20/06/2018
Login
Entrar

DC Franquia

12/01/2018

Padaria Pet desembarca em Belo Horizonte

Franquia, com 130 metros quadrados, foi inaugurada no dia 10 de janeiro, no Buritis, região Oeste
Mírian Pinheiro
Email
A-   A+
Até o final de 2018, franquia prevê receita de R$ 8 milhões, considerando a abertura de 15 lojas, entre outros licenciados/Divulgação
A Padaria Pet, franquia de petiscaria e confeitaria para cães e gatos, chega a Belo Horizonte oferecendo um novo conceito de serviços de conveniência para animais. A loja foi inaugurada no dia 10 de janeiro, no Buritis, região Oeste. De acordo com o responsável pela área de expansão da franquia, Arquelau So, essa é a primeira unidade da marca em Minas, que planeja expansão no Estado este ano. Ainda não foram definidos o volume de investimento, nem as localidades que poderão ter representação da marca, mas, segundo o executivo, “a estimativa é ter, até o final de 2018, receita bruta de R$ 8 milhões, considerando a abertura de 15 lojas físicas, entre outros licenciados pelo País”, anuncia.

Segundo os sócios, Marcelo Zamana e a esposa Emilene Francesconi, o negócio que exigiu investimento de cerca de R$ 150 mil para modalidade loja física, tem tudo para dar certo, principalmente quando se sabe que 46,7% dos domicílios mineiros convivem com animais de estimação, estando à frente até mesmo de São Paulo, com 43,4%, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Eles contam que já estudavam empreender nesse segmento por acreditarem que o setor é muito promissor porque, mesmo com a crise, não teve queda. O crescimento esperado para o mercado em 2017 é de 7% em relação a 2016, um faturamento na ordem de R$ 19 bilhões, de acordo com previsões da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

“Há muito tempo cheguei a investir em uma granja de codornas, mas resolvi entrar na área de tecnologia da informação (TI). A opção de investir na franquia é por acreditar no formato do negócio e no potencial inovador que oferece. Até então não tinha visto nada parecido na região e creio que vai surpreender os mineiros”, comenta Marcelo Zamana, que atuou por quase duas décadas na área de TI.

A loja, com 130 metros quadrados, disponibilizará para os tutores uma diversidade de produtos para o consumo animal como pães, cerveja, linha de baleiros e petiscos naturais, bolinhas de cereal, molho para ração, biscoitos funcionais de linhaça, hambúrguer, patê de carne bovina, cordeiro, frango, gelatina diet, sorvetes e panetone com flocos de carne. Além disso, na parte de confeitaria, terá bolo de caneca para micro-ondas, docinhos, cookies, waffers, muffins, chocolates e o famoso bolo de aniversário, bem como uma linha de comida congelada e a natural para animais diabéticos, com problema renal ou obesidade. A fábrica é registrada no Ministério da Agricultura e os produtos desenvolvidos por universidades e especialistas em nutrição animal.

Já na parte de serviços, terá um lounge para festas de aniversário e bufê, piscina de bolinhas, centro estético com banho e tosa, hidratação dos pelos e ainda uma butique para venda de acessórios de marcas do mercado pet.

Pulo do gato - Responsável pela área de expansão da franquia Padaria Pet, Arquelau So diz que a ideia de montar uma padaria pet surgiu após o retorno dos irmãos, sócios e fundadores Rodrigo Chen e Ricardo Chen, dos Estados Unidos em 2010. Perceberam que lá já existia o conceito de pet-friendly bem-aceito, em que os animais de estimação conviviam com os donos no mesmo espaço. “Havia muita inovação na parte de confeitaria”, observa. “Decidiram, então, fazer a pesquisa de mercado, dar início aos registros, desenvolvimento das receitas e parceria com doutores em nutrição animal”, completa.

Após concluída essa etapa, em 2015, abriram a empresa, assim que obtiveram todos os registros necessários para atuar nessa área, como o selo do Ministério da Agricultura. Contrataram veterinários e obtiveram a consultoria de universidades especializadas na área. “Eles foram os pioneiros no conceito de convivência entre donos e os pets, ou seja, na criação de um espaço para esse fim, pois, até então, não existia o ‘pet-friendly’ no Brasil”, destaca.

Hoje, são quatro unidades franqueadas, sendo uma no bairro dos Pinheiros e na Chácara Klabin, ambas na capital paulista, outra em Vila Velha, no Espírito Santo e, agora, no Buritis, em Belo Horizonte.

A franquia possui três modalidades: Padocão, loja física e quiosque. No Padocão, por exemplo, o empreendedor pagará uma parcela única o valor de R$ 3 mil para um período de fidelidade de dois anos ou optar pela taxa de R$ 2 mil, o que equivale a um ano. Com esse investimento ele pode ser um revendedor dos produtos da Padaria Pet.

O faturamento médio mensal pode chegar a R$ 12 mil a R$ 15 mil, conforme o desempenho do franqueado. O prazo de retorno do investimento está previsto entre 12 a 18 meses e o lucro médio mensal estimado entre R$ 2 mil a R$ 4 mil, conforme o desempenho do empreendedor.

RAIO X

Modelo: “loja física”


• Taxa de franquia: R$ 20 mil dentro da cidade de São Paulo e R$ 30 mil para demais localidades
• Valor total do investimento: R$ 180 mil a R$ 200 mil
• Retorno (payback): 36 meses a 40 meses
• Faturamento mensal estimado: de R$ 60 mil a R$ 80mil
• Taxa administrativa: não tem
Royalties: 5% sobre o faturamento bruto
• Publicidade: 1,5% sobre o faturamento bruto

Modelo: “quiosque”

• Taxa de franquia: R$ 20 mil dentro da cidade de São Paulo e R$ 30 mil para demais localidades
• Valor total do investimento: R$ 120 mil a R$ 150 mil
• Retorno (payback): 40 meses a 48 meses
• Faturamento mensal estimado: de R$ 25 mil a R$ 35 mil
• Taxa administrativa: não tem
Royalties: 5% sobre o faturamento bruto
• Publicidade: 1,5% sobre o faturamento bruto

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

22/02/2018
Clube de Permuta estima movimentar R$ 60 milhões
Rede projeta somar 20 unidades em todo o País ainda este ano
22/02/2018
Multicoisas vai abrir 35 lojas em 2018
De acordo com o gerente de expansão da Multicoisas, rede de franquias do setor de negócios, serviços e produtos especializada na comercialização de...
22/02/2018
Kumon planeja inaugurar mais 10 escolas em Minas
O Kumon, rede de franquia educacional, com mais de 1.400 unidades espalhadas por cerca de 550 cidades brasileiras, reforça a expansão em Minas. De acordo com o gerente de...
07/02/2018
Meta da Buddys é chegar a 50 escolas
30 delas devem ser inauguradas ainda no primeiro semestre, as demais até dezembro
07/02/2018
Cheirin Bão vai valorizar pequenos produtores
Cafés tão distintos e de edição limitada que valem a pena esperar por eles e conhecer a sua história são a nova aposta de franquia de café especial...
› últimas notícias
Novo cenário econômico impacta a construção civil
MRS firma parcerias para avançar
Camex susta antidumping a produtos de China e México
Compras das siderúrgicas retraem 3%
Anfavea e Finep estudam construção de centro de testes automobilísticos
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de junho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.