21/07/2018
Login
Entrar




DC Inovação

25/11/2017

Oportunidades e cases de sucesso são apresentados

Mara Bianchetti
Email
A-   A+
Como a relação belgo-luxemburguesa com o Brasil é bicentenária, muitos são os exemplos e as expertises a serem compartilhadas neste momento de alavancagem dos aportes e incremento dos negócios entre as nações. Para dar início a este processo, durante o lançamento da representação da Belgalux Brasil em Belo Horizonte, a entidade contou com uma série de palestras e apresentações estratégicos de seus patrocinadores, como a Belgo Bekaert Arames, a Paul Wurth do Brasil, a Skyline Optics, a Prumo Logística - Porto do Açu, a Cassotis Consulting, a Engenetiq e a Rabelo Alvim Advogados.

O agente de negócios para Minas Gerais da Skylanes Optics, Márcio Campanaro Barbosa, falou sobre a importância de investimentos em inovação a partir da palestra “Fibra Óptica e Demanda Crescente por Alta Velocidade”. Para ele, investimentos em Tecnologia da Informação (TI) não é gasto, mas investimento. “Quando a empresa investe da maneira certa, os resultados vêm direta e imediatamente nos resultados”, salientou.

A Skylanes Optics é uma empresa belga, criada em 1998. Líder em fornecimento de transceptores ópticos para comunicações, atua nos mercados europeu e sul-americano. Está no Brasil deste 2014, com uma unidade localizada em Campinas (SP).
Já o diretor comercial da Prumo Logística - Porto Açu, Fernando Henrique Schuffner Neto, falou sobre “A importância da inovação em projetos de infraestrutura”, destacando as ações naquele que é o único porto-indústria privado do País.

Instalado em uma área de 130 milhões de metros quadrados, o porto conta com infraestrutura e tecnologias apropriadas para atender a indústria nacional e internacional e estabeleceu parceria com o Porto Antuérpia, na Bélgica, a fim de apurar e absorver experiências. “Temos apenas um ano e meio de atuação, enquanto eles têm centenas. Queremos absorver seus ensinamentos de forma que a gente consiga se desenvolver de forma rápida e da melhor maneira”, explicou Schuffner Neto.

Além disso, segundo ele, existe um esforço da direção do Porto de Açu para que a atuação do mesmo se volte para Minas Gerais. Conforme o diretor comercial, o objetivo é aproveitar o potencial da indústria mineira e a inexistência de um equipamento do tipo no Estado.

“Os portos brasileiros, em geral, não são dedicados a indústria mineira. Por isso, queremos oferecer este diferencial. Voltar nossa atuação para o comércio e a indústria do Estado, aproveitando o potencial do mercado e nossa localização”, ressaltou.

Por fim, o CEO da Belgo Bekaert Arames, Augusto Espeschit de Almeida, falou sobre “Inovação na Belgo Bekaert”. A empresa, originada pela fusão da ArcelorMittal com a Belgo Bekaert, é a única fabricante de steel cord na América Latina. Juntando o conhecimento da ArcelorMittal com experiência internacional e tecnologia da Bekaert, a companhia conta com nove unidades no Brasil. “Fornecemos mais de 50% do arame consumido no País. Estamos na construção civil, na indústria, no setor automotivo, no óleo e gás, entre outros”, citou.

Para a empresa, mais do que uma estratégia, a inovação é um modelo de atuação. Para isso, investe em ações inovadoras em todos os setores internos, bem como em produtos e serviços oferecidos. “Não conseguimos perpetuar uma empresa sem investir em inovação. Nosso conceito passa pela exploração de novas ideias, culminando com a alta do faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens, crescimento de produtividade e redução de custos”, finalizou.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

16/03/2018
Americana Airfox investe US$11,5 mi na expansão para o País
Negócio promete crédito sem burocracia às classes D e E
16/03/2018
Anjos do Brasil fecha acordo com o WBAF
Receber investimento anjo no Brasil é a aspiração de quase todas as startups. Mas receber aporte de um investidor no exterior, que traz consigo know how para a...
16/03/2018
BeeCâmbio negocia 22 moedas on-line
Comprar moeda estrangeira em Belo Horizonte ficou mais fácil com a chegada da startup paulista BeeTech à Capital. Por meio do seu produto BeeCâmbio, a empresa oferece a compra e...
21/02/2018
Empresas tradicionais se rendem à cultura das startups
Desejo de mudança acontece quando elas se sentem ameaçadas
21/02/2018
Seed impacta economia gerando emprego e negócios
Considerado um dos maiores projetos públicos de aceleração de startups da América Latina, o Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (Seed) deve abrir, nas...
› últimas notícias
Renovação da concessão da EFVM pode ser resolvida na Justiça
Pessimismo aumenta na indústria mineira
Minas mantém sequência de superávit
Brasil fecha 661 vagas com carteira assinada
Governo quer leilão da Eletrobras até agosto
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


21 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.