven e por que isso é importante?

Daniela Maciel
Email
A-   A+
Data Driven é uma metodologia de análise e tomada de decisões orientada por dados. Basicamente, são soluções baseadas em algoritmos que a partir de um conjunto de dados extraem informações e as transformam em respostas objetivas para o sucesso de um negócio. Em vez de confiar na intuição humana, a tomada de decisão orientada por dados prevê a probabilidade de alguma coisa acontecer e quais decisões possuem as maiores chances de sucesso.

Até há pouco tempo, a maior parte das decisões era e ainda é tomada com base no feeling ou intuição da equipe e de especialistas. Contudo, com a maior capacidade tecnológica e a enorme quantidade de dados disponíveis, cada vez mais tem-se utilizado a análise de dados para orientar a decisão dentro de uma organização, permitindo maior assertividade nas escolhas e estratégias.

Basicamente, o Data Driven permite que uma situação dentro da organização seja analisada com base em dados, possibilitando uma maior segurança no diagnóstico da situação, suas causas e possíveis efeitos de estratégias ou potenciais soluções. A análise de dados já faz parte do dia a dia da maior parte das organizações e já ditam o rumo de discussões como: Qual cliente tem maior propensão a consumir meu produto? Porque as vendas estão diminuindo ou estão aumentando? Qual nível de estoque é necessário por produto e por momento? Quais as rotas de mercado potencialmente mais rentáveis e com maior chance de sucesso? Como meu cliente irá se comportar diante de mudanças de preços ou entrada de concorrentes? Quanto iremos vender nos próximos três meses? Qual a estratégia de preço com maior chance de sucesso?

Todas essas perguntas são extremamente complexas e, em geral, possuem diversas variáveis explicativas. Seria ingênuo pensar que a análise de dados, como em um passo de mágica, passasse a ter as respostas 100% corretas para todas elas. Na verdade, o papel dela é robustecer o processo de tomada de decisão e minimizar os efeitos da incerteza presentes em toda tomada de decisão. Além disso, a rapidez com que as bases de dados e capacidade de análise tem se ampliado aponta que cada vez mais esses sistemas baseados em dados serão mais assertivos e determinantes das vantagens competitivas das organizações.

O grande avanço da visão de Data Driven é permitir que as análises não se resumam a entender o que está acontecendo e porque está acontecendo, mas ajudar a responder o que vem depois ou como atuar pensando no futuro. Cada vez mais iremos escutar que o grande diferencial de uma organização é ser Data Driven Organization.

* Sócio-gerente da DMEP

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

24/04/2018
Desvendando o BSC - parte final: Como organizar a empresa para finalmente conduzir o plano?
Nesta série já elucidamos a organização de objetivos estratégicos voltados para a geração de valor e estruturação de...
18/04/2018
O custo do não planejamento de oportunidades de mercado, produto e negócio
Desenvolver a oportunidade nova é uma jornada fascinante. É, ao mesmo tempo, prazerosa e arriscada. Quem já participou de um processo de desenvolvimento de produto, mercado ou...
10/04/2018
Análise de dados auxilia transformação de negócios de Educação
Já não é nenhuma novidade falarmos que a Educação precisa e está se transformando. É comum lermos ou nos depararmos com algum exemplo de...
03/04/2018
A minha empresa vende ou é comprada?
A questão apresentada no título desse ensaio talvez possa parecer não fazer muito sentido, porém existem diferenças importantes entre esses dois atos....
27/03/2018
De olho nos relacionamentos
Os relacionamentos são tudo nos negócios. Empreendedores de sucesso muitas vezes agradecem aos seus parceiros - sua rede de apoiantes externos, que inclui investidores, mentores,...
› últimas notícias
VÍDEO | Movimento Minas 2032 - Igualdade de Gênero & Cidades Sustentáveis
Super Nosso inaugura 1ª de 12 novas lojas
Comerciantes estão mais otimistas com o Dia das Mães
Demanda por crédito sobe 4,3% no primeiro trimestre
Vendas de aço no País sobem 11,4% e produção avança 4,9%
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


25 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.