Publicidade
27/05/2018
Login
Entrar

DC Mais

07/02/2018

Ouro Preto terá 40 mil foliões por dia de festa

Da Redação
Email
A-   A+
Uma das folias mais animadas do País, o Carnaval de Ouro Preto é conhecido pela programação diversificada. Para agradar foliões de todas as idades, a cidade histórica patrimônio cultural da humanidade pela Unesco conta com blocos tradicionais e universitários, desfile de escolas de samba e circuito de palcos com ampla programação de shows de artistas da região. A expectativa de público é de 40 mil foliões por dia.

Neste ano, o homenageado do Carnaval Tradição é o senhor Francisco de Paula Mendes, o “Seu Tito”. Com quase 90 anos, ele é conhecido como o mais antigo músico ainda em atividade - dedica-se ao universo da música desde os 14 anos.

Entre as principais atrações do Carnaval de Ouro Preto, destacam-se o Zé Pereira do Club dos Lacaios, o mais antigo bloco carnavalesco em atividade no País; a irreverente Bandalheira, com seus integrantes uniformizados e de pinico na cabeça, uma sátira ao regime militar; e os desfiles dos blocos tradicionais e escolas de samba.

O tradicional festa de Momo ouro-pretana começa amanhã, com a Abertura Oficial do Carnaval Patrimônio Ouro Preto 2018 – Seu Tito, O Mestre da Folia. A Corte Carnavalesca recebe a chave da cidade e uma grande homenagem a Seu Tito será feita na Praça Tiradentes, às 20h, iniciando os festejos.

O Circuito do Carnaval Patrimônio Ouro Preto 2018 é composto pelos palcos da Praça Tiradentes, Largo do Cinema, Largo do Dom Pedro (Espaço Hip Hop) e Largo da Alegria, com uma programação diversificada no Centro Histórico.

O palco da Praça Tiradentes é onde todas as tribos musicais se encontram, com músicas de todos os gêneros. A grade de programação será aberta pela Banda Anjo, e Seu Tito, o homenageado da festa, tocará saxofone, relembrando os carnavais das marchinhas.

O Largo do Dom Pedro, conhecido como espaço alternativo, ficará por conta da Rede Folia Hip Hop, com música e dança, na sexta-feira, às 18h. Para quem quer curtir o “samba-rock- reggae”, a opção é o Largo do Cinema, também na sexta-feira, a partir das 20h, com a Banda Sereno e, logo em seguida, Nata da Sociedade. A programação se estende até o último dia do carnaval.

O Largo da Alegria homenageia os grandes mestres do samba brasileiro e de Ouro Preto – Vandico, Edmundo Guedes, Seu Valter, Jorge Adílio, Vicentes Gomes –, tendo como símbolo Bené da Flauta, músico e mestre da cultura popular da cidade. Para os foliões que querem relembrar os carnavais regados a marchinhas, sambas-enredo, axé e samba popular, as atrações começam na mesma sexta-feira, às 20h, com Celso Alves e, logo após, Sílvia Gommes. Participam também a banda Vira Saia, Lívia Rosa e o grupo Candonguêro, resgatando o tradicional Carnaval ouro-pretano.

Blocos tradicionais - Amanhã, o Zé Pereira do Club dos Lacaios, bloco carnavalesco mais antigo do País, com 151 anos, envolve seus foliões com o tradicional toque dos clarins e bumbos pelas ladeiras do bairro Antônio Dias e Centro Histórico. Embalados pelo toque “tum tum tum, Zé Pereira”, seus bonecos gigantes desfilam pelas ruas arrastando a multidão.

Desfilam também amanhã o Bloco Vermelho i Branco, ao som da tradicional Banda do Rosário; Os Conspirados e o Bloco Gatas e Gatões, que tem o grande homenageado da festa, Seu Tito, ao som do saxofone, animando os foliões da terceira idade.

Para o público infantil, os blocos entram em cena na sexta-feira (9). Começa com Os Erês, seguindo com Zé Pereira do Club dos Lacaios Mirim, Charanga de Lata Mirim e Bandalheira Mirim, nos próximos dias. Para quem quer aproveitar o dia com a família, a programação para a criançada, com brincadeiras, cortejos, oficina e muita animação, começa no sábado e termina na terça-feira, sempre a partir das 14h, na Praça Tiradentes. Os desfiles dos blocos tradicionais animam os foliões nos cinco dias de festa.

A partir da noite de segunda-feira (12), a Praça Tiradentes se transforma em sambódromo, com o Desfile das Escolas de Samba de Ouro Preto. A partir das 20h será a vez da Escola de Samba Aliança da Piedade. A União Recreativa de Cachoeira do Campo sai às 21h. E a Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão desfila às 22h.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

26/05/2018
Fama, no Sul de Minas, oferece sua segunda mostra de cinema
A pacata e charmosa cidade de Fama, às margens do Lago de Furnas, será, mais uma vez, a casa do cinema do Sul de Minas, além de dialogar e acolher a sétima arte...
26/05/2018
Curtas DC Mais 26/05
Música sem Barreiras A Fundação de Educação Artística (FEA) anuncia a abertura da segunda edição de seu projeto Música sem...
26/05/2018
Agenda Cultural 26/05
Feirinha Aproxima Serro - A culinária do Serro, “Terra do Queijo”, será, mais uma vez, destaque da Feirinha Aproxima. O tema volta à...
25/05/2018
Cultura é fé e resistência contra tirania e intolerância
Atuar no campo da cultura, hoje, é resistir. Primeiro contra a tirania, essa mão de ferro que quer calar vozes, mentes e corações. Depois contra a intolerância,...
25/05/2018
Curtas DC MAIS 25/04
Carga e descarga A próxima reunião plenária semanal de diretores, associados e convidados da ACMinas, marcada para o dia 29, às 18h30, com apoio do Conselho...
› últimas notícias
Nível de atividade recua em Minas, mas há otimismo
Roscoe defende redução de tributos, juros e burocracia
FMI prevê expansão do PIB em 2%
Especialistas não veem desaceleração econômica
Níveis de atividade e emprego do setor caem
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


26 de maio de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.