17/08/2018
Login
Entrar

Negócios

09/08/2018

Pequenas empresas podem impulsionar os negócios

Da Redação
Email
A-   A+
As startups de finanças – ou fintechs -  são um fenômeno recente no sistema financeiro do País, mas que já mostra um apetite grande para trabalhar com empresas, sobretudo as de pequeno porte. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), em metade delas pelo menos 30% dos clientes são formados por pequenos negócios, sendo que em 40% dos casos as MPE são maioria na carteira de clientes. Apenas 10% das fintechs não atende pessoas jurídicas e 84,1% delas demonstraram interesse em desenvolver produtos e serviços específicos às necessidades das micro e pequenas empresas.

As fintechs entrevistadas oferecem vários tipos de produtos e de serviços financeiros, mas a maior parte foca em Gestão Financeira (41,3%), Crédito (37,6%), e Meios de pagamento (36,5%).

A pesquisa do Sebrae identificou outras informações importantes sobre o segmento: 44,7% tem mais de três anos de vida e 17% menos de um ano; Menos de 15% trabalham exclusivamente com o consumidor (B2C), 36,2% apenas com empresas (B2B). Metade (49,5%) trabalha tanto com B2C quanto B2B; 94,2% têm interesse em trabalhar para micro e pequenas empresas e em receber indicação do Sebrae por meio de uma lista de pequenos negócios, por área de atuação. 40% das entrevistadas entende que a troca de informações com o Sebrae poderá ampliar o acesso aos clientes MPE e outras 40% visam um acesso mais qualificado a esses clientes.

A pesquisa inédita foi realizada junto a 189 representantes de empresas do segmento, em julho de 2018. Os resultados foram apresentados no 2º Fintouch – Fintechs go to Market, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) com apoio do Sebrae, que tem desenvolvido estratégias para aproximar as fintechs dos pequenos negócios, com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso das micro e pequenas empresas a serviços financeiros, com menor custo e mais agilidade.

Durante o evento, o Sebrae lança o Catálogo de Fintechs, que mapeia e define a atuação das principais financeiras digitais do País. “Os empresários de micro e pequena empresa enfrentam dificuldades cotidianas, como a necessidade de garantias, para acesso a crédito nas instituições financeiras tradicionais. Por isso, é muito bom verificar que as fintechs são uma alternativa para os pequenos negócios e estão com atuação direcionada a atender essa enorme demanda represada. Queremos aproximar essas startups do cotidiano dos pequenos negócios”, assinala Heloisa Menezes.

A segunda edição da Fintouch apresentará debates sobre a integração das fintechs ao mercado financeiro, com participação de atores destacados no setor, como o diretor de inovação do Santander Espanha, André Macedo; o diretor de negócios digitais do Banco do Brasil, Marco Mastroeni; a head da Foxbit (negociadora de bitcoins), Ingrid Barth, entre outros expoentes do ecossistema das fintechs.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

17/08/2018
Alto número de animais aquece o setor em Minas
Estado concentra 10 mil empresas
17/08/2018
Lojas inovam na prestação de serviços
Há uma série de estratégias para se driblar a concorrência e sair na frente, segundo a analista do Sebrae, Simone Lopes. Não se trata de uma...
15/08/2018
Camicado investe R$ 3 milhões em BH
Rede abriu sua oitava loja própria em Minas Gerais no Shopping Del Rey, na região Noroeste da Capital
15/08/2018
Casa do Construtor estima um faturamento 15% maior neste ano
Especializada na locação de máquinas e equipamentos de pequeno porte para a construção civil, a paulista Casa do Construtor confia na retomada da economia e,...
15/08/2018
Rede Pay investe R$ 100 mi em franquia de meios de pagamento
Rede pretende ter 50 unidades em MG
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


17 de agosto de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.