Publicidade
16/01/2018
Login
Entrar

DC Inovação

25/11/2017

Oportunidades e cases de sucesso são apresentados

Mara Bianchetti
Email
A-   A+
Como a relação belgo-luxemburguesa com o Brasil é bicentenária, muitos são os exemplos e as expertises a serem compartilhadas neste momento de alavancagem dos aportes e incremento dos negócios entre as nações. Para dar início a este processo, durante o lançamento da representação da Belgalux Brasil em Belo Horizonte, a entidade contou com uma série de palestras e apresentações estratégicos de seus patrocinadores, como a Belgo Bekaert Arames, a Paul Wurth do Brasil, a Skyline Optics, a Prumo Logística - Porto do Açu, a Cassotis Consulting, a Engenetiq e a Rabelo Alvim Advogados.

O agente de negócios para Minas Gerais da Skylanes Optics, Márcio Campanaro Barbosa, falou sobre a importância de investimentos em inovação a partir da palestra “Fibra Óptica e Demanda Crescente por Alta Velocidade”. Para ele, investimentos em Tecnologia da Informação (TI) não é gasto, mas investimento. “Quando a empresa investe da maneira certa, os resultados vêm direta e imediatamente nos resultados”, salientou.

A Skylanes Optics é uma empresa belga, criada em 1998. Líder em fornecimento de transceptores ópticos para comunicações, atua nos mercados europeu e sul-americano. Está no Brasil deste 2014, com uma unidade localizada em Campinas (SP).
Já o diretor comercial da Prumo Logística - Porto Açu, Fernando Henrique Schuffner Neto, falou sobre “A importância da inovação em projetos de infraestrutura”, destacando as ações naquele que é o único porto-indústria privado do País.

Instalado em uma área de 130 milhões de metros quadrados, o porto conta com infraestrutura e tecnologias apropriadas para atender a indústria nacional e internacional e estabeleceu parceria com o Porto Antuérpia, na Bélgica, a fim de apurar e absorver experiências. “Temos apenas um ano e meio de atuação, enquanto eles têm centenas. Queremos absorver seus ensinamentos de forma que a gente consiga se desenvolver de forma rápida e da melhor maneira”, explicou Schuffner Neto.

Além disso, segundo ele, existe um esforço da direção do Porto de Açu para que a atuação do mesmo se volte para Minas Gerais. Conforme o diretor comercial, o objetivo é aproveitar o potencial da indústria mineira e a inexistência de um equipamento do tipo no Estado.

“Os portos brasileiros, em geral, não são dedicados a indústria mineira. Por isso, queremos oferecer este diferencial. Voltar nossa atuação para o comércio e a indústria do Estado, aproveitando o potencial do mercado e nossa localização”, ressaltou.

Por fim, o CEO da Belgo Bekaert Arames, Augusto Espeschit de Almeida, falou sobre “Inovação na Belgo Bekaert”. A empresa, originada pela fusão da ArcelorMittal com a Belgo Bekaert, é a única fabricante de steel cord na América Latina. Juntando o conhecimento da ArcelorMittal com experiência internacional e tecnologia da Bekaert, a companhia conta com nove unidades no Brasil. “Fornecemos mais de 50% do arame consumido no País. Estamos na construção civil, na indústria, no setor automotivo, no óleo e gás, entre outros”, citou.

Para a empresa, mais do que uma estratégia, a inovação é um modelo de atuação. Para isso, investe em ações inovadoras em todos os setores internos, bem como em produtos e serviços oferecidos. “Não conseguimos perpetuar uma empresa sem investir em inovação. Nosso conceito passa pela exploração de novas ideias, culminando com a alta do faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens, crescimento de produtividade e redução de custos”, finalizou.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

06/12/2017
Marco legal terá texto até 5 de março
Ontem, durante audiência pública na CMBH, também foi sugerida a criação de uma comissão especial
06/12/2017
Walory fecha parceria com Drogaria Araujo
Apesar do orçamento apertado e do rígido controle de gastos, as famílias brasileiras não abriram mão do consumo de itens de higiene e beleza. Os percalços...
06/12/2017
Algar lança tecnologia Ultra 4G em Uberlândia
São Paulo - A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, lançou a tecnologia LTE-advanced (Ultra 4G) para seus clientes de Uberlândia, no...
06/12/2017
Gêmeos "do Facebook" se tornam bilionários
São Paulo - Os gêmeos Winklevoss, que processaram Mark Zuckerberg argumentando que a ideia do Facebook era deles, hoje têm mais de um bilhão em bitcoins. Da...
24/11/2017
Itajubá é primeiro lugar em ranking
Município está entre as 20 cidades com maior efetividade em geração de startups
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.